mentes fechadas.

8 0 0
                                    

Se havia uma coisa que eu odiava era uma mente fechada. Ironicamente, fui criada por duas pessoas assim: meus pais. Me lembro que desde pequena minha mãe me ensinara que rosa era cor de menina, que eu deveria brincar com bonecas, estar sempre arrumada e ser magra. Pode-se dizer que minha mãe faz parte dessa quantia de pessoas que impõem regras estúpidas sobre como nós mulheres devemos se vestir, falar, agir e ter um corpo perfeito - que para eles é o mesmo que ser magra sem curvas ou dobras "demais' -.

Lembro-me de uma vez minha mãe me repreender enquanto eu estava comendo doces e gordura com uma simples frase que me fez ferver de ódio. Ela me encarou e com repúdio diante a cena simplesmente sibilou: "Você vai ficar gorda e feia se continuar comendo porcarias. Nenhum homem vai te querer". Eu não era gorda, mas esse comentário me atingira mais do que qualquer coisa que ela já dissera, pois me levou a imaginar como uma pessoa se sentia quando alguém lhe destilava palavras rudes devido ao seu corpo como se houvesse algo de errado com ele, quando na verdade, os errados eram apenas eles com suas atitudes maldosas e palavras amargas. Ninguém tem o direito de falar sobre o corpo de outra pessoa.
A luta incessante por aprovação da sociedade era algo cansativo que por muito tempo eu estive tentando alcançar, até perceber que eu precisava apenas da minha própria aprovação e de mais ninguém. Se eu quisesse jogar bola ou ter um quarto azul, eu o faria. Isso não me tornaria menos menina, e que dane-se o que pensariam disso. O meu peso também não me tornaria menos digna de amor ou feia como diziam. Aliás, quem disse que eu precisava de um homem em minha vida? Eu tinha à mim mesma e isso bastava.
Outra coisa que minha mãe tentou me ensinar foi que apenas as mulheres deveriam cuidar dos afazeres da casa e dos filhos. Meu pai que tinha uma mente fechada e também machista agia de acordo com o papel. Além de ser um machista, era um marido abusivo.
Até certo ponto entendo porquê eles possuem essa mente fechada, isso era esperado deles já que foram criados por pessoas conservadoras ao extremo, controladoras e igualmente machistas. Mas, nós seres humanos estamos sempre evoluindo, à procura de sermos melhores pessoas, pais ou filhos, então porque a mente deles não evoluía também? Porque de grande parte da sociedade não evoluía?

MEMÓRIAS SUBMERSAS Onde histórias criam vida. Descubra agora