Eu ia fazer um capitulo ensinando tudo sobre a ferramenta texto, mas decidi pular esta parte sendo que iria ficar muito desnecessário, mas caso tenha alguma duvida sobre coisas mais simples deste tópico só perguntar.
Neste capítulo vou ensinar um efeito bem bacada que podemos fazer com textos no Photoshop. Esta técnica faz com que o texto acompanhe uma forma especifica (um circulo, triangulo ou formato de qualquer outra coisa).
─Formato Geométrico simples─
1. Vou ensinar fazendo um formato simples: o circulo. Abra um novo projeto e adicione uma nova camada. ─ No menu de ferramentar clique sobre a opção de formas, com o botão direito do mouse sobre ela você pode escolher o formato que deseja. no meu caso o circulo.
2. Segure e arraste para criar o formato do circulo. Segure junto a tecla Shift para que o formato saia perfeito. É provável que a forma tenha uma borda colorida, no meu caso eu irei deixar sem. Para isso, na barra de opções (topo) há duas opção de cores: a cor da borda e a cor do preenchimento. Clicando sobre uma delas clique na opção do quadrado com um risco para deixar a borda (ou preenchimento) sem nada.
3. Ainda na mesma camada que você criou a forma, selecione a ferramenta de texto na barra de ferramentas.
4. Posicione o mouse sobre a risca do formato do circulo. Note que o cursor da ferramenta de texto muda para um simbolo diferente (print que eu tiro não exibe o cursor então não vai dar pra mostrar). Clique sobre a borda do circulo e digite.
5. Para alterar o tamanho do texto para que a palavra ou a frase caibam inteiramente no circulo, ainda com o texto ativado pressione consecutivamente Ctrl+A em seu teclado para selecionar todo o texto. No menu de opções (no topo) altere o tamanho. Pode fazer o mesmo para mudar a cor e tipo de letra.
6. E assim fica o texto.
•
─Formato de outro objeto─
Neste eu vou contornar um objeto mais complexo. Para isso, vamos usar a ferramenta caneta que já vimos aqui no tutorial de como fazer PNG.
1. Com a ferramenta caneta, contorne o formato que deseja. No meu caso, usei a imagem desta brabuleta como referencia.
2. Agora, fazendo o mesmo procedimento do anterior: selecione a ferramenta texto AINDA NA CAMADA DA CANETA e digite o que quiser.
Prontinho. Espero que façam bom proveito dessa técnica. Ela é ótima para capas e designes na base da tipografia :)
♥
Dúvidas, sugestões?
VOCÊ ESTÁ LENDO
Graphyu photoshop ─ tutoriais
SachbücherUm livro de auto-ajuda para criação de capas. ─ Aqui você encontra: • Aula básica de Design Gráfico (conceitual) •Tutorial de capas e diagramação •Informações sobre o mercado de trabalho kk •Dicas e Materiais. Amém Jessica