CONSIDERAÇÕES FINAIS

2 0 0
                                    

É importante falar da temática que muito tem valor para o contexto social vivido nobrasil. período ao qual a imprensa e programas de emissoras abertas pautaram sobrea temática, referente a militância negra. Entende-se que a preocupação peladiscussão ganhou pautas em 2020, após a morte do norte-americano, george floyd,no dia 25 de maio, quando, também, o movimento ativista black lives matter (vidasnegras importam) comoveu as nações para militar pela causa.

Assim conclui-se que essa monografia traz uma forma de despertar na populaçãoquem de fato está militando, ampliando um olhar sobre aqueles que estão nosholofotes dizendo que está militando e assim entende-se que pode trazer uma novavisão para a população.

Com as análises dos discursos ee dos movimentos descobre-se que ainda existempessoas que devem buscar serem consciente do que é ser negro em uma contexturaracista e um processo de iniciação político-social dos civis constituintes do corposocial.

Foi possível também perceber que alguns grupos militantes buscam ser maisagressivos ao tentar defender a causa, agindo de maneira estribeira e inaceitável,sendo assim o pior caminho para se defender o movimento e todas as dores trazidasno processo racial e escravatório

Um país como o Brasil, instituído enquanto nação por intermédio da exploração deum sistema opressor e separatista, ainda confere aos movimentos emancipatórios eseus discursos inclusivos, uma desafiadora realidade que persiste em velar opreconceito de cor. Isso decorre por consequência dos seculares períodos deescravidão do povo negro africano que arraigaram concepções subalternas aoindivíduo afrodescendente.

Dada à percepção da força potencial de influência do BBB, a presente monografiadedicou-se a investigar qual força mais interferia no contexto de vida destesindivíduos. Para tanto, ao considerar a aplicação bem como uma apreciação préviadas manifestações registradas foi possível identificar a força de maiorrepresentatividade na reconfiguração social da comunidade negra.

De acordo com a pergunta levantada no problema, conclui-se que as temáticas e osposicionamentos dos movimentos negros beneficiaram a autopromoção de imageme carreira dos participantes negros do Big Brother Brasil 2021 e que a escolha dosparticipantes não contribuiu com o fortalecimento das causas sendo que a escolha foibaseada no intenso ano de 2020, em que o mundo vivenciou cenas terríveis deracismo, assim como de manifestações contra a causa.

Por fim, foi realizada um arremate das perspectivas levantadas durante toda a seção,como também as contribuições que se consideram necessárias ao longo das análisesque podem ser oferecidas tanto a comunidade acadêmica, quanto a sociedade emgeral.

A escolha de militantes e influenciadores digitais negros destacam as intenções doprograma em possibilitar discussões que visam entendimentos sobre o negro e osenfrentamentos contra o racismo. Foi feito uma análise dos posicionamentos e falas,além de entrevistas com psicólogos e analises a livros e artigos que trouxeram a ideiade que o Big Brother Brasil 2021 foi um grande laboratório para visualização dediversos erros na militância e o uso da autopromoção

 

A UTILIZAÇÃO DO MOVIMENTO NEGRO PARA O BENEFÍCIO DE AUTOPROMOÇÃOOnde histórias criam vida. Descubra agora