13• Senhor, preserva-me em pureza e santidade

49 4 0
                                    

   Não deixe que o título deste capítulo a assuste. Ser santa não significa a ser perfeita. É deixar que ele — que é santo — esteja em você. Não podemos ser santas por conta própria, mas podemos fazer escolhas que permitem à santidade e à pureza se ma nifestarem em nossa vida. Podemos nos separar de tudo aquilo que subtrai a santidade de Deus em nós e podemos morrer para nossos desejos. Somos capazes de fazer isso, pois "os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências" (Gl 5:24). Não somos escravas de nossa carne. Somos capazes de viver uma vida consagrada ao Senhor.
   É possível que você já tenha ouvido as pessoas falar: "Não sei definir exatamente o que é pornografia, mas, quando a vejo, sei do que se trata". Pois bem, o oposto vale para a santidade e a pureza. Talvez você não seja capaz de descrever com precisão o que é santidade, mas quando você não a vê, sabe do que se trata. Eis sete descrições do que é santidade e de como saber quando você não a vê em sua vida.

Sete boas maneiras de viver em santidade
1. Santidade significa separar-se do mundo. Isso não quer dizer que você vai morar no alto da montanha, isolar-se jamais falar com alguém que não seja cristã. Significa que seu coração se desliga do sistema de valores do mundo. Em vez disso, você dá valor às coisas que Deus valoriza acima de tudo. As consequências por não fazê-lo são sérias, "Não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus" (Tg 4:4). Quem quer ser inimigo de Deus?
   Sei que é difícil se separar do mundo quando você vive nele. No entanto, se esse é o desejo de seu coração, você pode pedir a Deus para ajudá-la. É claro que você precisa optar por não assistir a certos programas de TV, não assis tir a certos filmes, não ler certas revistas e não frequentar certos lugares. "Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscên cia da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo" (1Jo 2:15,16). Peça a Deus que a ajude a se separar das coisas do mundo e a aprender a amar o Senhor mais do que você ama o mundo.

2. Santidade significa purificar-se. Purificar-se não quer dizer vestir uma túnica branca para cobrir tudo o que não é santo em você. Significa pedir a Deus, que é santo, para puri É ficar seu coração. E lá que começa tudo o que não é santo. Purificarmo-nos significa fazermos um balanço de nossa vida, nossos pensamentos, nossas ações, nossos relacionamentos e negócios e limparmo-nos de qualquer coisa que nos contamine. É um processo que realizamos ativamente. Isso significa que decidimos ser moral e eticamente puras. "E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro" (1Jo 3:3).
   Quando Deus disse: "santos sereis" (Lv 19:2), as ordens que ele deu depois disso estavam relacionadas a não roubar, mentir, defraudar, ser maledicente, buscar vingança e não cair em idolatria. Isso quer dizer que precisamos dar passos específicos a fim de não termos um estilo de vida impuro. Devemos deliberadamente nos afastar de qualquer coisa que glorifique a imoralidade ou que não seja santa. "Segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, por que escrito está: Sede santos, porque eu sou santo" (1Pe 1:15,16). Ore para ser capaz de esquadrinhar e avaliar seus caminhos e voltar-se para o Senhor (Lm 3:40).

3. Santidade significa viver no Espirito e não na carne. Nossos pensamentos carnais nos desqualificam tanto quanto nossas ações. Temos inveja de alguém? Estamos em conflitos! Há divisões não resolvidas em nosso meio? Damos espaço ao pecado intencionalmente? Se esse é o caso, então es tamos vivendo na carne. E isso nos destruirá. "Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz. Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus" (Rm 8:5-8).
   Quando você observa honestamente os frutos de sua vida, você pode ver, a partir do que está colhendo, se semeou para a carne ou para o Espírito. "Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna" (Gl 6:7,8). Ore para que Deus a ajude a viver no Espírito e não na carne.

O Poder da Mulher que OraOnde histórias criam vida. Descubra agora