. O Designer Gráfico

281 27 15
                                    

Dando início a nossa aula (estou tão emocionada em 'dizer' isso pela primeira vez), vamos começar com algo mais informativo e encher linguiça para dar aqui neste livro um ar mais culto, recatado e do lar.

Dando início a nossa aula (estou tão emocionada em 'dizer' isso pela primeira vez), vamos começar com algo mais informativo e encher linguiça para dar aqui neste livro um ar mais culto, recatado e do lar

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

A pergunta é: O que é Design Gráfico? (~dolly uma, dolly two~) Mais especificamente, o que é Design?

O Design é uma palavra simples derivada do nosso tão amigo Inglês para 'desenho' (ao pé da letra mesmo, pois aqui é Openenglish). Ou seja, projeto. Um Designer simplesmente projeta e ordena a estética do textual ou não. A ideia do Designer é comunicar o funcional a partir de algo eficiente para o usuário.

Se eu te falar que a regulamentação do Designer Gráfico ainda não foi aceita na lei como profissão, você acreditaria em mim??? Pois é, meus queridos! Triste, mais vida que segue.

- - - - - - ☆- - - - - -☆- - - - - - ☆- - - - - -

Eu e o senpai, Design Gráfico

  - - - - - - ☆- - - - - - ☆ - - - - - - ☆- - - - - - 

Quando você gosta de desenhar, ou de fazer alguma coisa relacionada a criação de arte e criação estética (seja ela qual for), a primeira coisa que você pensa em facultar é o querido Design Gráfico. Confesso eu que fiquei muito perdida quando minha mãe disse: "Você já tá terminando o colegial, menina, vai fazer o que da vida?". Na verdade, minha mãe ficou ainda mais preocupada do que eu.

Sempre gostei de desenhar, editar e criar coisas digamos que, visuais; com isso eu precisava seguir o ramo artístico, nem que fosse para fazer miçanga e vender na praia, eu PRECISAVA. ─ Já pensei em fazer arquitetura ou designe de interiores, mas era muito voltado a minha arque-inimiga matemática, o que eu desprezava. Pensei em fazer até design de moda, mas só em ver como elas se vestiam e amavam a moda, me sentia lá em baixo, logo eu um mendigo em pessoa que só veste camisa polo e Allstar.

Minhas opções ficaram em Animação e Design Gráfico. Prestei vestibulares nas melhores faculdades de humanas de São Paulo: Mackenzie e Belas Artes. Passei? (não quero comentar sobre isso ;-;)

Como a unica universidade que fazia Animação Gráfica em Sampa ficava virando a esquerda no fim do mundo, vulgo Sorocaba; a única opção que me sobrou fora o Design Gráfico. ─ Lembro-me do dia em que entrei: já acordei 4 horas da manhã toda felizona esfregando na cara de todo mundo do trem (lotado, inclusive) que eu FAZIA FACULDADE. ~não é tão divertido depois que você está no meio do semestre.

Confesso que com o tempo, fui me até apoderando bastante do curso e descobri coisas boas e ruins que alimentaram ainda mais minha fome de conhecimento. Agora a questão era: Vou me especializar em quê?

- - - - - - ☆- - - - - - ☆ - - - - - - ☆- - - - - -

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

- - - - - - ☆- - - - - - ☆ - - - - - - ☆- - - - - -

Algumas áreas do Design

- - - - - - ☆- - - - - - ☆ - - - - - - ☆- - - - - -

Quando você entra no curso de Design Gráfico, você estuda todo o processo de conhecimento possível, só aí depois, você escolhe aquela área (vulgo a matéria) que mais te agradou. São algumas delas:

Design de Embalagem (ou produto);

O Design de Embalagem, constrói embalagens (ava). Sua função é, não somente a estética e/da função do produto, mas também a funcionalidade para o consumidor. É bonito? Lindo? Chique? Tumblr da vida? Parabéns! Mas e aí? Pra que serve? Como funciona? O que isso beneficia ao 'cliente'? ─ Não adianta a embalagem ser buirifu, se não serve para nada, né?

Design Digital;

Este é a área mais 'comum' que vemos. O Digital é voltado a "web/virtual", mas não quer dizer que sua função é só criar Logotipo de marca. O seu oficio é multifacetada em uma imensidade de áreas, tanto voltadas a jornalismo, teaser, animação, jogos, fotos. Mas em questão, é incluída em uma subcategoria da publicidade e do marketing.

Web Design;

Uma das minhas preferidas áreas do ramo. O Web Designer é o tio profissional em criação de Web. Como sua especialidade é digitar códigos HTML, Css, JavaScrit, Jquery, etc, ele pode: Criar Sites na internet, ou qualquer página dentro dela (como você acha que Mark Zuckerberg criou o facebook? com mágica pirin-pin-pin que não foi) ─ Sou intermediária em Web Design cof cof~o que posso dizer? É maravicreusa ¬u¬

Design de Interação;

Este é um pouco parecido com o Designer de Web, sua única diferença é que ele programa qualquer coisa em artefatos interativos, sendo eles: jogos, softwares e os sites. Suas semelhanças são os abençoados conhecimento em códigos (HTML, Css, JavaScrit, Jquery, etc ) e scriptação. São ele que dão vidas aos personagens de um jogo em fazê-los responder ao seu mouse de computador, por exemplo.

Design de Games;

Aos Gamer's da vida, este é para vocês que sempre sonharam em desenvolver um jogo em que seu personagem tem pernas (referências). Talvez esse seja a profissão que qualquer gamer já sonhou um dia. Não há muito o que falar, o Designer de Games fazem jogos, criam os personagens, o script da jogabilidade... Enfim, os 'cargos' variam muito. Vale a pena pesquisar.

Design Editorial;

AGORA CHEGAMOS AO NOSSO NENÉM. Aquele a quem vocês vieram ler este livro. O Designer Editorial constrói o projeto gráfico na área da editoração. São estes os famosos capistas, diagramador, ilustrador, infografista, etc). Este mesmo quem desenvolve capas para livros e revistas, diagrama jornais e revistas e cria gráficos informativos. No próximo capítulo, vamos saber sobre estes em especial.

 No próximo capítulo, vamos saber sobre estes em especial

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

- - - - - - ☆- - - - - - ☆ - - - - - - ☆- - - - - -

Falei muito, mas falei bonito!

- - - - - - ☆- - - - - - ☆ - - - - - - ☆- - - - - -

EU SINTO MUITO ter digitado toda essa bíblia. Sei que a maioria de vocês vieram para cá, para aprender a fazer capa. Mas eu sempre penso muito além e gostaria muito que alguém saísse daqui com fome de conhecimento e levar a profissão de Capista para além de um Hobbie. E quem sabe, conhecer as áreas (algumas delas) do Design Gráfico, para sei lá, dar-lhes mais opções de carreira para quem está em duvida do que fazer.

Vlw, Flw :)

Graphyu photoshop ─ tutoriaisOnde histórias criam vida. Descubra agora