II - Qualidade de tempo

529 78 40
                                    

Sasuke estava confuso. A primeira linguagem do amor: palavras de afirmação se mostrava de forma tão óbvia em Shisui e Itachi que qualquer ser humano na face da Terra diria que eles estão apaixonados caso presenciasse aquela troca de elogios, isso indignava o adolescente que se martirizava por ter demorado tanto tempo para perceber.

A apresentação do trabalho seria feita por meio de uma exposição cultural. Cada aluno havia sido sorteado para fazer uma análise de um livro, e isso poderia ser feito através de uma música, um poema, uma peça de teatro ou até mesmo de uma análise crítica, forma escolhida por Sasuke. Sua pesquisa de campo consistia em observar a aplicação dos conceitos do livro de forma prática e a partir disso, formular uma conclusão sobre o funcionamento ou não da teoria, com base nos seus resultados.

Por conta disso, ele lia cada capítulo da obra com extrema atenção. Fazia anotações dos exemplos dados pelo autor e tentava ele mesmo pensar em novos, se atentando para os relacionamentos com os quais convivia e, principalmente, com Itachi e Shisui, o foco de sua pesquisa.

Segundo seu entendimento do livro, as pessoas podem se identificar com uma ou mais linguagens do amor e ele, em sua pesquisa de campo, estava analisando uma a uma enquanto observava seu nii-san e o melhor amigo dele.

A segunda linguagem de amor era sobre qualidade de tempo. Basicamente, algumas pessoas entendiam o amor como dedicar certo tempo à pessoa que ama, direcionando sua atenção totalmente à ela. Isso poderia ser feito através de um passeio, por exemplo, no qual o casal conversaria e curtiria a companhia um do outro. Ele percebeu com a leitura que ir ao cinema ou assistir televisão com a pessoa amada não poderia ser considerado tempo de qualidade, já que o par não estaria dedicando atenção exclusiva ao outro.

Dessa forma, Sasuke passou a se questionar sobre ter interpretado erroneamente os sinais e estar equivocado sobre o irmão estar apaixonado pelo amigo, já que, embora eles passassem muito tempo juntos, em geral, cada um estava fazendo suas coisas particulares, estudando cada um no seu canto ou jogando e lendo no mesmo cômodo.

Determinado a investigar melhor sobre a relação entre aqueles que Sasuke julgava serem cobaias de sua pesquisa, o adolescente foi conversar separadamente com cada um deles.

(...)

Nii-san! – Sasuke entrou na cozinha vendo Itachi se servindo de um pedaço de bolo de chocolate, possivelmente o décimo desde que ele entrou ali.

— Sim? – O primogênito respondeu, curioso ao ver o irmão se sentando à mesa e pegando um pequeno pedaço de bolo e comendo rapidamente antes de fazer uma careta. Odiava doces.

— Eu queria te fazer uma pergunta. – Os dedos de Sasuke brincavam com a toalha da mesa e ele tentava não parecer suspeito com a pergunta que faria, já que ter Itachi desconfiado estragaria seus planos. — Você não acha que passa pouco tempo de qualidade com o Shisui?

Itachi ficou tão surpreso que pediu para o outro repetir a pergunta. Não conseguiu esconder sua desconfiança com aquele assunto tão aleatório, então não respondeu diretamente.

— O que isso quer dizer?

— Bom, é... – Como dizer isso sem soar que enxergo eles como um casal? É o que Sasuke pensava enquanto decidia como se expressar de forma correta. — Você não acha que atrapalha a amizade que vocês não saiam muito juntos e só estão perto um do outro quando estão estudando?

A forma que Sasuke perguntou não fez sentido nem para ele mesmo e ele temia que a resposta não traria resultados à sua pesquisa. Se o contexto fosse o de um namoro, seria muito mais simples.

— Não? – Itachi respondeu franzindo o cenho. — Eu não me importo com o que estejamos fazendo contanto que estejamos juntos. – Dando-se conta do que falou e ficando absurdamente vermelho, ele gaguejou em seguida. — Quero dizer, ele é meu amigo e gosto da companhia dele.

Sasuke ficou tão satisfeito que teve que se conter para não rir. E antes que Itachi questionasse o porquê da pergunta, ele agradeceu e correu para seu quarto, anotando sua conclusão rapidamente.

(...)

— Shisui? – O adolescente chamou o homem na sala enquanto este jogava video-game, aproveitando que seu aniki havia saído rapidamente para ir ao banheiro. — Você acha que aproveita bem a companhia de Itachi? Mesmo quando você está jogando e ele lendo? – Sasuke resolveu ser direto já que o outro poderia voltar a qualquer momento.

— O que? – A surpresa com a pergunta quase fez Shisui morrer no jogo. — Eu não me importo com isso. Você acha que ele se importa? Acha que eu não dou atenção suficiente à ele? – Antes que Sasuke pudesse xingar o outro por ser tão emocionado, Itachi voltou ao cômodo e o adolescente sumiu dali rapidamente. — Sasuke? – O de cabelos curtos chamou, verdadeiramente incomodado.

— Tachi? – Shisui chamou o recém chegado no cômodo. — Você acha que eu não te dou atenção? – Os olhos do mais novo se desprenderam do livro e observaram o outro com o cenho franzido.

— Você me dá atenção. – Ele respondeu simplesmente. — Por que a pergunta? – Shisui até mesmo desligou o jogo, pensando verdadeiramente no assunto e olhando no fundo dos olhos de Itachi com uma seriedade tão adversa que o deixou levemente preocupado.

— Tem certeza? Sasuke disse algo sobre eu não aproveitar a sua companhia.

— Ah. – Itachi pareceu entender. — Ele me questionou sobre tempo de qualidade ontem. Talvez ele esteja com algum problema com os amigos. – O de cabelos longos pensou alto e observou o melhor amigo que mantinha a expressão entristecida no rosto. — Não precisa se preocupar, Shisui. – Ele sorriu gentilmente. — Você me dá atenção suficiente e eu aprecio muito a sua companhia.

Eles ficaram alguns instantes sorrindo para o outro antes de se darem conta disso e desviarem o olhar, envergonhados, Shisui ligando o jogo e Itachi voltando a ler seu livro. Para eles, realmente não importava a atividade que o outro fazia. Desde sempre, Itachi ia até a casa de Shisui para lhe fazer companhia enquanto este jogava e Shisui ia até a casa de Itachi para estudarem juntos, embora fossem de anos diferentes. Era natural para eles, assim como saírem juntos para fazer a mesma coisa.

A conclusão de Sasuke o deixou satisfeito. Nem Shisui nem Itachi se identificavam com essa linguagem do amor. O que ele considerava algo bom, já que quando um no casal se identifica com uma linguagem e o outro não, isso tende a gerar conflitos.

Linguagens do amor - ShiItaOnde histórias criam vida. Descubra agora