INTRODUÇÃO

4 0 0
                                    

A pesquisa cientifica apresentada é um resultado de um trabalho monográfico desenvolvido no contexto jornalístico, que tem como título analisar "A utilização do movimento negro para o benefício de autopromoção", utilizando como estudo de caso o Big Brother Brasil 2021.

Onde a delimitação do tema consiste em trazer as utilizações dos movimentos na autopromoção das falas e atitudes que trouxeram um novo pensamento, desconstrução e a visão negativa do ativismo no BBB. Sendo que esta pesquisa tem como problemática esclarecer a seguinte questão: Como as temáticas e os posicionamentos dos movimentos negros beneficiaram a autopromoção de imagem e carreira dos participantes negros do Big Brother Brasil 2021?

Entende-se como hipótese que a escolha dos participantes para edição do Big Brother Brasil 21 foi baseada no intenso ano de 2020, em que o mundo vivenciou cenas terríveis de racismo, assim como de manifestações contra a causa. A escolha de militantes e influenciadores digitais negros destacam as intenções do programa em possibilitar discussões que visam entendimentos sobre o negro e os enfrentamentos contra o racismo.

Esse trabalho tem como objetivo geral analisar de que forma temas e atitudes que fazem parte dos movimentos negros são utilizados para destacar atributos em seus benefícios da promoção de autoimagem e carreira no lugar de serem vividos como a voz coletiva em manifesto no Big Brother Brasil 21.

Os objetivos específicos da pesquisa têm como função: Apresentar conceitos de desenvolvimento histórico relacionado a militância e ativismo negro no brasil e no mundo; Verificar os meios de comunicação em especial a televisão como veículo para expressão de movimentos e ativismo no Brasil, em especial de movimentos negros; 10Identificar programas específicos na televisão brasileira mais utilizados para promovera expressão e os posicionamentos de movimentos ativistas negros no país; Verificar o histórico de reality show no Brasil em especial da Rede Globo; Analisar o desenvolvimento das performances dos participantes negros do Big Brother Brasil 21.

O ano de 2020 foi marcado por diversos acontecimentos, ocorrências nacionais e internacionais que trouxeram discussões temáticas em todo o mundo. Desta forma, vivenciando diversos momentos atípicos, diante da pandemia, mediante o distanciamento e o isolamento social, grandes mobilizações surgiram através das mídias sociais, com eles assuntos como racismo e a pandemia da Covid 19 tornando as temáticas mais discutidas no mundo.

Práticas racistas e a pandemia da Covid 19 foram um dos principais episódios. As mobilizações mundiais causadas por essas situações ocasionaram mudanças na humanidade tanto na forma de rever o mundo como no aumento da participação nas redes sociais, trazendo assim grandes movimentos e as possibilidades de exporem suas dores, opiniões e receios.

Em maio de 2020, o assassinato de um cidadão nos Estados Unidos trouxe bastante repercussão onde os grupos ativistas criaram o Black Lives Matter, que quer dizer Vidas Negras Importam, um movimento ativista internacional, com origem na comunidade afro-americana, que tem a finalidade de criar uma campanha contra a violência direcionada às pessoas negras. A situação foi divulgada nas plataformas como Instagram e Twitter do mundo todo.

As mobilizações mundiais causadas por essas situações ocasionaram mudanças na humanidade tanto na forma de rever o mundo como no aumento da participação nas redes sociais, trazendo assim grandes movimentos e as possibilidades de exporem suas dores, opiniões e receios.

O próprio racismo também causa um forte impacto físico sobre os negros onde as experiências diárias de racismo e discriminação podem levar a índices perigosamente altos de hormônios do estresse e diminuir a capacidade do corpo de combater doenças, e consequentemente, a infecção pelo coronavírus, conforme aponta a Psicóloga Fabiana Campos.

A UTILIZAÇÃO DO MOVIMENTO NEGRO PARA O BENEFÍCIO DE AUTOPROMOÇÃOOnde histórias criam vida. Descubra agora