Lavei as batatas em água corrente e fiz um corte fino na casca, dando uma volta com a faca de cozinha, como Iwamoto me ensinou a fazer.
Coloquei as batatas em uma panela com uma das mãos, coloquei água o suficiente para esconder as batatas e depois liguei o fogo médio.
Lidar com facas não é tão difícil, mas sou péssimo no momento. Quando começa a ferver, abaixo o fogo e ajusto o cronômetro para 15 minutos.
Quando o cronômetro apaga, tenho que colocar para descansar em água fria por um minuto e depois começo a descascar a pele.
(NT: modo estranho, eu já fervo a batata descascadas 🤭)
Repeti o procedimento em minha cabeça, sistematicamente. Uma e outra vez até que finalmente funcionou para mim.
Eu vi a água quente na panela. Nada havia acontecido ainda. Espera-se que minúsculas bolhas de ar comecem a sair, que então começarão a aderir à parede da panela e, finalmente, a superfície da água começará a se mexer vigorosamente.
Aprendi pela primeira vez que se esperar muito tempo e começar a ferver, haverá um erro entre o tempo do cronômetro e o tempo real de fervura e tudo ficará uma verdadeira bagunça.
No começo Iwamoto sempre vinha me ajudar. Eu esquecia os passos e gritava: “Ajude-me!” ...
Depois de fazer isso e vê-lo gozar com o rosto pálido e os dedos absolutamente trêmulos, percebi que não precisava fazer isso em primeiro lugar. Mas Iwamoto sempre vinha sempre paciente.
Depois disso, ele começou a me dar instruções específicas com números e horários definidos.
Tudo muito exato. Agora posso dizer com orgulho que entendo a mecânica de cozinhar as batatas sem chamar uma unica vez para Iwamoto.
Embora eu definitivamente não tenha paixão suficiente por cozinhar, quero poder ajudar Iwamoto pelo menos nisso, para que ele não tenha mais um fardo adicional.
"Takashi-san. Você pressionou o cronômetro?"
Iwamoto perguntou enquanto estava deitado no sofá, assistindo ao noticiário da manhã.
"Sim…"
"Então, é uma espera de 15 minutos, venha aqui."
Ele não se mexe, apenas sinaliza com as mãos e eu vou em sua direção como um cachorro que foi chamado pelo dono ...
Um corpo forte com pernas compridas saindo do sofá, ele me abraça e solta um suspiro profundo.
Beijei a testa de Iwamoto, suas bochechas e seu nariz também:
"Está bem?"
Hoje, felizmente, Iwamoto não parecia odiar o contato físico ou o odor do meu corpo.
No entanto, preparar comida parece ser especialmente doloroso para ele. Ainda mais recentemente.
Como os sintomas chegaram ao auge esta semana, alimentei-o principalmente com batatas cozidas, porque minha mãe me disse que elas eram muito úteis para aliviar as náuseas.
Em geral, Iwamoto não gostava de batatas, mas ultimamente tem comido raízes de vegetais como abóbora e batata-doce. Dou suco de fruta, toranja*, morango e também trago muito tofu porque era a coisa mais fácil de comer.
(NT: A toranja, ou toronja, é uma espécie de citrino híbrido, originário de Barbados como um cruzamento acidental entre o pomelo com a laranja. É conhecida por seus frutos relativamente grandes, azedo a semidoce, um tanto amargo. A polpa interior é segmentada e varia em cor do amarelo claro ao rosa escuro.)