Junho, 09
O cancelamento é uma ferramenta utilizada pelos internautas para punir uma pessoa que, de acordo com as regras impostas pela sociedade – o politicamente correto, fizeram ou falaram algo errado.
Diversas celebridades, pessoas públicas e até mesmo anônimas já foram alvo de algum tipo de cancelamento. Falas racistas, homofóbicas, machistas ou qualquer "piada" que atente contra a dignidade humana não será tolerada na internet.
"Internet não é uma terra sem lei", é o que vemos e ouvimos constantemente. Essa necessidade de fazer justiça com o próprio teclado surgiu devido aos inúmeros casos em que, lamentavelmente, as leis que regem a sociedade acabam sendo insuficientes, ou falhas, perante algo que não é moralmente aceito.
Devido a essa onda de cancelamentos, é possível ver uma mudança significativa nas condutas toxicas que, dez anos atrás por exemplo, eram consideradas normais. O respeito e compreensão pelas diversas culturas, lutas e causas sócias aumentou significativamente devido a esta ferramenta.
Em outras palavras, a cultura do cancelamento serve como um filtro entre o que é considerado certo e errado. Enquanto a pessoa estiver agindo conforme o que foi estabelecido como certo, ela é socialmente aceita pelo público. Entretanto, se a pessoa não for moldada adequadamente para passar por esse filtro ela será punida, isolada e excluída até que os internautas decidam que ela tem uma nova oportunidade para se retratar.
Enquanto a segunda chance não chega, os famosos perdem seguidores, patrocínios e até mesmo contratos. Por outro lado, os anônimos são punidos de forma mais severa tendo suas vidas, muitas vezes, destruídas.
Mas, até onde a cultura do cancelamento pode contribuir positivamente na evolução da nossa sociedade?
Quais são os limites e quem impõe esses limites?
Existe uma linha tênue, que não deve ser ultrapassada, entre o cancelamento e o linchamento.
– Sakura!
– Sakura, o que tem a dizer sobre a nota do senhor Akasuna?
– Sakura!
– É verdade que você bancou a faculdade do seu amante?
– Sakura!
– O divórcio do Dr. Uzumaki foi por que a ex esposa dele descobriu o caso?
Centenas de repórteres famintos cercaram o carro assim que parou frente ao prédio, a mulher encapuzada e de óculos escuros desceu acompanhada da empresaria Ino Yamanaka e três guarda-costas, a loira impaciente discutiu com alguns dos abusados que tentavam revelar o rosto de sua acompanhante.
Uma vez que finalmente ficaram longe dos abutres sedentos por uma foto de Sakura Haruno nova vilã das passarelas, as duas mulheres puderam finalmente respirar. Dentro do elevador Ino praguejava e amaldiçoava o nome de Sasori, a outra mulher finalmente tirou o capuz revelando o bagunçado cabelo vermelho.
Karin não sabia se conseguira enganar os fotógrafos, com a tentativa irrisória de seu improvisado andar de modelo. Estava tão nervosa ao ter que se passar por Sakura que tropeçou duas vezes até chegar na porta.
– Acha que eles perceberam? – Questionou trocando os óculos escuros pelo de grau, não enxergava um passo à frente devido a miopia.
– Esses idiotas não saberiam diferenciar nem mesmo se fosse uma gazela no lugar da Sakura, não se preocupe. O importante é que conseguimos dar tempo a eles, Sasuke e Itachi disseram que tentariam fazer tudo o mais rápido possível.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Acordo
FanfictionAos 28 anos e com um divórcio nas costas, Sakura Haruno sofre com o Síndrome do Pânico do dia dos Namorados. Como todos os anos pretendia ficar trancada em seu apartamento vendo séries, no entanto, seu ex marido e sócio majoritário da empresa, decid...