1ª BATALHA - TORNEIO LITERÁRIO
✅ Início: 11/07 às 00h00m
⛔ Término: 17/07 às 23h59m⚠️ GÊNERO: TERROR ⚠️
Terror 🤡🔪: É um gênero literário criado com intuito de causar medo e/ou aterrorizar. Em suas diversas manifestações, é natural a existência de uma assustadora atmosfera de estranheza. O terror pode ser tanto sobrenatural, como não-sobrenatural. Comumente a central ameaça por trás de uma obra de ficção de terror pode ser interpretada como uma metáfora para os grandes medos da sociedade. O terror na literatura tem suas origens no folclore e em tradições religiosas, focando na morte, na ideia de vida após a morte, no mal, em demônios e no princípio de algo incorporado à pessoa. Um dos traços definitivos do gênero de terror é que o mesmo provoca uma resposta emocional, psicológica ou física nos leitores que faz com que os mesmos reajam com medo.
Outros elementos que podem estar ligados ao Terror:
Horror 🤢: A literatura de horror contém indissociavelmente elementos do sobrenatural, muitas vezes associados a componentes típicos, por exemplo, da ficção científica, como em Frankenstein. O horror nos provoca uma forte impressão de repulsa, nojo, dentre outras sensações aversivas.
Suspense 😰: Pode estar inserido como uma função temporária na narrativa de Terror, bem como em narrativas temporárias de outros gêneros, além de ser em si um gênero específico. A literatura de terror (encontrada em muitos dos contos de Edgard Allan Poe) é voltada para a criação de uma atmosfera de suspense cuja explicação nada possui de sobrenatural, sendo essencialmente psicológica.
Slasher 👺🔪: Esse é um subgênero do terror que teve sua ascensão no século XX, em meados dos anos 1960, 1970 e 1980. Geralmente, aqui se tem o uso de um vilão ameaçador que persegue suas vítimas. Fica tido como regra também a construção de um cenário que em nada facilite a vida dos protagonistas. Frequentemente podemos encontrar como figura antagonista um misterioso assassino, cuja vestimenta dá ao público pouca possibilidade de adivinhar o culpado.
Paranormal 👻: É uma forma de ficção que ocorre em um ambiente moderno, mas que contém criaturas ou acontecimentos que estão além da compreensão científica ou da experiência humana "normal". Assim como o suspense, também pode estar inserido como uma função temporária na narrativa de terror. O aspecto paranormal costuma explorar um protagonista humano dentro de um mundo paranormal, bem como seu encontro com seres paranormais ou indivíduos com habilidades paranormais, como fantasmas, anjos, vampiros, lobisomens, clarividentes ou telecinéticos. Vale ressaltar que, ao utilizar elementos paranormais nesta batalha, deve-se manter na totalidade as características do gênero principal e sua função para a leitura: MEDO!!!
VOCÊ ESTÁ LENDO
1º Torneio Literário - 2021
AcakAqui podem ser encontradas todas as informações sobre o Torneio Literário, como regras, critérios de avaliação, datas e fases de competição. Já foi dada a largada e arena já está em polvorosa com o início do Torneio!!!🏆⚔️🛡️📖✒️ ⚠️ FIQUEM ATENTOS A...