A primeira semana do terceiro bimestre tinha terminado e, junto com isso, a breve folga de Sara e Yumi. Sara, desde os oito anos de idade, frequentava um curso de desenho promovido pela prefeitura da cidade. Tinha aulas toda terça e quinta. Na primeira terça-feira depois da folga, pediu para conversar em particular com a professora do curso, que a havia ensinado por todo esse tempo. O nome da professora era Juliana. Ela era baixinha, tinha o cabelo escuro, volumoso e crespo. Costumava usar um lenço na cabeça, parecido com uma bandana, e brincos de argola, parecia uma cigana.
Num dos cantos da sala, enquanto os outros estudantes trabalhavam em seus desenhos, Sara disse baixinho para a professora, que estava de frente pra ela:
- Professora, preciso de ajuda com uma coisa...
- É só pedir, Sara. Do que você precisa? - Respondeu a professora no mesmo volume de voz.
- Eu preciso que a senhora me ensine desenho realista - disse Sara, com a voz de alguém que está apreensiva por estar pedindo um favor muito grande.
- Nossa!? - respondeu a professora, parecendo achar graça no pedido. Ela ficou em silêncio por um momento e continuou - Por que isso de repente Sara?
- Aaah... Digamos que eu decidi recentemente que irei trabalhar muito mais para melhorar minhas habilidades - disse Sara, que não queria ter que explicar muito mais do que isso.
- Entendi... Mas você acha que suas habilidade atuais são ruins?
- Não, sem querer parecer soberba, mas me considero muito habilidosa com os tipos de desenho que eu pratico. Mas, como nunca fiz desenho realista, não tenho habilidade com isso - respondeu Sara, tentando parecer modesta, apesar da primeira afirmação.
- Hum... Além do que você pratica aqui, o que mais você tem desenhado?
- Bom, tenho tentado fazer desenhos de natureza morta de vez em quando. Sempre faço desenho com hachura em sketchbook e tenho praticado desenhar personagens de mangá nas últimas semanas.
- Certo, você tem um bom hábito de desenho. Sara, por mais que seja uma habilidade interessante, você tem certeza de que quer aprender desenho realista? No começo é muito difícil e frustrante - disse Juliana, observando as reações de Sara enquanto falava.
- Tenho certeza sim professora, vim te pedir isso sabendo que seria difícil.
- Tá bom então, já que você está disposta... Ficarei muito contente em te ajudar a melhorar ainda mais suas habilidades - respondeu Juliana, sorrindo no final da frase. Então continuou - Sara, pegue um papel para anotações, eu vou te passar uma lista de materiais. Compre todos eles amanhã, na aula de quinta-feira eu vou começar a te ensinar desenho realista.
***
Tendo decidido que iria aumentar sua carga de estudos, Yumi decidiu também que iria consultar sua professora de piano sobre esse assunto. Ela estudava numa escola de música que ficava no centro de Araucária. A escola ficava ao lado de pizzaria e tinha uma cor azul clara. Desde os doze anos de idade Yumi estudava piano ali. Ao longo desses três anos, ela já tinha tido duas professoras. A primeira deu aula pra ela até o final do nono ano do ensino fundamental, a segunda deu aula na semana seguinte a saída da outra professora. O nome dela era Clarice.
Clarice era uma mulher na casa dos vinte, era ruiva, alta e bem humorada na maior parte do tempo. Ela tinha uma boa aparência, mas Yumi sempre ficava reparando no comprimento dos dedos de suas mãos, eram enormes.
Como de costume, ela chegou na escola para a aula às cinco e trinta de quarta-feira. Tinha ido andando, já que a escola de música era próxima ao colégio onde estudava. Entrou pela frente, cumprimentou a secretária e foi direto para a sala onde tinha sua aula. Bateu na porta e entrou.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A Garota que Eu Conheci na Igreja
RomansaO sonho de Sara é ser uma artista visual, o de Yumi é ser uma pianista de concerto. Elas se conheceram crianças e se apaixonaram na adolescência, mas por conta da homofobia na igreja e a rejeição familiar, só poderão contar uma com a outra para pers...