Lembro-me de quando estava no ensino médio e, certo semestre, tive de fazer aulas de natação. Eu detestava as aulas porque eram às sete e meia da manhã e meu cabelo ficava horrível o resto do dia. (Naquela época, não havia secadores de cabelo portáteis, se é que você consegue imaginar tempos tão primitivos.) Chuva ou sol, tínhamos de nadar todo dia, e, às vezes, era bem frio naquelas manhãs de inverno californiano cheias de nevoeiro. Você só era dispensada se estivesse morrendo e, ainda assim, precisava apresentar um atestado médico.
Apesar da penúria daquela experiência, eu adorava nadar e tornei-me razoavelmente boa em natação. Aprendi que, se me posicionasse corretamente e fizesse todos os movimentos certos, podia avançar com rapidez na água. Tornou-se um exercício fácil, e logo eu estava do outro lado da enorme piscina. Não havia nada que me fizesse vacilar, nem mesmo a água agitada pelos outros nadadores dos dois lados.
O mesmo princípio aplica-se a nós. Se queremos atravessar as águas de nossa vida com sucesso, devemos nos posicionar corretamente e aprender quais são os movimentos certos. Se não o fizermos, quando chegarmos às situações turbulentas, não seremos capazes de atravessá-las. Vamos acabar nos debatendo até a exaustão fazendo de tudo para não afundar. E, na verdade, jamais vamos chegar a lugar algum.
No entanto, se nos posicionarmos sob a liderança de Cristo e aprendermos o que ele requer de nós, o fluir do Espírito Santo nos levará para onde precisamos ir.Os movimentos certos
A maneira de aprendermos o que Deus espera de nós é pela leitura de sua Palavra. Não podemos começar a fazer os movimentos certos se não sabemos quais são. Além disso, podemos estudar quanto quisermos o santo manual da vida e aprender tudo o que devemos, mas vai chegar uma hora em que precisaremos pular na água. A prova de nossa sinceridade encontra-se em fazer e não somente saber. Uma coisa é escrever uma lista do que se deve ou não fazer, mas outra bem diferente é ter um coração dedicado aos caminhos de Deus e uma alma que anseia por viver nesses caminhos. Uma coisa é ler sobre a vida e outra é vivê-la. A obediência é algo que você faz; ter um coração disposto a obedecer é um motivo de oração.Senhor, ajuda-me a ser disciplinada
Ouço esse clamor de mulheres por todo o mundo. Sabemos um bocado sobre o que devemos fazer, mas muitas vezes temos dificuldade de colocar isso em prática. Devemos orar para que Deus nos capacite a fim de sermos disciplinadas o suficiente para fazer o que é necessário.
Na maior parte do tempo, sou uma pessoa razoavelmente disciplinada. No entanto, nem sempre fui assim. Houve uma época em minha vida que era exatamente o contrário. Sofria de uma depressão que não me largava. E, como muitas de vocês que já ficaram deprimidas sabem, é impossível pensar com clareza e organizar bem a vida quando você está lutando para encontrar um motivo para viver. Você não consegue fazer as coisas que são boas para você porque não sabe se valem a pena. Você não avança na vida, pois sobreviver a cada dia requer toda a sua energia.
Quando comecei a aprender a orar sobre todos os aspectos de minha vida, pedi a Deus que me ajudasse a ser disciplinada o suficiente para ler diariamente sua Palavra, orar fielmente e dar os passos de obediência que precisava. Pedi-lhe que me livrasse da depressão e de qualquer outra coisa que estivesse me impedindo de chegar a tudo o que ele havia reservado para mim. Eu me surpreendi como Deus respondeu tão rapidamente àquelas orações. Tornei-me muito mais disciplinada, organizada e obediente do que acredito que seria normal dentro de minhas capacidades naturais. Mesmo caminhando com o Senhor há trinta e dois anos, porém, ainda estou aprendendo a viver em novos patamares de obediência. Meu corpo está envelhecendo, mas, como resultado de obedecer a Deus de novas maneiras, a cada ano que passa meu espírito está sendo renovado. E, a cada novo passo de obediência que dou, experimento novas bênçãos e nova liberdade que não conhecia e jamais imaginei serem possíveis.
Não caia na armadilha de achar que uma vez que você foi salva, não precisa mais fazer nenhum esforço. É como não tomasse mais banho, por já ter se casado. Talvez você consiga escapar por um tempo, mas é um negócio arriscado e sem dúvida alguma vai afetar sua qualidade de vida. Aprender a obedecer é um processo que dura a vida toda. Há sempre novas dimensões de obediência a conquistar. Mesmo que você venha caminhando com o Senhor há quarenta anos, ainda precisa que Deus lhe mostre certas áreas da vida em que não está sendo obediente. Nós nos complicamos quando achamos que sabemos o que fazer e paramos de perguntar a Deus se estamos, de fato, fazendo o que devemos. "Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos" (HB 2:1).
Não podemos jamais nos orgulhar de como obedecemos a Deus perfeitamente, pois ele está, a todo tempo, nos levando além e pedindo que passemos a outros níveis de crescimento. Também não podemos cair no outro extremo e dizer: "Este é meu jeito de ser - indisciplinada e incapaz de aprender". Não temos desculpas para deixar de fazer o que devemos quando Deus diz que vai nos capacitar para fazê-lo se pedirmos sua ajuda. Tudo que precisamos dizer é: "Senhor, ajuda-me a ser disciplinada o suficiente para obedecer-te como tu queres a fim de que eu possa ser a pessoa que tu me criaste para ser". Sem a obra de aperfeiçoamento, balanceamento e refinamento do Espírito Santo, a liberdade que você tem em Cristo se transformará em permissão para fazer o que você bem entender.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Poder da Mulher que Ora
EspiritualA ORAÇÃO TEM PODER Mas por que é tão difícil orar por si mesma? Idade, estado civil, condição física e espiritual, tempo de conversão, nada disso importa. Se você é mulher, este livro é para você. É bem provável que costume fazer-se alguns ques...