A bíblia vai nos contar, no livro de Êxodo, a trajetória de Moisés desde o seu nascimento, em meio a um cenário caótico, até a sua chamada e sua jornada como libertador do povo de Israel.
No capítulo 3, podemos ver o Senhor se manifestar como uma sarça em chamas, que se encontrava no monte Sinai, e dar a Moisés uma missão grandiosa e desafiadora: libertar o povo hebreu das mãos dos egípcios. E Moisés, com muita resistência, vai da casa de seu sogro, Jetro, até o Egito, onde Deus se mostra fiel a promessa que fez no versículo 12, dizendo "eu estou contigo". Moisés confiou nessa palavra e obedeceu a ordem de Yahweh.
Sim, nós conhecemos essa história! O Senhor ouviu o clamor do seu povo pedindo libertação da escravidão e envia Moisés. Quando, finalmente, o faraó cede e os deixam partir, eles se deparam com um mar imenso em sua frente e o exército egípcio logo atrás (pois, o faraó havia voltado atrás na sua decisão). A liberdade pareceu como um sonho frustrado naquele instante. Mas Deus, ainda sendo fiel a sua promessa a Moisés, pede que o mesmo levante seu cajado e sua mão em direção ao Mar Vermelho e ele se abre ao meio. Aquele povo pôde atravessar em terra seca e cantar a vitória do outro lado — Êx 14 e 15.
Agora, livres, eles seguem viagem pelo deserto. E o que deveria ser um povo completamente grato ao Senhor pela liberdade concedida, é um povo que murmura contra o libertador. Reclamavam de fome! E Deus, sendo cuidadoso para com eles, faz chover pão, o Maná, e codornas do céu — Êx 16. Mar dividido ao meio, pão e carne caídos do céu... Passado um tempo, o povo hebreu novamente reclamava, agora, estavam com sede. O Senhor, outra vez, provê! Ordena que Moisés pegue o seu cajado e bata numa rocha, e assim, Deus faz jorrar água daquela mesma rocha para os hebreus beberem — Êx 17.
E mais, o Senhor ainda ia adiante deles durante o dia, numa coluna de nuvem para guiá-los no caminho, e durante a noite, numa coluna de fogo para iluminá-los. A bíblia ainda deixa claro que tanto a coluna de nuvem quanto a coluna de fogo não se afastavam deles nem por um segundo — Êx 13:21-22.
Sabendo de tudo e todas essas coisas, temos a conclusão de que esse Deus é um Deus fiel e cuidadoso com o seu povo. Mesmo os vendo reclamar, murmurar e desacreditar, o Senhor continuou sendo fiel à eles, continuou cuidando e providenciando tudo o que eles necessitavam. O povo de Israel tinha motivos de sobra para colocar toda a sua confiança no Senhor.
❤️🔥⛰✨
VOCÊ ESTÁ LENDO
Não Precisamos Mais de um Moisés
DuchoweDEVOCIONAL ⛰️ O monte é lugar de intimidade e de relacionamento com Deus. O povo hebreu não entendeu isso, e pediu que Moisés ouvisse a voz do Senhor no lugar deles. Por isso, vamos compreender aqui que nada nem ninguém pode impedir que subamos no m...