O Deus que escolhemos servir e que também nos adotou como filhos, é um Deus de cuidado, mas também é um Deus de coisas sobrenaturais e extraordinárias. Por isso, sabemos que não devemos ser medrosos, e, sim, tementes.
Naquele tempo, Moisés era o interlocutor entre Deus e o povo. Por mais medo que ele pudesse sentir dos trovões, dos relâmpagos, do som da trombeta e do monte fumegante, o que o fez "tremer as pernas", ele sabia que Deus era todos esses fenômenos e escolheu subir assim mesmo.
Na Antiga Aliança, sabemos que havia um véu que separava Deus do homem pecador. O véu do tabernáculo representava essa separação, em que o homem só podia se achegar a Deus através de um mediador, que, mais tarde, seriam os sumos sacerdotes. Eles, e somente eles, podiam entrar no Santo dos santos para falar com o Senhor e suplicar pelos pecados do povo, e isso era feito apenas uma vez por ano.
Mas, hoje, vivemos a Nova Aliança, onde aquele véu que separava Deus do povo foi rasgado de alto a baixo após a morte de Cristo Jesus, que passou a ser o único mediador entre nós e o Senhor — 1 Timóteo 2:5.
Através de Jesus, temos livre acesso ao monte, temos livre acesso ao Santo dos santos, temos livre acesso a Deus. Não precisamos mais de um mediador, um interlocutor, um Moisés! Não precisamos mais de um relacionamento terceirizado com Deus. Quando clamamos, Ele nos ouve e nos responde através do próprio Espírito Santo. Eu lhes escrevi isto, apenas, para dizer que você e eu não precisamos mais de alguém para que Deus fale conosco, que não precisamos mais recuar com medo de cumprir o propósito pelo qual nascemos para cumprir, que não temos que ter medo de abandonar as más práticas...
O monte é lugar de intimidade, comunhão, relacionamento, poder, glória, fogo... Monte é lugar de encontro com Deus. Se lembram do que acontecia com Moisés depois que ele se encontrava com Deus? Em Êxodo 34:29-30, vemos que o rosto de Moisés resplandecia por causa do seu encontro com Deus, e aqueles que viam o seu rosto brilhando tiveram até medo de chegar perto dele. Quando compreendemos que a única coisa que verdadeiramente vai nos satisfazer é a comunhão com Deus, é a glória e a graça do Senhor, nós escolhemos subir ao monte. E quando subimos e desfrutamos da presença do Aba, Ele deixa uma marca em nós. E essa marca é o brilho do Espírito Santo!
Após o encontro com Yahweh, Moisés tinha uma marca! E nós, se escolhermos subir ao monte e continuar caminhando em santidade, também teremos a marca. E não vamos precisar colocar um véu no rosto, como Moisés fazia, para que as pessoas não vissem o brilho em seu rosto — Êxodo 34:34-35. Mas, justamente, devemos permitir que outras pessoas vejam esse brilho, para que em seus corações, elas também desejem a presença de Deus.
Como diz o pastor Flávio Macedo: "Precisamos subir o monte para encontrarmos a Deus, mas devemos descer do monte para que outros se encontrem com Deus através das nossas vidas." Isso não é maravilhoso? Por causa de uma atitude nossa (subir o monte), outras pessoas passam a contemplar a glória de Deus. Através do brilho do Espírito Santo em nós e das nossas atitudes, obtido por causa da nossa busca desesperadora pela presença d'Ele, outras pessoas passam a ter vontade de viver isso também! E assim, elas também subirão ao monte e se encontrarão diretamente com o Senhor.
Mesmo sendo difícil, não vamos desistir de andar em santidade a fim de subirmos ao monte, prontos, para desfrutarmos da glória e da graça de Deus. Desistir de subir no monte, é desistir de ter um relacionamento com Deus. Não desista de andar em santidade! Não desista do seu chamado e propósito! Não desista do seu relacionamento com Deus! O Santo Espírito sempre estará ao seu lado, te ajudando e te sustentando. Vai valer a pena, não desista! Vamos subir ao monte, porque nós não precisamos mais de um Moisés!
"Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor, pois o nosso Deus é fogo consumidor!" Hebreus 12:28-29
"Agora, pois, se atentamente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha. E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo." Êxodo 19:5-6
VOCÊ ESTÁ LENDO
Não Precisamos Mais de um Moisés
SpirituellesDEVOCIONAL ⛰️ O monte é lugar de intimidade e de relacionamento com Deus. O povo hebreu não entendeu isso, e pediu que Moisés ouvisse a voz do Senhor no lugar deles. Por isso, vamos compreender aqui que nada nem ninguém pode impedir que subamos no m...