MONTAGEM DE CAPA 📚
✅ Início: 01/08 às 00h00m
⛔ Término: 06/08 às 23h59m🎯 Objetivo: criar uma capa para seu conto anterior (AVENTURA), com base nas orientações a seguir.
Quando falamos de livros, a capa e o título são o primeiro contato que o leitor terá com a obra. O que ele vê primeiro deve incitá-lo a abrir e, efetivamente, consumir o livro.
Como embalagem do livro, a capa tem o papel de transmitir o espírito do livro, revelando parte de sua alma e instigando o leitor a desvendar os mistérios contidos por trás de sua capa.
É necessário verificar alguns aspectos para a capa, como se ela deve ter ilustrações, fotos, gravuras? Que elementos estas imagens devem apresentar? Como eles se ligam à obra? Que expectativas no leitor eles geram? Que cores e que fontes devem ser usadas para apresentar o título? Qual o posicionamento deve se dar a ele? O título deve vir antes ou depois do nome do autor? Se o nome do autor está em destaque ele chama mais a atenção do leitor?
Portanto, a capa do livro faz parte da magia. É a arte de persuadir pela arte. É a beleza estética unida ao apuro na redação do título que decide, por vezes, o destino de uma obra nas prateleiras de livrarias ou nos sites da Internet.
Já andando pelas plataformas de autopublicação, a gente percebe que existem muitas capas amadoras, afinal a maioria é feita pelo próprio autor que muitas vezes sabe escrever, mas não entende muita coisa da parte visual. Tudo bem, né? Não dá pra saber tudo. Mas e aí? Como fazer capas de livros criativas?
Visando ajudá-los nesse processo de desenvolvimento, essa dinâmica trará algumas dicas para que vocês montem uma ótima capa, que realmente indique o que você deseja sobre a história.
🖼️ Bancos de imagem: O banco de imagem gratuitas mais variado que conheço é o Pixabay. Lá você encontra as fotos digitando na busca um termo que você acredita que tenha a ver com o seu livro. O problema dos bancos de imagem é que, por eles terem um número limitado de opções gratuitas, muita gente acaba utilizando uma mesma imagem. Mas e aí? Como fugir disso?
1- Procure uma imagem que tenha a ver com sua história e o conceito dela, mas FUJA da ideia óbvia.
Por exemplo “amor”, tente achar uma imagem que expresse isso sem ser um coração ou casal apaixonado. Se você fizer isso, há 50% de chances de ter saído do clichê e de esbarrar com outras capas iguais a sua (às vezes, com a mesmíssima imagem).
Cabe salientar aqui que algumas histórias PEDEM por uma capa clichê, pois isso pode fazer parte do conceito, da ideia do texto. Porém, mesmo utilizando esse conceito, é legal fazer isso com consciência e ainda assim buscando uma originalidade na forma de mostrar a imagem que faça com que as pessoas reconheçam sua intenção com a imagem: flertar com o lugar comum, mas que ela ainda assim seja diferente das demais. Afinal, a ideia de ter uma capa original é fazer com que os leitores reconheçam que aquele é um trabalho único: o SEU livro.2- Utilize a imagem por um outro “ângulo”.
Você escolheu o que queria, muito bem. Mas será que você precisa utilizá-la inteira, da mesma forma que o fotógrafo ou desenhista apresenta? Será que se você focar em apenas uma parte da foto pode criar uma sensação diferente para o observador, e com isso diminuir a chance de outras capas com a mesma imagem?3 – Escolha uma fonte adequada para o título.
Pouquíssimas vezes pensamos nisso, mas as letras também são imagens. Um texto é a expressão visível (física?) de uma ideia, assim como um desenho. Por isso existem tantas tipografias e tão diferentes. Porém, por mais que você AME uma fonte arrumadíssima, cheia de desenhos ou interferências gráficas, nem sempre isso vai fazer ela ser adequada para sua capa. A fonte tem a função de comunicar o título de seu livro (que carrega todo o conceito de sua história). Então, quanto mais legível melhor. Claro, é interessante também notar que algumas fontes remetem a épocas e temas/humores diferentes e isso pode ajudar muito, mas por via de regra opte pela fonte de melhor legibilidade. Confesso que a escolha da fonte é realmente algo delicado, que a pessoa precisa de um olhar mais atento a algumas sutilezas de equilíbrio, mas vão aqui algumas dicas práticas:Veja se a fonte não é muito cheia de detalhes, a ponto de atrapalhar a leitura da palavra, e também “brigar” com a imagem que você escolheu.
