Num avião , o piloto automatico permite engatar mecanismos indispersiveis ao bom funcionamento do voo sem a intervenção humana da tripulação.
Escreva nas nuvens cinco experiências do seu piloto automático:

No cotidiano, recorremos regularmente a esta função. Quem nunca ficou surpreso ao chegar ao seu destino sem ter refletido conscientemente sobre o itinerário (o carro me levou sozinho)? Quantas vezes já fizemos ou dissemos coisas (ou, ao contrário, não fizemos nem dissemos nada) sob efeito de automatismos? ¦reflita
Quando nossos pensamentos e comportamentos se produzem automaticamente tomamos atitudes (comer, atender ao telefone dirigir) sem estarmos conscientes do que estamos fazendo.
O funcionamento automático oferece muitas vantagens:
• A primeira é a rapidez de execução Assim como os nossos ancestrais faz aos mamutes, quando nos encontramos hoje face aos motoristas "barbeiros", cada segundo conta O modo automático igualmente nos permite empreender varias ações simultâneas e memorizar processos complexos como andar de bicicleta ou dirigir um carro.Porém, ele também traz desvantagens. Lembre-se dos dias em que você já acordou de mau humor e for automaticamente levado a expressar emoções , julgamentos e até comportamentos negativos para si mesmo e para os outros.
Outro exemplo uma colega sua costuma fazer pequenos comentários quando você chega depois dela ao escritório. Embora saiba que não precisa se preocupar com isto, uma vez que a. saiba que não precisa se preocupar com isto, uma vez que a situação for tirada a limpo com o seu responsável, você não consegue se impedir de ficar irritado Só de pensar você.
E se sente incomodado antes mesmo de chegar ao trabalho. o que o deixa de mau humor e condiciona a sua relação. com ela você lhe diz bom dia com aspereza e a evita tanto quanto possivel na hora do almoço. Para dizer a verdade, tem duas em que você nem lembra mais se ela fez ou não comentários.
O piloto automático nos conduz a repetir velhos hábitos que nem sempre são úteis. Alguns de nos reagem ao estresse com agressividade, outros, recusando-se a comunicar com os seus entes queridos, Com este tipo de funcionamento, perdemos a liberdade de optar pela resposta mais adequadas à situação.
Exercícios :
Relembre-se de cinco experiências ocorridas no mês passado em que você agiu com o piloto automático1. Você estava lendo um livro (talvez este aqui mesmo!) e, na hora de virar a página, você se deu conta de que não tinha a menor ideia do que havia acabado de ler.
1.
2.
VOCÊ ESTÁ LENDO
► 𝐄𝐱𝐞𝐫𝐜𝐢𝐜𝐢𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐢𝐧𝐭𝐞𝐥𝐢𝐠𝐞𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐞𝐦𝐨𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥
No Ficciónʀᴇsᴇɴʜᴀ ᴅᴀ ᴇᴅɪᴛᴏʀᴀ O objetivo desse caderno de inteligência emocional não é controlar os pensamentos ou eliminar certas emoções em proveito de outras. A inteligência emocional, técnica que consiste em conviver melhor com as suas emoções e as dos out...