Segunda Feira - Três dias depois.
[ Luísa ]
O doce cheiro do café. A melhor forma de terminar aquele dia pesado e puxado.
- Como vai minha doutora favorita? - Dolores se aproxima de mim com o sorriso contagiante de sempre.
- Cansada! - falo sorrindo - E você, pronta pra ir pra casa também? Ou vai dobrar e ficar e receber um monte de médicos chatos durante a madrugada?
- Médicos chatos? Vocês são maravilhosos! - ela fala ironicamente me fazendo rir mais ainda. - Cadê Pilar? Não a vejo tem uns dois dias já!
- Foi a um congresso esse final de semana, deve ter chegado hoje a tarde! Amanhã ela já deve estar de volta! - Dolores certamente respondeu algo, mas não estava mais prestando atenção nela.
Estava na porta que havia sido aberta e por ela passado uma pessoa. Ele.
E seus olhos na mesma hora estão em mim, e a medida que se aproxima, minha postura muda, meu sorriso diminui e meus olhos não saem dele.- Como vai Dolores? - meu marido que acaba de chegar, pergunta a uma Dolores ainda sorridente. - Oi meu amor! - ele se coloca de pé ao meu lado e suas mãos vão até minhas costas, fazendo com que eu fique tensa dos pés á cabeça.. - Te liguei no celular e na sua sala hoje durante o dia, por que não atendeu?
- Eu mal parei na sala hoje Eugênio, e o celular você bem sabe que não uso o pessoal aqui, só o corporativo! - era uma mentira claro. - O plantão foi cheio, eu tive internos de visitas, um terror! - minto mais uma vez.
Na verdade eu havia o evitado o dia todo. Ele havia ido ver um paciente em outra cidade no fim de semana, um paciente que segundo ele era um amigo muito querido e não podia se locomover, e eu sabia que ele voltaria hoje direto pro hospital, e com isso meus dias de folga da vida de casada acabavam.
Vejo Dolores se afastar e voltar pro balcão, acho que ela não fica muito a vontade perto de Eugênio. Na verdade, acho que ninguém fica. Ele senta na minha frente e fica em silêncio por um momento apenas me observando.
- Vamos pra casa?
- Eugênio, eu acabei de pedir um café!
- Toma em casa! Está chovendo, frio e bem tarde Luísa! Poxa, eu voltei de viagem hoje, não te vi o dia todo, quando conseguimos sair no mesmo horário você prefere tomar café num botequim de esquina? - eu não digo nada, absolutamente nada, apenas me levanto e saio em direção ao balcão. - Luísa? Luísa??
- Dolores, hoje eu vou levar o café pra viagem. No próximo eu prometo que fico mais pra colocarmos as fofocas em dia, tá? - falo sorrindo pra ela.
-Tá bem Lu, eu imaginei! tenha uma boa noite viu? - ela fala me olhando, estendendo meu copo pra viagem, com meu nome e um coração.
- Vamos? - Me dirijo a Eugênio e saio em passos firmes em direção a porta.
Assim que eu passo por ela sinto meu braço ser puxado e meu corpo voltar pra trás com tudo.
- Nunca mais me deixe falando sozinho!!! - ele me encara sério. Eu abaixo as vistas o vendo segurar meu braço.
- Solta o meu braço, você está me machucando! - ele continua me segurando e me encarando. - Solta-o-meu-braço! - falo pausadamente e mais firme, e dessa vez ele solta.
- Me desculpa! Eu não queria te machucar!
- Eugênio, você não queria ir embora? Então vamos embora! - Viro de costas pra ele e continuo andando, em direção ao meu carro.