Dê preferências a fontes mais simples e fáceis de ler, especialmente se você publica na internet. A imagem fica pequena, então colocar uma fonte pouco legível ou em um tamanho muito reduzido, vai impossibilitar a leitura imediata.
Caso você use um fundo monocromático, sem detalhes, aí sim você pode apostar em uma tipografia mais trabalhada ou desenhada.
Precisa de fontes bacanas? No DaFont tem um monte! Apenas se atente que algumas são livres, mas outras têm restrições para uso comercial. No geral, se joga que tem muita coisa legal!4 – Equilibre a composição e as cores.
Lá vem mais um pepinão pra quem não trabalha com imagem, né? Mas calma lá, tem umas noções básicas que vocês podem utilizar e já ajudam bastante.Para equilibrar uma imagem você precisa escolher qual vai ser sua composição. Naturalmente será mais vertical, já que se trata de uma capa de um livro. Vamos lá entender esse negócio um pouquinho mais e ver dois conceitos que são mesmo importantes para entender o “balanço” da composição.
Simétrica: a grosso modo, se você tem um elemento de um lado, terá outro elemento do lado oposto, seja horizontal ou vertical.
Assimétrica: você concentra o ponto de atenção em um canto da composição, deixando o outro lado com mais espaços vazios ou de “respiro”.⚠️ LEMBRANDO que o título também é um elemento de composição, certo? Então ele precisa ser levado em conta na hora de você organizar onde fica o que e como.
Agora sobre as cores. Sendo para internet, eu recomendo cuidado com algumas cores que costumam aparecer “borradas” com mais facilidade: vermelho, azul e verde, todas em saturação alta (ou seja, bem vibrantes).
Outra coisa importante de se levar em conta é a harmonia entre a cor da imagem e as cores das fontes. Elas não podem brigar. Se a imagem ao fundo for mais clara, busque uma cor mais escura para a fonte, se a imagem de fundo for escura, fonte clara (aliás, muitas vezes a fonte em branco fica muito boa). Testem várias cores até ver uma que se destaque sem apagar o outro elemento.
5 – Utilize um bom editor de imagens.
Para imagens de capas na internet, eles servem muitíssimo bem, especialmente porque são simples. Sendo assim, indicamos alguns como: Canvas, PicsArt, Cymera, Photoshop, etc. Veja lá se te agrada e mande a ver!6 – Outras pequenas dicas importantes.
Nunca, NUNCA utilize uma imagem que não esteja livre de direitos ou que não esteja explicitamente disponível para uso (atente se é uso comercial ou não). É antiético e desnecessário. Vacilo feio, hein? Não cometam.O mesmo vale para fontes. Tem muita fonte livre e, se você faz livros para plataformas de autopublicação (como Wattpad), fica mais tranquilo, pois tem muitas fontes liberadas para uso não comercial.
Se você trabalha no computador, diminua a imagem até o tamanho que aparecerá na tela (geralmente trabalhamos com ela maior e depois diminuímos) pra você ver e ter certeza de que as letras e cores estão boas.Bem, chegamos até aqui e pudemos ver que há possibilidades de se fazer uma capa você mesmo, empregando alguns conceitos simples. É um ótimo começo!!!
✨🍀 BOA SORTE A TODOS E MÃO NA MASSA!!! 🍀✨
As melhores capas de Aventura veremos aqui em Aranduka!
✨🏰 "Onde literatura e estratégia erguem campeões!" 🏰✨
VOCÊ ESTÁ LENDO
1º Torneio Literário - 2021
RandomAqui podem ser encontradas todas as informações sobre o Torneio Literário, como regras, critérios de avaliação, datas e fases de competição. Já foi dada a largada e arena já está em polvorosa com o início do Torneio!!!🏆⚔️🛡️📖✒️ ⚠️ FIQUEM ATENTOS A...