Segunda feira. As aulas haviam acabado e Sofy agora caminhava em direção do estúdio de balé. Sabia que aquilo estava começando a se tornar um hábito, mas não ligava, só queria passar mais um tempo com ela. Sofy chegou ao estúdio e viu que Camila não estava sozinha, estava conversando com Deny.
-Eu estou com um pouco de dificuldade em alguns passos - Deny disse - você é a melhor da classe, eu achei que podia me ajudar.
-Bom, eu posso tentar - Camila sorriu - só fica difícil poder avaliar se está fazendo certo.
-Por que?
-Eu sou cega, não posso ver - a lembrou.
-É mesmo - Deny fez careta - às vezes eu até me esqueço.
-Obrigada por isso - Camila riu.
-Disponha - Deny riu também - então, vai me ajudar?
-Vou ver o que posso fazer - sorriu - coloque suas sapatilhas, vamos tentar alguma coisa.
Deny sorriu animada e as duas se sentaram para calçar as sapatilhas enquanto conversavam. Sofy sorriu também, as olhando de longe, era legal vê-las se dando bem. Depois, Camila ligou o som e as duas foram para o meio do salão.
-Ah, espera um minuto - Camila pediu.
-O que foi? - Deny questionou.
-Antes de começarmos - ela sorriu - por que não se junta a nós Sofy?
Sofy congelou no lugar. Fala sério, como ela podia saber que ela estava ali? Ela suspirou e caminhou até elas com um sorriso envergonhado no rosto, Deny prendeu o riso.
-Como sabia que eu estava ali? – Sofy perguntou.
-Você não é muito boa nessa coisa de esconde esconde - Camila riu e ela fechou a cara.
-Bonito né senhorita Sofy? - Deny a olhou de lado - espiando os outros.
-Ah, cala a boca Dem - lhe mostrou a língua.
-Se conhecem? - Camila perguntou surpresa.
-Infelizmente - as duas disseram ao mesmo tempo fazendo Camila rir.
-Ela é minha melhor amiga - explicou.
-Pois é.
-Bom, então estamos todos em família - Camila zombou - podemos começar?
-Ela vai ficar aqui olhando? – Deny ergueu a sobrancelha.
-Algum problema pra você? - Camila perguntou.
-Todos. Não gosto dela - cruzou os braços.
-Mentira, ela me ama - sussurrou em tom convencido - vou me sentar ali no canto e ficar bem quieta.
-Como fez na sexta feira? - Camila desafiou.
-Aquilo foi um surto meu, não consegui me conter, mas já superei -Sofy garantiu - agora vou me comportar.
Deny as olhou com ar de desconfiança estranhando a aparente camaradagem entre as duas. O que ela estava perdendo?
-O que vocês fizeram sexta feira? - ela perguntou curiosa.
-Sofy ficou aqui no estúdio atrapalhando meu ensaio - Camila explicou.
-Eu não estava atrapalhando nada, só estava curiosa - fez bico.
-Se eu não te conhecesse, até acreditaria – Deny riu - você tinha que ver como a Sofy fica convincente com essa carinha de cachorro sem dono. É tão linda, e tão falsa.
De repente fez-se silêncio. Camila abaixou a cabeça passando a mão no cabelo. Deny não fazia ideia de como ela gostaria de poder ver isso.
-AH, me desculpa – Deny pediu percebendo o que dissera - eu não quis…
-Tudo bem Deny - ela ergueu a mão pra que ela parasse - não se preocupe, ta tudo bem.
-Desculpa mesmo - insistiu.
-Porque não começamos?
-Claro - concordou.
As duas voltaram ao meio do salão e Sofy ficou de longe observando. Deny explicava pra Camila os passos que ela tinha dificuldade e os movimentos. Sofy não conseguia entender nem metade do que elas falavam, mas gostava de vê-las treinando os passos. Inclusive, quando Camila fizera Deny ficar na ponta do pé e erguer a outra perna até o alto, como Camila fizera para ela outro dia, foi particularmente engraçado ver Deny tentando fazer aquilo. Ela não era tão flexível.
-Credo, isso é muito difícil - Deny resmungou.
-Você só precisa praticar, aos poucos vai ficando mais fácil - Camila riu.
-Como você consegue em? Você faz parecer tão fácil - ela fez careta.
-Anos de prática - Camila disse - danço balé desde os seis anos, fica mais fácil.
-Nossa - suspirou.
-Tem mais alguma coisa que você não entendeu? - Camila perguntou.
-Bom, eu ainda não consegui fazer o salto – Deny sorriu envergonhada - derrubei o James meu parceiro de dança, pelo menos umas cinco vezes no outro dia.
-Bom, eu te ajudaria, mas não temos um bailarino aqui - deu de ombros.
Fez-se silêncio no salão. Sofy estava olhando pro enorme espelho que tinha ali quando notou o silêncio repentino. Quando virou o rosto, as duas meninas estavam viradas na sua direção e Deny a fitava com um meio sorriso zombeteiro no rosto.
-O que foi? - ela perguntou se sentindo meio desconfortável pelo modo como ela a encarava.
-Que tal nos dar uma pequena ajuda? - Camila pediu.
-Com a dança? - fez careta - nem pensar, eu não danço.
-Não precisa dançar - Camila disse - só precisa segurar Deny pra que ela faça o salto.
-Eu não sei se é uma boa ideia - balançou a cabeça.
-Não seja chata - Deny a puxou pela mão - já que está aqui vai me ajudar, e sei que você me aguenta.
-Eu mereço - ela fechou a cara.
Deny a arrastou até o centro do salão. Sofy odiava dançar, qualquer que fosse a dança, a única exceção é claro, era alguma dança romântica. Afinal, dançar abraçado com alguém nunca era ruim. Mas ficar andando na ponta do pé e saltitando, não era sua ideia de diversão.
-O que eu tenho que fazer? - ela perguntou desanimada.
-Ela vai correr e saltar. Você a pega, segura ela no ar um instante, e depois a põe no chão. Simples - abriu um leve sorriso.
-Simples - ela revirou os olhos.
-Se você me deixar cair - Deny apontou o dedo na cara dela - eu te mato, sacou?
-Saquei - concordou.
Camila se afastou um pouco delas pra que pudessem fazer o passo. Pode ouvir as duas rindo e naquele momento desejou poder enxergar. Poder assistir a aquela cena e rir junto com elas, mas ela não podia. Nunca poderia.
-Vê se me segura Sofy - ela pediu.
-Ta bom - ela disse com impaciência - anda logo.
-Olha, eu juro que se me machucar, eu vou te…
-Vai me matar, já sei - ela revirou os olhos - anda logo.
-Mas se…
-CHEGA - Sofy se estressou - ou faz agora ou eu desisto.
-Ta bom, calma - ela fez careta - já vou.
Deny tomou um pouco de distância e tentou fazer o salto. Na primeira vez ela não conseguiu pegar impulso suficiente pra saltar no colo de Sofy . Na segunda vez, Sofy sem querer, deixou que ela caísse e começou a rir da cara dela. Na terceira vez, ela fez o salto de forma desengonçada e quase derrubou Sofy no chão. Na quarta tentativa, ela desistiu.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A bailarina
Roman pour AdolescentsEsta história fala de uma miuda de 19 anos que sonhava ser Bailarina.