É necessário compreender cada vez mais que os negros estão sendo mais visto eestão ocupando mais espaço na televisão brasileira, possuindo um lugar de fala nosmanifestos dos movimentos negros, ofertando lugar às vozes nas mídias. Toda essaestratégia tira o negro do lugar solidificado que as emissoras vinham construindo e ocoloca em um lugar de espaço, e palco para que o preto mostre as suasindividualidades e anseios de utilização da militância.
Deste modo a utilização de um ativismo real e sério que mobiliza as pessoas,emocionando-as nas lutas, fazendo com que tenham crenças e acreditem sernecessárias no mundo e no planeta, acaba transformando isso em uma jogada deIbope e contextualização por trás da marca Globo e não por uma defesa domovimento.
O autor dessa pesquisa por ser estudante de Jornalismo, se identifica com a temáticapor ser negro e entender o quanto o assunto deve ser debatido na sociedade,principalmente no que tange a um programa bastante conhecido e falado naatualidade. Trazer esse debate faz com que não haja oportunidade para que o negroseja visto como um palanque para os brancos se sobressaírem.
Existe uma grande diferença entre o fato da pessoa se identificar como negro, serativista e participar dos movimentos negros. Onde a identificação tem a ver com o atoou o efeito de identificar-se, por meio de uma série de detalhes e personalidade ondeé constituída e especificada. A identidade racial está ligada ao lugar que uma pessoaestá relacionada na estrutura social. Ou seja, elas estão relacionadas a uma ideia deraça construída historicamente no nosso país que está ligada ao fenótipo.
No caso do ativismo, traz uma relação com a pessoa que luta por uma causa,tornando-a o motivo de sua vida. Pode ou não estar ligado a uma ideologia, credo ougrupo político. A causa que o move é anterior a tudo, as pessoas que vivem esse manifesto defendem algo e no sentido filosófico pode ser descrito como qualquerdoutrina ou argumentação que privilegie a prática efetiva de transformação darealidade.
Já os movimentos negros expressam inúmeras tentativas de incorporar negros e seusdescendentes, ao passado de luta e resistência dos negros brasileiros, bem como darvisibilidade à presença do negro brasileiro na construção da América Brasileira. Nela,a luta e os desafios exigidos para que os negros tenham seus direitos respeitados,constitui uma das mais longas páginas de resistência de nossa formação histórica ecultural, luta que já dura séculos.
A presença de negros em espaços públicos, de corpos anteriormente renegados àinvisibilidade é um passo dentro de um escopo de mudanças a serem conquistadas.Estes corpos, herdeiros de violências históricas, não são isentos de contradições ede práticas violentas. Mas, constituídos por elas. E uma das chaves para que não asreproduzam está na prática coletiva e na "tomada de consciência" de que apenasinverter o polo da opressão só gera mais opressão.
A Globo não tem uma posição ativista a anos, e a partir do Big Brother Brasil aemissora deu espaço para os militantes mostrarem que também são humanos e comohumanos podem trair, errar ou decepcionar os seus pares. Desse modo o canal abertotira sua posição de apoiadora e passa a escancarar um palco para negros tirando desi as responsabilidades
Uma análise entre o Big Brother Brasil 2020 e a edição do ano de 2021, mostra quea edição anterior despertou na população a militância e o ativismo pelo combate aoracismo, levando em consideração as falas dos participantes Babu e Thelma e suasrespectivas histórias. A edição 2020 fez com que muitas pessoas entendessem queo racismo realmente existe e que a estrutura em si é racista.
Segundo dados do Google (2020), o assassinato de um cidadão asfixiado por trêspoliciais brancos nos Estados Unidos, foi o décimo acontecimento mais procurado nobuscador naquele ano. Temas como "privilégio branco", "Vidas Negras Importam" e"Como combater o racismo" bateram recordes de busca na plataforma.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A UTILIZAÇÃO DO MOVIMENTO NEGRO PARA O BENEFÍCIO DE AUTOPROMOÇÃO
Non-FictionEsta monografia consiste em uma reflexão sobre as experiências e os saberes construídos pelo movimento negro e análises das utilizações das temáticas e causas na autopromoção das falas e atitudes que trouxeram um novo pensamento, desconstrução e a v...