Capítulo Um

8.6K 398 458
                                    

Minas Gerais, Serra Dourada

Final do século XIX.

Eram exatas três horas da tarde e, pontualmente, uma das criadas que trabalhavam no casarão da família Carvalho da Silveira, bateu à porta de um dos aposentos com a mão livre enquanto com a outra, segurava uma bandeja, trazendo o chá da tarde.

Com a coluna aprumada, a jovem Isabel atendeu a porta, dispensando cordialidades a outra serviçal, recolhendo a bandeja prateada.

Enquanto ouvia a porta se fechando, um suspiro carregado de frustração deslizou por entre os lábios finos e delicados de Berenice enquanto permanecia em pé, diante do roupeiro do marido.

Em uma tentativa estranha de descarregar a insatisfação que a assolava nas últimas horas, a mulher afagou os cabelos salpicados de fios grisalhos, acusando seus quarenta e nove anos de idade. Em algumas mulheres, a aparência supracitada caracterizava desmazelo, mas para a condessa, os fios cinzentos a deixavam mais charmosa.

Naquele dia, Berenice e a sua dama de companhia havia passado um bom tempo procurando por algo que pudesse comprovar as intuições da mulher. Reviraram o gabinete, a biblioteca do casarão, os quartos de hóspedes, mas não encontraram nada.

— Ah, senhora, perdoe-me a intromissão — Isabel dizia enquanto colocava a bandeja sobre a penteadeira. —, mas presumo que esteja cometendo um equívoco. Já reviramos todo o gabinete do senhor Inácio e agora, o quarto...

Com as mãos em torno da cintura demarcada pelo espartilho, a senhora Silveira deu um risinho sarcástico e olhando a dama de companhia por cima dos ombros, respondeu:

— Oh, querida, estou admirada com a sua ingenuidade. A pouparei de uma resposta mal criada. — Afastou-se do roupeiro, andando na direção da jovem. — Sinto que há algo errado com o José Inácio. — referiu-se ao esposo com certo pesar. — O distanciamento dele nos últimos meses, o silêncio, o olhar...

Enquanto saboreavam o chá, Isabel observava a bagunça que a senhora Silveira havia feito com as roupas do conde e imaginou o trabalho que o valet de chambre do homem teria para organizá-las outra vez.

— Ah, hum... — a garota elevou as sobrancelhas finas, analisando o que diria. — Aí, e-eu... — deu de ombros, hesitante com a conversa, sob o olhar curioso da condessa. — A senhora presume que... — suspirou, abaixando o olhar. — Bem, que ele esteja com outra mu...

A senhora Silveira irritou-se com a intromissão da moça e antes que Isabel pudesse concluir a frase, a interrompeu de modo ríspido:

— Não sei! — revirou os olhos, dando as costas para a jovem.

Pensar na possibilidade de o conde estar enamorado por outra mulher, deixava a condessa preocupada em demasia. Não por ciúme, pois não cultivava sentimentos tão avassaladores por Inácio, mas temia que uma paixão pudesse domá-lo ao ponto de abalar, outra vez, a solidez do matrimônio de três décadas.

O conhecendo desde a infância, Berenice sabia que, embora fosse natural para os homens, de acordo com as regras do patriarcado, José não era dado a libertinagens. Envolvia-se apenas quando se sentia atraído por alguma mulher, que até então, ao longo de sua vida, havia sido a senhora Silveira, a criada Rita e a desconhecida Lívia Albuquerque.

A condessa ainda degustava o chá, acompanhado de alguns biscoitos amanteigados, quando ao avistar o cabideiro do outro lado do quarto, atrás de uma das pesadas cortinas, um lampejo de euforia brilhou nos olhos dela. Ela sorriu, sem mostrar os dentes e colocou a xícara de chá na bandeja.

A Sedução de Lívia (DEGUSTAÇÃO) (AMAZON)Onde histórias criam vida. Descubra agora