Capítulo 10

1.8K 184 71
                                    

A andorinha veio!

A andorinha veio!

Claras são as estações e iluminados os dias que ela traz,

Com suas asas escuras,

E seu peito branco como a neve!

- Henry Wadsworth Longfellow, Hyperion (1839), Livro II, Capítulo I.

-----

Na quarta-feira seguinte, depois de uma semana solitária e particularmente tranquila, Lisa se viu caminhando pela ponte de paralelepípedos, suas ferramentas embaixo do braço e uma bolsa na mão. Passou alguns dias sozinha, achando o silêncio ensurdecedor após todos os encontros com Jennie, e foi quase um alívio topar com ela ontem à tarde, enquanto voltava de uma caminhada. Depois de dias sem falar com ninguém, foi o suficiente para ser arrastada de volta a sua espiral de autopiedade e desespero. O convite para jantar foi muito bem-vindo.

No entanto, quando cruzou a ponte, algo escuro passou voando pelo céu azul, mergulhando no ar e cambaleando na escuridão das árvores enquanto pousava no galho de um olmo próximo. Com a boca seca e o coração martelando no peito, Lisa se afastou da cabana e se dirigiu para a árvore à esquerda da estreita trilha de terra que levava ao vilarejo, com uma expressão de espanto no rosto. Lábios entreabertos, olhos arregalados e uma expressão de admiração no rosto, se movia como se estivesse em um sonho, como se não tivesse controle sobre seus próprios membros. Encantada, ela foi enrolada, todo o caminho até as sombras manchadas que os galhos curvos das árvores lançavam no caminho lamacento. Olhando para cima, Lisa avistou o pequeno pássaro, com a cabeça se contorcendo e os olhos redondos, líquidos e escuros nas sombras, olhando ao redor. Na luz verde e marrom sob as árvores, parecia preto, mas sabia que suas asas seriam de um azul profundo, porém a crista nevada de seu peito era luminescente na luz e inconfundível. Não precisava de seu livro para identificar este. Era uma andorinha. A primeira andorinha da estação, e a visão dela abriu algo cru e doloroso em seu peito. Com a mão trêmula, Lisa pressionou-o contra o coração enquanto o ar escapava de seus pulmões, uma fraqueza percorria seu corpo e seus joelhos pareciam que iam ceder em qualquer momento. Quando o pássaro soltou um pequeno chilreio, ele abriu as asas e foi embora antes que a mulher conseguisse piscar. Estendendo a mão, quase caiu para frente enquanto tropeçava em direção à casca áspera e coberta de musgo da árvore, sua palma apoiando-a contra o olmo resistente enquanto seus ombros se curvavam e Lisa se sentia dominada por muitas emoções para entender.

A casca era áspera sob a ponta de seus dedos, o musgo aveludado e úmido, e enquanto respirava o cheiro rico de solo e folhagem forte no ar, se lembrou de onde estava, o que tinha acontecido. Seu peito doía, seus olhos secos ardiam com a incapacidade de chorar, de formar qualquer lágrima, e se sentiu esgotada e tonta. Virando-se, caiu para trás contra o tronco, deixou sua bolsa de couro derramar no chão e se desenrolar sobre o mato, revelando ferramentas ordenadas e brilhantes, e a sacola de plástico teve o mesmo destino. Sentada ali, a umidade e o frio infiltrando-se na borda inferior de seu casaco, Lisa permaneceu até que suas mãos parassem de tremer e seu coração parasse de doer, conseguindo enxergar a cabana coberta de hera, onde via ocasionalmente uma sombra movendo-se atrás das velhas vidraças empenadas, espiando por trás da grama verde brotando. Por fim, ajoelhou-se na terra, enrolou a bolsa de volta com facilidade, posicionando-a de volta embaixo do braço e ficou de pé. Sentindo-se exausta, quase como se estivesse com fome, embora soubesse que uma boa refeição não era o que precisava, Lisa continuou sua caminhada em direção ao chalé. Era um pouco após o almoço, o lugar lotado com trabalhadores, mães e turistas, a conversa suave trazendo-a de volta ao mundo real. A mulher de cabelos escuros estava lá desta vez, adicionando outra lenha ao fogo baixo, e a loira deu a ela um aceno rápido, antes de cruzar a sala e esticar o pescoço para tentar ver Jennie através do arco atrás da vitrine.

I'm almost me again (She's almost you)Onde histórias criam vida. Descubra agora