"Quando o povo ouviu os trovões e o som forte da trombeta, e quando viu o clarão dos raios e a fumaça que subia do monte, ficou a distância, tremendo de medo. " Êxodo 20:18
No terceiro mês, depois da saída das terras do Egito, o povo de Israel chegou ao monte Sinai. Isso mesmo! O mesmo monte em que o Senhor apareceu a Moisés e lhe deu a missão de libertador. E ali, diante do monte, eles acamparam. Moisés sobe o monte para encontrar-se com o Senhor, e a bíblia vai relatar, em Êxodo 19:10-12, o seguinte:
"E o SENHOR disse mais a Moisés: 'Vai ao povo e orienta-o a consagrar-se hoje e amanhã; lavem as suas vestes, estejam prontos depois de amanhã, porque depois de amanhã Yahweh descerá aos olhos de todas as pessoas sobre o monte Sinai. E tu fixarás os limites em torno do monte e instruirás o povo: 'Cuidai de não subir ao monte, e não toqueis sequer nos seus limites. Todo aquele que tocar no monte será morto.'"
Moisés levou o recado para o povo e quando o grande dia chegou, todo o povo foi ao pé da montanha para encontrar-se com Deus. O Senhor se revelou de maneira extraordinária, com trovões, relâmpagos, sons de trombetas, e todos eles tremeram de medo.
Sim, o Senhor se manifestou de maneira terrível, mas ainda era o mesmo Deus que cuidava deles até ali. Então, por que o medo?
Simplesmente, porque eles se esqueceram facilmente de que aquele Deus, que se manifestava de forma grandiosa e poderosa, era o mesmo Deus que abriu o mar para que eles passassem, que fez cair pão do céu, que proveu a água, que iluminava o caminho para eles... Era o mesmo Deus! Mas, os hebreus ainda não o conhecia.
Sabemos que devemos temer a Deus, mas o temor se difere do medo. A definição de temor é reconhecimento total de tudo o que Deus é através de um conhecimento mais profundo d'Ele, já o medo é uma reação do instinto humano que se apresenta quando nos sentimos ameaçados. Eu sei, pela forma que Deus se manifestou era quase impossível não ter medo, mas seria um medo momentâneo, que passaria rápido, pois logo viria a memória deles que aquele Deus era com eles e continuaria cuidando deles.
Deus queria se relacionar com o povo, falar diretamente com eles, mas eles permitiram que o medo fosse maior do que o desejo de se relacionar com Deus. Eles desistiram de ouvir a voz do Senhor por medo da morte (veremos isso no próximo capítulo). E, fala sério né, não era todo dia que o povo ouviria a voz de Deus. Sabemos que naquela época apenas Moisés se relacionava diretamente com Yahweh, e Moisés levava ao povo o que Deus queria falar. Eles receberam um presente maravilhoso! Poder contemplar a presença do Senhor diretamente, mas o pavor os impediram.
No versículo 20, ainda no capítulo 20 de Êxodo, vemos:
"Moisés respondeu: "Não tenham medo, pois Deus veio desse modo para prová-los e para que o temor a ele os impeça de pecar."
O Senhor Deus queria que eles tivessem TEMOR, que eles reconhecessem sua grandeza, seu poder e, talvez, até pensassem: "Esse é o Deus que cuidou de mim até aqui! Ele é grande e poderoso! Devo e quero honrá-lo fugindo da imundice". O Aba queria prová-los, saber se eles recuariam por medo da sua tremenda manifestação ou se maravilhariam com a sua presença, reconhecendo que aquele Deus estava do lado deles.
O medo nos paralisa, o medo nos deixa acovardados, o medo nos enfraquece! Precisamos alimentar um relacionamento íntimo com o Senhor através da sua palavra. Precisamos conhecê-lo e reconhecer suas boas obras em nossas vidas! Pois quando o conhecemos, entendemos sua grandeza e, consequentemente, desejamos honrá-lo com nossas vidas.
Sabe uma mulher que nos deixou um grande exemplo de coragem? Ela aparece em Lucas 7:37-38, veja:
"Naquela cidade morava uma mulher de má fama. Ela soube que Jesus estava jantando na casa do fariseu. Então pegou um frasco feito de alabastro, cheio de perfume, e ficou aos pés de Jesus, por trás. Ela chorava e as suas lágrimas molhavam os pés dele. Então ela os enxugou com os seus próprios cabelos. Ela beijava os pés de Jesus e derramava o perfume neles."
Em muitas outras versões da Bíblia, encontramos a mulher como "pecadora", mas eu escolhi esta versão, em especial. Uma pessoa de má fama é uma pessoa que é mal falada, que tem uma reputação ruim. Uma pessoa que onde passasse era reconhecida como a tal pecadora, era criticada, julgada... Mas quando ela soube que Cristo estava por ali, pegou o que tinha de mais precioso, seu perfume caro e derramou sobre os pés de Jesus. Ela se humilhou, se derramou, beijou seus pés, e o mais importante: reconheceu sua GRANDEZA!
Como falei, esta mulher nos deixa um exemplo de coragem! Ela enfrentou aquela casa cheia de pessoas, que a olhavam com um olhar de julgamento por causa dos seus pecados, só para ver Jesus. Ela enfrentou o medo de ser criticada, de receber os maus olhares e os maus dizeres, "apenas" para adorar Jesus com o que ela tinha de melhor! Mesmo carregando os pecados, ela enfrentou o medo! Ela reconheceu a santidade de Cristo!
Você e eu precisamos entender que Deus cuida de nós. Não podemos agir como a maioria daquele povo que se esqueceu da fidelidade de Deus e murmurou. Precisamos ser gratos até quando faltar o pão e a água, necessitamos crer que Ele cuidará de nós mesmo quando um mar imenso estiver à nossa frente e nossos inimigos vindo atrás de nós. Pare por um instante e tente se lembrar das maravilhas que Deus já te concedeu, e se você acha que não há nada de extraordinário, lembre-se de que, hoje, mais uma vez, Ele te deu fôlego, força e te pôs de pé. Te deu mais uma oportunidade de escolher buscá-lo!
O Senhor Deus quer que nós temamos a Ele, não que sintamos medo, porque mesmo Ele sendo um Deus totalmente poderoso e majestoso, Ele ainda é um Pai que cuida, zela, provê...
❤️🔥⛰✨
VOCÊ ESTÁ LENDO
Não Precisamos Mais de um Moisés
SpiritualDEVOCIONAL ⛰️ O monte é lugar de intimidade e de relacionamento com Deus. O povo hebreu não entendeu isso, e pediu que Moisés ouvisse a voz do Senhor no lugar deles. Por isso, vamos compreender aqui que nada nem ninguém pode impedir que subamos no m...