Uma pessoa esquizofrênica possui uma dificuldade de se relacionar, e isso pode acontecer até em âmbito familiar, parecem barreiras invisíveis que impedem o paciente de interagir com outras pessoas ou de fazerem amizades.
Isso ocorre por causa do medo da rejeição, de não conseguir o que quer,de ser ignorado etc. Na maioria dos casos a pessoa se sente incapaz, inferior, e não confia em si mesma e pensa que os outros vão fazer mal para a mesma. Às vezes mesmo o esquizofrênico querendo se relacionar, ele é freiado, ele é parado, porque as pessoas têm medo, acham que somos perigosos.
Em algumas famílias (não é o meu caso) , os familiares não aceitam, e negligência o tratamento, ou simplesmente isola a pessoa e taxa a pessoa como louca.
O cônjuge larga seu amado (a) por descobrir que é esquizofrênica, pensando somente em si, larga ele por não querer sujar a sua imagem ou talvez por preconceito, e quando o paciente encontra alguém na sua família que te quer bem, imediatamente, faz de tudo pra agradar essa pessoa,pode ser que em alguma crise a pessoa se descontrola , mas a intenção dela não é machucar o próximo,por isso devemos cuidar do jeito que queremos ser cuidados."No meu caso eu perdi a guarda de meus filhos, pq meu ex marido quando soube da esquizofrenia, se separou de mim e levou meus filhos.
A gente tenta fazer as coisas ficarem leves, mas na verdade a convivência é mais difícil do que se falam. Como eu disse... Nós que vivemos essa realidade que sabemos como realmente é."Jeane François
A não- aceitação ou falta de compreensão por parte dos familiares, amigos, pessoas em geral... Como sofremos com isso ... Como é ruim para nós, as pessoas não nos levar a sério... Uns debocham falam que é frescura ou falta do que fazer, preguiça, falta de Deus. Seria muito importante campanha voltada para isso com frequência. Esses transtornos tem- se tornado cada vez mais frequentes. Precisamos de ajuda, de nos juntarmos e fazermos alguma coisa.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Fatos sobre esquizofrenia - Além De Um CID
Fanfictionesse livro, tenta trazer pro leitor, informações sobre a esquizofrenia datada como Cid 10 f 20, porém não é escrito por médicos ou psiquiatras, tampouco por psicólogos ou pessoas que estudam pra diagnósticar doenças mentais e sim por mim, Maria Luiz...