A comunicação é um dispositivo que possibilita as relações sociais ao longo da existência humana, fluindo, segundo a exigência de cada época. Sua evolução, demanda, às pessoas, comunicarem bem a fim de enfrentar as mais variadas situações, seja qual for sua especificidade. (BORDENAVE, 1982. 106 p)
Segundo Bordenave (1982), a comunicação é um movimento circular que envolve no mínimo três atores: Emissor, mensagem e receptor, isto sugere, que comunicar não é tão somente um movimento de verbalização do pensamento, seja falado ou escrito. É antes, uma relação de partilhas reciprocas entre pessoas, cujo sentido converter-se-á em mensagem significada. Do contrário, toda significância ao não conseguir significasse, faz do significante um mero objeto de palavras enunciadas.
O termo comunicação, tem apresentado um sentido bastante abrangente, e pode variar segundo os sentidos e ocasiões. A cerca disto, Santos (2011), sublinha que segundo Martino (2008) estas diferenciações podem ser identificadas em vários dicionários. Contudo, sua raiz epistemológica vem do Latim.
Num primeiro momento, temos a comunicação falada como único instrumento de negociação e estabelecimentos de relações, nos mais variados sentidos. Posteriormente, na era da escrita, a comunicação passou a ser usufruída dentro deum conjunto de regras manipuladas no tempo e no espaço, Santos (2011). Hoje na era digital de comunicação, o autor sublinha que, com "a ampliação das possibilidades da internet, o hipertexto possibilita a quebra da linearidade, tornado cada um de nós também autores de nosso processo" (SANTOS, 2011, P. 3).
Notadamente, a evolução comunicativa tanto na oralidade como na escrita foi ampliando a proliferação das informações e o acesso a mesma. Deste modo, novos modelos de comunicação mais sofisticados e democráticos foram surgindo. Nos primórdios da famosa era da imprensa, foram criados os jornais como suporte de grande circulação de textos.
A título de datação a "associação mundial dos jornais aceita como verdadeira as evidências de que o primeiro jornal do planeta tenha sido o Relationen, produzido por Johann Carolus, em 1605" Perles (2007, p. 8). No Brasil, o primeiro jornal foi o correio Brasiliense, onde seu primeiro lançamento foi datado de 1 de junho de 1808, cuja impressão era feita em Londres, visto, que a coroa portuguesa impedia a existência de impressora em sua colônia (IDEM).
Apesar desta repressão, quando a família Real fugiu para o Brasil, chegou portando" as máquinas que iriam dar origem a Imprensa Régia, fazendo surgir o primeiro jornal impresso em território brasileiro" (IDEM). Assim, a "Gazeta do Rio de Janeiro foi fundada em 10 de dezembro de 1808 e publicava documentos oficiais e notícias de interesse da Corte, com linguagem bem parecida com os atuais diários oficiais".
Notadamente, a evolução comunicativa tanto na oralidade como na escrita foi ampliando a proliferação das informações e o acesso a mesma. Deste modo, novos modelos de comunicação mais sofisticados e democráticos foram surgindo. Nos primórdios da famosa era da imprensa, foram criados os jornais como suporte de grande circulação de textos.
Neste mesmo contexto, começa a florar no Brasil a televisão, que segundo Graziano(2009), tem sido um ícone das famílias brasileiras. A priori, foi vista como meio de possibilitar maior acesso comunicativo as famílias, apoiados na crença salvadora do acesso a TV, para o reducionismo do analfabetismo brasileiro, e consequentemente maior desenvolvimento econômico do país, tendo em vista estimulo ao consumo.
Neste processo histórico, é perceptível que todas as formas de comunicação têm apresentado seu relevo social, uma vez que estas etapas foram cada vez mais, "democratizando" a comunicação e diminuindo os abismos fronterísticos entre as culturas, ampliando os horizontes das relações sociais.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A UTILIZAÇÃO DO MOVIMENTO NEGRO PARA O BENEFÍCIO DE AUTOPROMOÇÃO
SaggisticaEsta monografia consiste em uma reflexão sobre as experiências e os saberes construídos pelo movimento negro e análises das utilizações das temáticas e causas na autopromoção das falas e atitudes que trouxeram um novo pensamento, desconstrução e a v...