— Bom dia, moça! Tudo bem? - Chamo atenção da mulher de cabelos cacheados que estava dentro do salão, alisando um cabelo.
— Bom dia, meu bem! Você tem horário marcado com alguém? - Pergunta, sem me olhar, ainda focada nos cabelos da cliente.
— Na verdade não, é que me falaram que você está precisando de uma cabeleireira aqui...
— Estou sim, amor! Você tem experiência?
Ela solta os cabelos da mulher e vem até mim, com um enorme sorriso no rosto.
— Tenho sim.
— Em quê?
— Química, corte e mechas. Trabalho com unha também, mas só me limito a fazer, não sei fazer extensão ou ir mais além. Sou mais focada em cabelos mesmo.
Entrego meu currículo para ela, ainda sorrindo por sua educação.
— Quando tempo de experiência mesmo? - Pergunta, observando meu currículo.
— Cinco anos. Comecei bem novinha. - Respondo.
Minha tia tinha um salão antigamente e tudo que eu aprendi, foi com ela.
— Bom, você pode ser auxiliar aqui por uma semana, aí eu vejo se você pode ficar com a vaga. - Ela caminha pelo salão, colocando meu currículo em uma gaveta no balcão onde tinha uma escova de cabelo em cima, ao lado de um secador. — Se puder, você já pode começar ajudando hoje. Tem baile e isso daqui vai ferver hoje.
Confirmo pra ela, mais feliz do que em qualquer dia em minha vida.
— Sou Isabella Campos, aliás. - Ela ri, notando que até agora nós não tínhamos nos apresentado.
— Mariana Nascimento.
Mando uma mensagem para Hugo, avisando e eu guardo minha bolsa em um armário, que Isabella indicou.
— Você pode começar a lavando o cabelo dessas duas clientes que estão aqui. Elas vão dar BOTOX, as duas. Amanda e Ananda já estão chegando.
Dou um sorriso, vendo que uma das clientes se levanta e caminha até o lavatório, sorrindo para mim.
Coloco uma pequena toalha no pescoço da mulher, e pego sua bolsa, colocando no balcão atrás de mim.
Molho o cabelo ruivo da mulher, e logo em seguida, coloco um shampoo que estava em um vidro transparente no balcão em seus cabelos. Faço o processo três vezes até ver que já estava limpo e depois passo o condicionador. Tiro o excesso da água em seus cabelos e enrolo a toalha neles. E mulher me agradece, pega suas coisas e se levanta.
Logo seguida, a outra moça vem até o lavatório também.
Eu não acredito que hoje, quando sai de casa, conseguiria pelo menos uma oportunidade no primeiro lugar em que eu entro procurando emprego.
Eu não queria que o Hugo me sustentasse, como ele pretendia. Eu também não ia viver dentro da casa dele. Iria alugar um lugar pequeno, talvez uma kitnet, e transformar em um lar para mim.
— Menina. Mó bafafá nessa favela hoje, viu? - Duas mulheres entram pela porta, correndo até Isabella, que ainda cuidava dos cabelos da mesma cliente. — Duas piranhas ali na ruazinha da caze, brigando por macho.
As duas eram extremamente parecidas, tirando o fato que uma era loira e a outra era morena. Acho que são as tais Amanda e Ananda que Isabella estava falando, já que elas estavam com jalecos pretos, com o nome "Bella'x" bem desenhado na parte direita da roupa.
— Quem é esse amorzinho aqui, Bella? - A loira pergunta, enquanto guardava sua bolsa, em uma divisória do armário que eu havia guardado as minhas coisas também.
— Meninas, essa é a Mariana. Ela vai fazer um teste com a gente aqui. - Isabella fala, desligando o secador. — Essas são Amanda e Ananda, meu amor!
As duas moças vem até mim e cada uma dá um beijo em minha bochecha.
Eu havia terminado de lavar o cabelo da moça, que já não estava mais no lavatório.
Meu dia passou rapidamente e eu lavei mais cabelos do que eu poderia imaginar hoje.
— Aline, amorzinho... Me explica, como eu vou começar a fazer suas mechas agora, para terminar até dez horas? Olha o tamanho desse cabelo, garota. Não tem como, o máximo que eu consigo, é te encaixar aqui para fazer uma hidratação e uma escova.
O salão está lotado, e com um enorme barulho.
A parte das unhas e sombrancelha era mais na parte do fundo do salão, Isabella me apresentou rapidamente o lugar e as meninas que trabalham lá no fundo.
— Mari, você pode fazer uma hidratação da Wella no cabelo de uma cliente de última hora?
O salão era para ter fechado às seis hoje, por conta do baile, como planejado na agenda, mas quem trabalha em salão sabe que nunca funciona assim.
Confirmo para Isabella, que sorri feliz para mim.
Ela iria pagar meus dias de experiência, independente se desse certo ou errado.
— O kit de hidratação está aí na parte de baixo no balcão, está com o nome dela!
Procuro o kit com nome Aline escrito, e encontro rapidamente. Fico observando o fervor que estava o salão, enquanto aguardo a cliente aparecer.
Eu já estava cansada. Mas mesmo assim estou feliz.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Baianinha - Filipe Ret [ Morro ]
Romance"Você e a favela, baianinha, são minhas prioridades."