"Disseram a Moisés: "Fale você conosco e ouviremos; mas não deixe que Deus nos fale diretamente, pois morreríamos!" Êxodo 20:19
♫"Coloca as vozes do medo no modo mudo
Lembra que foi Ele quem criou o mundo
Lembra que Ele tem o controle de tudo"♪
- Muita Calma Nessa Alma, Marcela Taís
Essa canção seria a que o povo de Israel deveria ouvir naquele momento, em que deveriam silenciar a voz do medo e lembrar de tudo que o Senhor é e fez.
No versículo citado acima, vemos que o povo se deixa vencer pelo medo e pede "Moisés, suba em nosso lugar!". A bíblia é clara quando diz que apenas Moisés poderia subir ao monte e o povo não podia nem tocar nas suas extremidades. Mas, eles ainda veriam e ouviriam o Senhor — Êx 19:11. Percebemos que eles preferiram um mediador ao invés do próprio Deus. O medo da morte, por desconhecer a Deus, era tão grande que eles desistiram de se relacionar com o Criador. Quando leio essa passagem, me deparo com duas reflexões:
① O medo nos impede de cumprir o nosso chamado.
Quando Deus nos revela o nosso propósito, é difícil não sentir medo, afinal, ele sempre se conecta a outras pessoas, que pensam e tem opiniões sobre nós. Por causa disso, as vezes antes mesmo de tentar, evidenciamos nossos defeitos, nos inferiorizamos e achamos que não somos capazes de fazer aquilo. Nos sentimos tão inúteis que suplicamos ao Senhor que mande outro no nosso lugar. Nos comparamos e começamos a achar que outra pessoa é mais preparada, é melhor, ou que sabe mais que nós. Mas, vocês se lembram de Paulo?
Em sua segunda carta aos Coríntios, ele se encontra sendo criticado por sua forma de pregar. Alguns que não criam que Paulo foi genuinamente escolhido e enviado por Deus, diziam que, em suas cartas, ele tinha autoridade, ele falava bem, ele tinha "jeito de apóstolo", mas que, pessoalmente, ele não sabia falar e não parecia ser quem ele dizia que era. Paulo não se importa, pelo contrário, deixa claro que ele sabe Quem o chamou. O apóstolo Paulo reconhece que não tem tanta oratória, reconhece seus defeitos, mas ele mostra que isso não é o importante. O essencial mesmo é pregar a Verdade! ― 2 Coríntios 10, 11, 12, 13.
Eu, e acredito que você também, já pensou que alguém poderia cumprir o nosso chamado melhor do que nós mesmos. Todavia, Cristo escolheu você! Não vamos mais agir como esse povo que deixou ser dominado pelo medo. Não deixe que o medo faça você dizer: "Moisés, suba, pregue, louve, dance, escreva, ajude, evangelize em meu lugar!". Deus te escolheu, e se Ele te escolheu é porque vai te capacitar e sempre estará com você.
Jesus disse "Ide". Ele disse "vá, mexa-se, avance..." Acredite, você é capaz! Deus te deu dons e talentos, que eu tenho certeza que você sabe qual, para que você os use para louvor do nome d'Ele. Eu entendi, e quero que você também entenda, que ninguém pode fazer aquilo que você nasceu para fazer. Você nasceu por causa de um propósito!
② O medo nos impede de ter um relacionamento com Deus.
Esse foi o caso do povo hebreu. Pense comigo: Por que o medo seria um empecilho no nosso relacionamento com Deus?
Ouvir a voz do Senhor diretamente não é fácil quando a nossa carne está fortificada. E sabemos que para enfraquecê-la precisamos morrer um pouco. Enfraquecer a carne é justamente MORRER! Nosso eu precisa morrer, nossos desejos precisam morrer, e aquele povo teve medo disso! Abrir mão do seu eu pra construir um relacionamento com o Aba foi um motivo de pavor para aquele povo, e ainda é para muitos de nós. Ninguém quer abrir mão de relacionamentos, práticas, costumes, e até mesmo lugares que a nossa carne ama. E, as vezes por estarmos apegados demais, temos medo de perder algumas dessas coisas. Mas, para ouvir a Deus constantemente, precisamos abandonar o medo e ser radical. Permitir que morramos para que Cristo viva em nós.
Não podemos ter medo de ouvir a Deus diretamente e pedir que ele fale conosco através de outro alguém. É muito mais fácil ouvir Deus através de um profeta do que do próprio Espírito Santo! Não precisamos nos sacrificar tanto para ouvir a voz de Deus numa ministração ou numa profecia (tanto porque, para reconhecer que aquilo vem, realmente, de Deus, precisamos estar firmados n'Ele), mas ouvir Deus no íntimo requer morte da carne! (veremos isso no próximo capítulo)
Nos nove primeiros versículos de João 5, vemos a história do paralítico de Betesda:
"Depois disto havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.
Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres.
Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água.
Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.
E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.
E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?
O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.
Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado."O que eu observo e acho incrível nessa passagem é que Jesus, mesmo vendo a forma que aquele homem estava, ainda perguntou se ele queria ser curado. "Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada", essa foi a resposta do enfermo.
O paralítico queria que alguém fosse mediador entre ele e a cura, ele acreditava que precisava de alguém para ser curado. E Cristo mostra que ele não precisava mais de nenhum mediador, pois CRISTO ERA E É A CURA! A gente espera por profecias, por pessoas que tragam uma mensagem a nós, sem entendermos que isso é só um complemento. É verdade, Deus ainda usa pessoas, assim como ele me usa para falar com você através deste devocional. Porém, Ele deseja ainda mais te ter no íntimo, no secreto, no oculto, onde Ele vai falar contigo no silêncio e te fazer viver experiências maravilhosas na presença d'Ele.
O Nazareno mostrou para aquele homem, e nos mostra também, que não podemos mais achar que precisamos de alguém para ser interlocutor entre nós e Ele (esse papel é, somente, do Espírito Santo e, por isso, devemos permitir que Ele habite em nós). Não precisamos mais de um mediador, podemos nos conectar diretamente com Cristo!
❤️🔥⛰✨
VOCÊ ESTÁ LENDO
Não Precisamos Mais de um Moisés
EspiritualDEVOCIONAL ⛰️ O monte é lugar de intimidade e de relacionamento com Deus. O povo hebreu não entendeu isso, e pediu que Moisés ouvisse a voz do Senhor no lugar deles. Por isso, vamos compreender aqui que nada nem ninguém pode impedir que subamos no m...