Entrevista com a @daiane_antonio

37 9 29
                                    

Olá pérolas! Essa é a nossa sétima entrevista, com a daiane_antonio, vencedora do 2º lugar na categoria romance.

De início, conte-nos um pouco sobre você:

Tenho 19 anos, sou gaúcha e fui alcançada por Cristo aos 13. Frequento a igreja Assembleia de Deus, sou bastante introspectiva e possuo um nível considerável de timidez, nada que atrapalhe o meu cotidiano porém ainda é uma barreira para ser ultrapassada, de certo modo. Também sou apaixonada por missões, e isso fica claro em meu livro.

Conte-nos um pouco sobre as suas obras:

1. Como decidiu se tornar escritor?

Aprendi a apreciar a leitura por volta dos meus 11 anos de idade, e como a maioria dos leitores, passei a imaginar como as estórias seriam se eu pudesse mudar aquilo que discordava ou pensava ser desnecessário. E sendo assim, comecei a criar as minhas próprias versões dos enredos que gostava.

Com o passar do tempo passei a idealizar os meus próprios personagens e universos, mas apenas esse ano compreendi que a minha escrita poderia ser usada para fazer Deus conhecido e desde então, comecei a escrever única e exclusivamente para Ele!

2. Qual sua maior inspiração?

Deus. Sem sombra de dúvidas, Ele é o Dono da minha vida e de todas as coisas "boas" que fluem de mim. A Bíblia com toda a certeza é um dos meios através dos quais o Senhor usa para me inspirar, assim como livros, filmes, músicas e testemunhos, além da minha própria realidade.

Tenho comigo o sentimento de querer contar estórias de verdade, enredos que possam ser facilmente associados a vida real e não uma coisa fantasiosa e distante; por isso, a minha vida também serve como uma fonte de informação e inspiração para dar forma aos livros.

3. Qual seu gênero favorito? (Leitura e escrita.)

Romance cristão e drama.

4. Quando decidiu escrever seu primeiro rascunho?

Escrevo desde muito cedo, então não lembro ao certo qual foi o primeiro rascunho que escrevi. Mas vou contar o primeiro enredo "cristão" que criei aos 16 anos como esse rascunho.

5. Você se lembra dele? Como ele era?

Lembro e era uma sequência de vergonhas alheias, fugia totalmente daquilo que acredito e destorcia princípios cristãos. Enfim, eu só queria seguir a maré do Wattpad e escrever como todos os outros vinham escrevendo.

6. Prefere ler ou escrever?

Acredito que escrever, pois é quase impossível para mim ler e não refletir sobre como eu teria descrito os fatos caso estivesse no lugar do autor.

7. Você pretende seguir a escrita como hobby ou como profissão?

Por enquanto, a escrita é uma forma de evangelismo e um hobby para mim. Tenho outros sonhos profissionais e ministeriais, e portanto, tornaria ela a minha profissão somente se fosse da vontade do Pai.

8. Você tem alguma dificuldade no processo da escrita? Quais considera seus pontos fortes e seus pontos fracos?

Tenho várias dificuldades na verdade, uma delas é o perfeccionismo e raramente consigo ficar completamente satisfeita com aquilo que escrevi; mas é algo a ser tratado por Deus e pela minha força de vontade.

Acredito que o meu ponto forte seja a sensibilidade para descrever as cenas. Não entendo muitas coisas teóricas a respeito da língua portuguesa, mas quando estou escrevendo eu meio que vou sentido a necessidade de acrescentar palavras, pontuar as frases e usar expressões que causem impacto no leitor. E de algum modo, o texto acaba fazendo sentindo.

Um dos meus intermináveis pontos fracos, com toda a certeza é querer trabalhar vários assuntos em um único livro e isso me faz perder o foco do enredo principal às vezes.

9. Qual seu processo de criação? (Se quiser contar.)

O meu processo de criação começa na oração e termina na mesma, não consigo escrever algo sem que eu esteja segura de que Deus quer isso de mim. Então, sempre que uma ideia surge na minha mente, o primeiro passo é contá-la ao Senhor e pedir a opinião dEle.

10. Escritores que você adora na plataforma? E fora dela?

Eu gosto muito das autoras Vitoria Lopes, Kell Carvalho, Aline Moretho entre outras.

Deixe um conselho para escritores iniciantes:

Tenha sensibilidade para saber qual é a vontade de Deus para a sua escrita, saiba aonde você quer que o enredo e os personagens cheguem e, em hipótese alguma, se deixe levar pelas opiniões alheias acerca da estória. Críticas construtivas são uma coisa, agora você achar que precisa escrever para agradar seres humanos é outra.

Escreva aquilo que o Pai lhe confiou, procure sempre melhorar e evoluir na escrita, e claro, persista. Afinal, só vive o propósito quem suporta o processo!

Entrevistas dos vencedores - Pérolas CristãsOnde histórias criam vida. Descubra agora