O asgardiano Loki se encontra com o Outro, o líder de uma raça extraterrestre conhecida como Chitauri, em troca da recuperação do Tesseract, uma poderosa fonte de energia de potencial desconhecido, o Outro promete a Loki um exército com o qual ele pode subjugar a Terra, Nick Fury, diretor da agência de espionagem S.H.I.E.L.D., chega a uma instalação de pesquisa remota, onde o físico doutor Erik Selvig lidera uma equipe que está realizando experimentos no Tesseract, o Tesseract de repente é ativado e abre um buraco de minhoca, permitindo que Loki chegue a Terra, Loki rouba o Tesseract e usa seu cetro para escravizar Selvig e outros agentes, incluindo Clint Barton, para ajudá-lo, em resposta, Fury reativa a Iniciativa Vingadores, a agente Natasha Romanoff vai a Calcutá para recrutar o doutor Bruce Banner, este que pode rastrear o Tesseract através de suas emissões de radiação gama, Fury aborda Steve Rogers sobre os planos de recuperação do Tesseract e o agente Phil Coulson visita Tony Stark para que ele averigue a pesquisa de Selvig, Loki está em Estugarda, onde Barton rouba o irídio necessário para estabilizar o poder do Tesseract, levando a um confronto com Rogers, Stark e Natasha que termina com a rendição de Loki, enquanto Loki é escoltado para a S.H.I.E.L.D., seu irmão adotivo Thor chega e o liberta, na esperança de convencê-lo a abandonar seu plano e retornar a Asgard, Stark e Rogers intervêm e Loki é levado para o Aeroporta-Aviões da S.H.I.E.L.D., onde é preso, os Vingadores ficam divididos tanto sobre como abordar Loki quanto a revelação de que a S.H.I.E.L.D. planeja aproveitar o Tesseract para desenvolver armas poderosas como um impedimento contra extraterrestres hostis, enquanto eles discutem, os agentes de Loki atacam o Aeroporta-Aviões e o estresse faz com que Bruce se transforme em Hulk, Stark e Rogers trabalham para reiniciar o motor danificado e Thor tenta parar a fúria de Hulk, Natasha deixa Clint inconsciente, quebrando o controle da mente de Loki, Loki escapa depois de matar Coulson e Fury usa a morte de Coulson para motivar os Vingadores a trabalharem em equipe, Loki usa o Tesseract e um gerador de buraco de minhoca que Selvig construiu para abrir um buraco de minhoca acima da Torre Stark para a frota Chitauri no espaço, fazendo uma invasão à cidade de Nova York, Rogers, Stark, Natasha, Clint, Thor e Hulk se unem em defesa de Nova York e juntos os Vingadores lutam contra os Chitauri, Hulk vence Loki até a submissão, Natasha vai até o gerador, onde Selvig, livre do controle mental de Loki, revela que o cetro de Loki pode desligar o gerador, os superiores de Fury do Conselho de Segurança Mundial tentam acabar com a invasão lançando um míssil nuclear em Midtown Manhattan, Stark intercepta o míssil e o leva pelo buraco de minhoca em direção a frota Chitauri, o míssil detona, destruindo a nave-mãe Chitauri e desativando suas forças na Terra, o traje de Stark perde força e ele entra em queda livre, mas Hulk o salva, na sequência, Thor retorna com Loki e o Tesseract para Asgard, onde Loki enfrentará sua justiça, o Outro certifica com seu mestre sobre o ataque fracassado a Terra.
Continua
VOCÊ ESTÁ LENDO
Saga do Infinito
AventuraEspecial de 100 histórias. A Saga do Infinito está reunida em ordem cronológica.