"E respondeu Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida..." (João 14:6)
Alguns possuem o costume de dizer que as pessoas temem o inesperado, as mudanças, aquilo que de repente muda em nossas vidas. Mas a verdade é que a realidade é outra. A pior tragédia da vida é aquilo que se repete interminavelmente.
Quantas vezes vamos repetir a mesma coisa? Quando alguém é exposto ao perigo repetidamente, dizemos que ele está inconsciente. Mas desconhece o quê?
Gostamos de voltar a ouvir a música que amamos, ou comer nossa comida favorita, repetimos o que gostamos. Mas, por algum motivo, também repetimos o que nos deixa doentes.
Estamos dormindo, vivendo a mesma coisa dia após dia, como um disco quebrado. Até que um dia algo ou alguém muda nossa perspectiva.
Muitos acreditam que não ser consciencioso é uma forma de viajar leve. A conscientização é uma forma de responsabilidade. E é mesmo verdade. A ignorância te torna imune aos males da vida.
Sem perceber, estamos criando as condições para que aquilo que nos faz tão mal, volte a acontecer. Mas por que fazemos isso?
Quando você é criança, não está ciente dos perigos a que se expõe.
Essa é a diferença entre crianças e adultos; o inconsciente diante do perigo. Quando você é grande, você é responsável por cair na mesma armadilha repetidamente.
O inconsciente não é o que podemos ver por nós mesmos, mas o que não queremos ver. Há algo que todas as pessoas têm em comum; todos nós tememos algo que não queremos ver. Algo que nos recusamos a ver.
A inconsciência é um alívio, estar consciente, estar acordado... Isso sim é uma tarefa complexa. Estar acordado é cansativo, é por isso que o tempo todo nos refugiamos na inconsciência calorosa, porquê é mais confortável dessa maneira.
Às vezes estamos tão adormecidos que se alguém vier até nós e disser ; "Ei, você está cometendo o mesmo erro de novo" nós pensaríamos que eles estão loucos, que deveriam parar de meter o nariz onde não são chamados. O segredo da inconsciência é não ver o óbvio. E lá estou eu de novo, lutando uma luta que não é minha.
O que aconteceria se as pessoas acordassem para vida e finalmente enxergassem aquilo que se recusam veemente a ver?
Essa força poderosa que nos leva a repetir uma e outra vez o que nos fere, algo quer. Mas o que exatamente?
Nosso inconsciente é uma caverna escura, iluminada de tempos em tempos por um clarão, por nosso medo. Por tudo que não queremos enfrentar.
Acordar é abrir os olhos para o abismo que normalmente é a vida, por isso todos nós preferimos guardar essa verdade no fundo de nossa inconsciência. Mas apesar do grande esforço que fazemos para não acordar, às vezes a vida não nos deixa escapar. Às vezes, a vida nos tranca em um beco sem saída e não nos deixa outra escolha a não ser abrir os olhos. É isso, a vida te acordou com um tapa. E isso acontece as vezes.
Diante disso, o que você vai fazer?
Sabemos liderar com a frivolidade das mentiras, mas é muito difícil alguém estar disposto a enfrentar a verdade. É por isso que quase sempre, quase sempre a primeira reação é correr, fugir, fugir da verdade e pra bem longe, onde não possamos ser alcançados.
Talvez tenhamos medo de acordar porque esse despertar pode ser violento. Talvez o medo seja libertar esse ser reprimido e pisoteado por tanto tempo.
Talvez o que queremos manter adormecido seja aquele outro que sofre calado a qualquer preço. E de repente você se encontra de volta na mesma cena, fazendo a mesma coisa de sempre e se perguntando; como cheguei aqui? Como? Tentando não acordar, ora.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Minha Queda Por Lilith
Fiksi PenggemarApós ser expulsa do jardim do Éden por corromper a doce e pura Eva, Lilith é confinada a viver centenas de anos em sofrimento nas profundezas do Inferno, vagando atormentada à procura de sua amada. Milênios depois, com a sede de vingança prevalecend...