"Então o Senhor disse a Moisés: "Desça e consagre o povo, hoje e amanhã. Providencie que eles lavem suas roupas e estejam prontos no terceiro dia, pois nesse dia o Senhor descerá sobre o monte Sinai à vista de todos." Êxodo 19:10, 11.
Lemos esse versículo no segundo capítulo deste devocional. E eu quero destacá-lo aqui, pois foi por causa desse pedido que o povo de Deus desistiu de ouvir a voz do próprio Deus, desistiu de subir o monte.
O Senhor, quando disse que desceria aos olhos deles e falaria com eles, deixou claro que não poderiam estar de qualquer forma, mas que deveriam se santificar. A santidade se trata da separação e da renúncia daquilo que é considerado impuro, mau ou profano, a partir de uma consagração a Deus. Eram necessárias três coisas para que o povo estivesse pronto para a aparição de Deus: purificação do corpo e das vestes (19:10), confinamento do povo ao acampamento, através da colocação de barreiras à volta do monte (19:12-13; 19:21), e abstinência de relações sexuais (19:15).
Esse processo significava que eles precisavam se fortificar espiritualmente, logo, se abster daquilo que alimentava a carne. Porém, com a desistência de ter um relacionamento direto com Deus, eles deixaram claro que não se arrependeram, nem queriam se arrepender, dos seus pecados. Pois, como já sabemos, Deus queria prová-los e queria que eles temessem a Ele a fim de que NÃO PECASSEM MAIS.
Eles mostraram que queriam permanecer da mesma forma: incrédulos, murmuradores e sem o desejo ardente de ouvir a voz de Deus. Era necessário todo um processo para estar pronto para ter intimidade com Deus, e, hoje, esse processo ainda existe. O processo é renúncia de nós mesmos. É a renúncia da vontade da nossa carne. A cogitação por desistir, geralmente, aparece quando nos vemos na guerra entre a carne e o espírito. Uma guerra infindável. Uma guerra que nos desgasta e cansa. Mas, desistir não é uma opção quando se trata de cultivar um relacionamento com Deus. Em O Suspirar da Alma, foi dito: "Nenhum problema do mundo merece nossa desistência". A guerra "carne versus espírito" não merece nossa desistência. O medo não merece nossa desistência.
Os hebreus perceberam que quanto mais perto da glória eles estivessem, mais perto também estariam da morte! E nós vemos por aí tantas igrejas morrendo... Tantos homens, mulheres e ministérios morrendo espiritualmente, pois quem ultrapassa o limite estabelecido por Deus sem a preparação necessária, morre!
Não podemos desistir de andar em santidade. Sim, andar, porque a santidade é um caminho. Quando fazemos aquilo que agrada ao Pai, progredimos, já quando fazemos aquilo que agrada ao nosso eu, recuamos, como os israelitas. Dói abandonar nossos costumes, desejos, planos, para viver a vontade de Deus. Dói renunciar o nosso eu, dói enfraquecer a carne, dói morrer aos poucos. Mas, essas dores "suaves" e "leves" não se comparam com a maravilhosa graça que será derramada sobre nossa vida. Não se compara com a felicidade genuína que é viver Cristo, que é ouvir, confiar, depender e ser amado por Ele.
Deus só falou com o povo após a consagração feita por eles. Consagração e santidade de vida é obrigatório para aqueles que desejam "subir ao monte" e ter um relacionamento com Deus. Isso está escrito em Salmos 24, do verso 3 ao 5:
"Quem pode subir ao monte do Senhor? Quem pode ficar de pé no seu santo lugar? Aquele que tem as mãos limpas e o coração puro, e não se entrega a mentira, nem age com falsidade. Este receberá do Senhor a benção, e Deus, o seu Salvador, lhe fará justiça."
O povo precisou lavar as suas vestes, e nós também precisamos. Pôr as vestes brancas é fácil, o desafio mesmo é mantê-las limpas e alvas.
O profeta Isaías já havia dito: o Senhor Deus nos criou para a glória d'Ele — Isaías 43:6-7. O propósito pelo qual nascemos é justamente nos relacionarmos com o Criador! Devemos buscar o Reino, antes de qualquer outra coisa, pois foi para isso que fomos criados. Por isso, te digo que vale muito a pena abrir mão do seu próprio eu, para viver para Jesus. Você, e eu, nunca encontraremos a satisfação completa em um diploma, em um casamento, na maternidade ou em um ministério... Nós só nos sentiremos completos e satisfeitos quando fizermos aquilo que fomos criados para fazer: viver em comunhão com o Pai e andar em santidade como Cristo andou, tudo isso para a glória de Deus.
O diabo tenta a todo momento sujar nossas vestes, mas nós não podemos desistir de preservá-las limpas. Por mais difícil que seja, não podemos desistir de caminhar em santidade. Afinal, sem santificação ninguém verá o Senhor — Hebreus 12:14.
❤️🔥⛰✨
VOCÊ ESTÁ LENDO
Não Precisamos Mais de um Moisés
EspiritualDEVOCIONAL ⛰️ O monte é lugar de intimidade e de relacionamento com Deus. O povo hebreu não entendeu isso, e pediu que Moisés ouvisse a voz do Senhor no lugar deles. Por isso, vamos compreender aqui que nada nem ninguém pode impedir que subamos no m...