Malaquias 3:18

205 20 152
                                    

#favodemel

Meus joelhos tocavam no solo coberto por um manto vermelho, e diante a mim, a imagem crucificada de Jesus Cristo

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Meus joelhos tocavam no solo coberto por um manto vermelho, e diante a mim, a imagem crucificada de Jesus Cristo. Como um mantra, eu subia os degraus do altar antes do sol raiar, e rendia-me as orações solitárias com o Senhor e seu Filho. Conversas que duravam horas, lamentações e pedidos de misericórdia para com nossos irmãos.

Faltando poucos minutos para as 6 horas, eu subia a única torre da igreja para balançar o enorme sino pesado. O badalar ecoava pela cidade pacata de Daegu, acordava os cidadãos mais próximos, e passavam por mim os pássaros que subiam voo das árvores do bosque aos arredores da igreja.

Um som agudo a despertar sonhos, mas o dia para mim somente começava quando as pesadas portas de madeiras se abriam, e a casa do Senhor, enfim, abrigaria quem quisesse refúgio espiritual.

Observei o reverendo ajoelhar-se no genuflexório diante da cruz para começar sua reza matinal, e sentei-me na primeira fileira de banco extenso de estofado vermelho. Em minhas mãos, o terço amadeirado. Um conjunto de peças redondas variando entre tamanhos, sempre seguindo uma regra de ordem simétrica entre elas.

Então dei início a reza silenciosamente, deslizando minhas falanges pelo rosário. A cada dez Ave-Marias, um Pai-Nosso, posteriormente um Glória ao Pai e Ó meu Jesus, até chegar, enfim, ao Credo. Mesmo inerte nos pensamentos a soletrar pacientemente os versos, conseguia ouvir passos quase flutuantes dos fiéis adentrando a santa casa.

O lenço, ou o ato de cobrir-se com um véu, segue uma tradição dos Apóstolos para manter as cabeças de mulheres cobertas ao entrar em uma igreja. Assim como em 1 Coríntios, versículo 11, verso 5, cita:

"E toda mulher que ora ou profetiza, não tendo a cabeça coberta, falta ao respeito ao seu senhor, porque é como se estivesse rapada."

Uma cabeça coberta manifesta veneração a Deus, simboliza a noiva de Cristo, mas além, honra a si como mulher diante do Senhor. Itens sagrados são cobertos por véu, como o altar havia um manto a cobrir-lhe por inteiro, e o cálice. Há várias outras razões para o uso do véu, tendo o respeito como circunstância fundamental.

Portanto, existiam cabeças femininas descobertas que atravessavam os portões da igreja, ignorando os mandos de Deus, desrespeitando-o em sua própria casa.

A hipocrisia era nítida em muitos dos fiéis que nos visitavam, mas o Senhor tem planos para cada pecador.

E em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, concluí minha reza, desta vez junto ao padre.

*

- Abençoe-vos. Pai, Filho e o Espírito Santo. - disse padre Choi, e em uníssono, eu e os demais presentes na missa completamos: - Amém!

Mais uma tarde se findou, a missa de orações seguiu como todas as outras, e pude ver rostos novos ocuparem lugares das cadeiras vagas na última fileira. Tornava-se interessante como a cada reunião, curiosos ou descrentes rastejavam para dentro da igreja e sentavam-se ao fundo. Abençoado era aquele que após entrar, pulava cadeiras a cada dia até, enfim, infiltrar-se com os outros fiéis, tornando-se um discípulo de Deus.

Rogai Por NósOnde histórias criam vida. Descubra agora