Australopitecos. Homo Habilis. Homo Erectus. Homo Neanderthalensis. Esses são os hominídeos que já existiram antes do Homo Sapiens. Nossa involução humana.
Primeiro - Australopitecos. Seres bípedes de baixa estatura e cobertos por pelos. Viviam na África e se alimentavam de folhas e frutas. "Australis" é do latim que significa sulista e "pithekos" é do grego que significa primata.
Segundo - Homo Habilis Homem hábil. Viveu na Terra a cerca de 2,4e 1,6 milhões de anos atrás. É o membro mais diferente do homo atual. Foram os primeiros a utilizar as mãos para fabricar instrumentos rudimentares — daí o nome. Aprenderam a se equilibrar em duas pernas e com o tempo originaram os Homo Erectus.
Terceiro - Homo Erectus. Viveram entre 2 milhões e 400 mil anos atrás. Foram os primeiros a controlar o fogo. A descoberta trouxe várias mudanças, como sobreviver à noite, na alimentação e nos costumes. Foram os primeiros a sair da África e espalharam-se pelo mundo.
Quarto - Homo Neanderthalensis. Viveram na Europa e na Ásia entre 2,5 milhões e 12 mil anos atrás. Eram exímios caçadores. Aprenderam a confeccionar roupas. São considerados os mais carnívoros da família homo. Pelas mudanças climáticas os animais caçados por eles eram eliminados, assim eles foram extintos.
Quinto - Homo Sapiens: Homem sábio. Com o cérebro mais desenvolvido. O primeiro surgiu cerca de 300 mil anos atrás. Os dois Sapiens significam: homem que sabe que sabe (o ser humano atual desenvolveu consciência dos seus conhecimentos e aprendeu a usá-los na busca de novos).Existe o Criacionismo que é a teoria que explica a origem humana através de uma entidade divina e o Darwinismo que acredita que os seres humanos evoluíram gradativamente conforme sofriam pequenas mudanças para se adaptarem ao ambiente. Escolha em que acreditar.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Como você está, humanidade?
General FictionComo você está, humanidade? é um livro intenso que a cada capítulo irá te deixar mais chocado em como os homens podem afetar o planeta Terra e todos que vivem nele e te dar mais de 10 tapas na cara. Com uma linguagem divertida e direta, além do uso...