Olá pérolas! Essa é a nossa décima primeira entrevista, com a Sara_Hellen356, vencedora do 1º lugar na categoria romance.
De início, conte-nos um pouco sobre você:
Eu sou uma jovem-adolescente. Sou cristã desde o berço, então eu diria que tenho alguns anos de caminhada com Deus. Devo dizer: é um ótimo privilégio 🥰. Adoro ler, música, até me arrisco a tocar algum instrumento.
Conte-nos um pouco sobre as suas obras:
Apesar de passar a maior parte do tempo escrevendo, tenho apenas duas publicadas no wattpad. Uma que publiquei numa época que eu não estava espiritualmente bem e com pouco conhecimento de vida 😅 e Caminhos de Reis. Em geral, tudo que escrevi são romances. São baseados em épocas distantes, porém com novos universos e com base espirituais.
1. Como decidiu se tornar escritor?
Eu escrevo há muito tempo, mas não publico. Tinha bastante receio porque eu temia manchar o nome de Deus de alguma forma e acabar sendo uma pedra de tropeço para alguém. Porém, na pandemia, eu sabia que muitas pessoas estavam em casa e havia muitos leitores cristãos nessa plataforma. Eu queria encontrar uma forma de evangelizar e lembrar as pessoas cristãs (apesar de fazê-la de modo que possa ser atrativo para quem não é) princípios, lições e diversão. Apesar da preocupação em escrever algo que envolvia Deus e ficção, a ideia de publicar martelava em minha mente. Então eu orei por dias, para que não fosse um desejo de me mostrar, perguntando se eu realmente deveria escrever algo e publicar. Apesar de ter vários rascunhos prontos, pouco foi aproveitado. Os nomes foram para um lado totalmente oposto dos meus planos, tais como os rumos da história e a personalidade de um dos protagonistas. Para a minha surpresa, realmente parecia bom e eu tive certeza, após todas essas mudanças, que não faziam parte do planejamento, Deus apoiava essa ideia. Caminhos de Reis foi tomando forma, personalidade, nome, até parecer bom o suficiente para ser visto.
2. Qual sua maior inspiração?
Há muitas fontes, mas o Espírito é o maior. Sempre penso em Deus e em sua personalidade quando desejo escrever coisas boas sobre os personagens ou cenários.
3. Qual seu gênero favorito? (Leitura e escrita.)
Para ler, eu leio de tudo um pouco, poesia, livros que falam sobre comportamento, biografias, porém tenho preferência por romances, assim como para a escrita.
4. Quando decidiu escrever seu primeiro rascunho?
Provavelmente eu tinha em média 6 – 7 anos. Um belo disse pensei em escrever, sentei numa cadeira de frente para o computador de trabalho da minha mãe e digitei. Ainda me lembro da tela de tubo e o windows 7. Apesar da minha animação, não cheguei nem perto de concluí-la. Depois disso, voltei a escrever por volta dos meus 12 anos.
5. Você se lembra dele? Como ele era?
Sim. Era uma história que se passava no futuro. Os personagens principais eram amigos e estavam diante de um cenário pré-apocalíptico espiritual que logo seria manifestado ao mundo natural, estavam a um passo de enfrentar perseguições.
6. Prefere ler ou escrever?
Eu amo os dois. Eu acho maravilhoso entrar num mundo que alguém criou. E sou apaixonada pela escrita. Não sei escolher entre os dois.
7. Você pretende seguir a escrita como hobby ou como profissão?
O futuro à Deus pertence, não é mesmo?! Talvez seja uma segunda opção de profissão, mas pretendo seguir outro curso.
8. Você tem alguma dificuldade no processo da escrita? Quais considera seus pontos fortes e seus pontos fracos?
Sim🤣 Infelizmente não sou uma senhora da gramática e isso dificulta muito. Também existe a dificuldade em detalhar ambientes, desde as vestes, como imagino, ao ambiente envolvendo os personagens. Mas, em contrapartida, acredito saber descrever o que se passa na mente dos personagens e como se sentem, o que eu considero pontos fortes.
9. Qual seu processo de criação? (Se quiser contar.)
Depende do estado de espírito. Procuro fazer os capítulos dias antes de postar, porque no processo de revisão sempre tem algo melhor para acrescentar ou tirar o não deve estar. Dependendo do estilo de cena que escrevo escuto uma música que inspire os sentimentos necessários: saudade, amor, amizade e assim por diante.
10. Escritores que você adora na plataforma? E fora dela?
Eu sou super apaixonada pelos livros da Maina Mattos, Amor Real é simplesmente indescritível e a minha paixão, dentro e fora da plataforma. Outra que entra nessa lista é a Jucilene Botelho, tenho uma leve queda por um certa Fera. Fora da plataforma eu não tenho um escritor específico, sou mais apegada aos livros em si, mas tenho gostado bastante dos livros de C.S Lewis e Ellen G.White.
Deixe um conselho para escritores iniciantes:
Persista. Você nunca sabe quando o que você escreveu abrirá os olhos de alguém, quando a sua escrita alcançou uma vida para Senhor. Posso garantir que até mesmo um romance pode ter grande influência e eu sou a prova disso, porque através de um livro nessa plataforma eu tive um reencontro com Deus e fui chamada para fora da frieza espiritual. Então continue a ser corajoso expondo os incríveis mundos que rodam por sua mente. Permita que o seu talento, habilidade seja visto e aperfeiçoado pelo maior Escritor de todos os tempos.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Entrevistas dos vencedores - Pérolas Cristãs
EspiritualOlá, sejam bem-vindos ao livro de entrevistas do Concurso Pérolas cristãs. Iremos conhecer vários autores maravilhosos e um pouco de suas obras magníficas.