comia, não dormia e chorava o dia todo. Ela se sentia culpada e dizia que não cuidou bem da avó. Fiquei ao seu lado. Quando ela chorava, eu chorava também. Tentei ao máximo fazê-la não pensar muito nisso. Mesmo sabendo que não fiz um bom trabalho, foi melhor do que nada. Passar por esses momentos difíceis foi um desafio enorme. Khun Sam está bem melhor agora. O tempo curou as feridas de seu coração, então ela não se afogou mais em tristeza. A aura feliz está de volta entre nós. Pode-se dizer que passamos por poucas e boas.
Mas não somos o único casal feliz por aqui. Muitas coisas mudaram ao longo destes três anos. Khun Nueng está saindo com alguém mais novo. Jim está com dois filhos agora. Kate, como uma bela atriz que é, continua entrando e saindo de relacionamentos. Por último, Tee parou a curtição por causa de uma garota, Yuki, uma jovem com rosto lindo que capturou seu coração.
“Vou me casar.”
Tee anunciou em um dos nossos encontros mensais. Essa é a regra deste grupo: não importa o quão ocupada esteja, precisa arrumar um tempo para as amigas. Após ouvir isso, todas arregalam os olhos surpresas com a inacreditável, mas ao mesmo tempo, prazerosa notícia.“Sério? Vai se casar mesmo?” Kate quase se engasgou com o salmão que acabou de colocar na boca. “Alguém como você consegue ficar com uma pessoa só?”
“Por que faz parecer que sou uma pessoa horrível? Estou cansada de entrar e sair de relacionamentos. Quero parar e ficar com a pessoa certa.”
“Parabéns, Tee.” Dou um sorriso iluminado e sincero. Khun Sam me olha, mas não me diz nada, apenas responde brevemente.
“Sim, parabéns.”
“Pode parabenizá-la com mais entusiasmo? Ela é sua amiga, se lembra?” Kate diz com sarcasmo para a Khun Sam, que sempre foi fria assim.
“Preciso segurar um pompom e dançar também?”
“Por que você é tão sarcástica? Ah, sim, porque você não pode se casar por causa do ultimato da sua avó, hu dur.” Kate continua a ridicularizar, fazendo com que Khun Sam fique em silêncio. Mas quem está agindo mais estranhamente é a Jim. Ela não demonstrou reação e ainda por cima revirou os olhos, como se o que acabou de ouvir fosse irritante. Eventualmente, Khun Sam pergunta, porque não entende a reação estranha dela.
“Por que está tão quieta hoje?’
“Quer que eu segure um pompom e dance também?”
“Por que me copiou? Diga outra coisa.”
“Vou apenas te copiar.”
“…”
“Cara…”
“Está bêbada, Jim? Normalmente, você teria a reação mais louca. Tee vai se casar, pelo amor de Deus.” Kate enfatiza mais uma vez na tentativa de fazer a Jim ficar feliz. Todas olhamos para a Jim, que bebe todo o álcool do copo em uma golada e usa a mão para limpar a boca antes de bater o copo na mesa.
“Estou me divorciando.”
“Quê?/ Quê?/ Quê??”
Todas falamos ao mesmo tempo. Até mesmo a Khun Sam fica de queixo caído. Jim dá de ombros como se não fosse nada demais, como se tivesse acabado de nos dizer que tomou café da manhã.
“Por quê? Você tem duas crianças, mas vai se divorciar?” Tee pergunta chocada, enquanto Kate assente concordando.
“O sexo é ruim? Seu marido tem uma amante? Ou você não deseja mais ostras?”
“O que as ostras têm a ver com isso?” Khun Sam se vira para perguntar a Kate, com um rosto sério.
“Não é o momento certo para perguntar, Sam. Então Jim, por que está se divorciando?”
“Não suporto a vida de casada.”
Jim responde enquanto morde os lábios. A mais barulhenta e vívida, está mais quieta do que de costume, deixando o clima sombrio.
“O que é intolerável para você?”
“Não consigo ser monogâmica!” Jim responde com uma voz grossa, como se estivesse brava consigo mesma. “Não sei o porquê sou assim. Ele me ama. O sexo é perfeito. A única coisa errada sou eu.”
”Jim… você é uma pessoa terrível.” Tee diz, com voz falha. “Como alguém pode ser assim? Me sinto mal pelo seu marido.”
“Também me sinto mal por ele. Mas me sinto pior por eu mesma, porque agora sei como me sinto. Duas crianças não ajudaram, eles não me pararam. Como sabem, eu não teria me casado se não tivesse engravidado. Então, pense direito, Tee. Já perguntou a si mesma se quer parar com a farra antes de decidir se casar?”
“Ei, ela vai se casar. Não a faça duvidar da decisão. Você não gosta da vida de casada, tudo bem, mas não tente influenciar os outros.” Kate grita e acena para a amiga Tee. “Não escuta ela. Se quer se casar, case-se. Monogamia é bom. Você já aproveitou bem a vida. Se quer parar agora, então pare. Veja a Sam, quando conheceu a Mon, ela parou imediatamente.”
“Ela não conheceu ninguém antes. Não confie muito nela, Mon. Ela vai te deixar quando encontrar uma pessoa mais bonita.”
Khun Sam pega um pãozinho amanteigado e arremessa com força na cara da Jim, fazendo-a inclinar para trás. O rosto da Khun Sam não é diferente de um monstro, e ela está segurando um copo com água, prestes a jogar na amiga. Mas eu seguro seu pulso antes.
“Khun Sam, se acalme. Jim só está brincando.”
“Se ela quer se divorciar, que se divorcie. Mas não deveria destruir o relacionamento dos outros. Aquela monstra!”
“Era só um pão amanteigado, mas doeu.” Jim limpa as migalhas do rosto e das mãos. “Só estou alertando a Mon de que as pessoas mudam. Quando me casei, achei que poderia ficar com uma pessoa só, mas veja o que aconteceu. Estou arrependida agora.”
“Jim arruinou o clima de todas.” Tee disse, cruzando os braços. “Eu vim até aqui para vocês me parabenizarem e olha o que a Jim fez.”
“Você está hesitando, eu sei.”
“Não, mas me sinto mal por você ser assim. Suas amigas agora estão preocupadas sobre como você se sente.”
“Não mesmo. Estou com ódio da cara dela agora.” Khun Sam interrompe, então Tee encara ela.
“Cala a boca, Sam.”
“Estou feliz que você vai se casar. Mas estou alertando que não é divertido viver a vida com uma única pessoa todos os dias. A vida fica sem gosto. É chato ter crianças chorando em casa.”