2. A Incrível Mente Criativa

10 3 25
                                    

Olá! Sejam todos muito bem-vindos a mais um capítulo de Dias Atípicos, pensado e roteirizado por ninguém mais, ninguém menos do que eu, a autora ApenasTNT!

Hoje iremos falar da imaginação humana, ainda mais aquela que assola os escritores. Batam palmas para A Incrível Mente Criativa!

Amada e odiada, isso ainda é um assunto muito interessante de se discutir. Afinal, a imaginação e criatividade variam de pessoa pra pessoa, então há pontos de vistas diferentes em todos os cantos. É com certeza um tema que não tem uma única resposta e nem somente uma única linha de pensamento. Por isso é um assunto que eu gosto bastante de conversar.

Na maioria dos casos, eu sempre tive uma mente muito fértil e de fácil imaginação. Eu sempre criei conceitos, roteiros ou artes baseando-me em ideias ou situações muito… anormais? Não sei.

Artistas no geral, por favor, juntem-se a mim e comprovem minhas palavras.

Eu sempre consegui tirar ideias para roteiros do além, sério. Lembro que já pensei em plots olhando o céu, uma planta, um pombo, uma situação específica que vi ou passei, um tema… é algo que eu sempre tive muita facilidade e, as pessoas olhando de fora não acreditam que eu idealizei algo tão absurdo e complexo porque vi uma formiga no chão.

Purplish Vampire foi pensado como uma maneira de ridicularizar vampiros. Por isso existem coisas realmente estranhas, como o "suquinho de sangue", o mercadinho de sangue e as presas enormes. O contar do arroz, o Sol, o fato dele ser um vampiro e ter um espelho em casa, não reagir ao alho… mas aí a história tomou outras rédeas e o que era para ser pura comédia se tornou um angst com cenas engraçadas às vezes.

Ou quando eu decidi escrever toda uma história onde seres mágicos ou diferentes chamados Anomalias vivem em conjunto com os seres humanos em uma única sociedade, enfrentando preconceitos e muitas outras coisas; com seres que nasceram desde com asas ou poderes invisíveis até pessoas que sofreram mutações ao decorrer da vida ou até mesmo pessoas com doenças estranhas; todo esse universo porque eu tinha criado uma OC ( original character ) que era híbrida de lobos e outro que tinha asas de anjo e imortalidade.

Viu? A imaginação é algo incrível.

Agora, pelo outro lado…

Quando a pessoa tem uma máquina ao invés de um cérebro, é meio complicado. Você cria várias histórias, enredos, personagens, jeitos, cenários, tudo em uma velocidade absurda, que acaba juntando várias coisas juntas e, no final, você se sente sobrecarregado o suficiente para não trabalhar em nenhuma dessas obras. E se trabalha, por ter vários outros plots acontecendo ao mesmo tempo, você pode acabar não dando tudo de si naquela história.

Falo isso porque eu sou assim. 

Juro, eu crio um milhão de plots por dia, mas tenho tantos que acabo não trabalhando em nenhum. Atualmente, estou "focando" em cinco plots, onde alguns ainda nem foram ao ar, e ainda assim já é bem trabalhoso — sem contar aqueles que iniciei, postei e não dei continuidade. É bem complicado administrar tudo isso, e aí entramos em um estado deplorável de "bloqueio criativo" e é aí que não trabalhamos em absolutamente nada.

Mas eu vou tentar falar algumas técnicas para controlarmos essa nossa mente criativa e alucinada ( como se eu tivesse moral pra isso, mas enfim né amores ).

1.Tente Relaxar

Pessoas que tem máquinas no lugar do cérebro costumam ser muito agitadas e ansiosas. Pensam num plot e já saem escrevendo por aí, sem realmente planejar nada. Ou pior: não conseguem se controlar e aí se sentem mentalmente sobrecarregadas. 

Não se desesperem! Façam como eu: tire férias da escrita, façam esportes, assistam filmes e séries, leiam livros, desenhem, durmam numa rede, saiam para bater perna, interajam com seu pet, enfim. Esqueçam que a escrita — ou qualquer outra coisa que você faça que ative essa sua mente criativa — existe e vive um pouco. Isso realmente me ajuda e eu volto renovada, juro. 

2. Não se Sobrecarregue

Isso aqui eu também preciso aprender. Não se encham de projetos de uma única vez, sobrecarregando a cabecinha de vocês. Isso é mais cansativo do que parece.

Se você rascunhou um plot, está animado com ele e vê algo promissor, tenta trabalhar só nele. Foque nele, entende? Tipo, apesar de eu ter cinco projetos que estou tentando focar, eu só estou trabalhando em dois, e nem é todo dia. É quando tenho tempo e motivação. Não se force a fazer algo que sabe que não vai aguentar. Eu levo muito bem dois plots, então até eu terminar um ou até os dois, eu não pretende mexer em outro — a menos que você esteja sem motivação para os outros e tenha tido uma ideia para aquele, que é o que eu faço.

3. Planeje suas Coisas

Eu tinha a terrível mania de planejar um total de 0 coisas e só sair escrevendo sem rumo. Isso é péssimo porque você pode ter vários furos de roteiro, falta de ideias, falta de direção, etc. E quando eu aprendi a planejar minhas histórias antes de escrever, meu jeito pra escrita melhorou e muito.

Acham que eu não planejei os capítulos de Dias Atípicos? Claro que sim! Não todos ainda, mas uma maioria.

Mesmo eu planejando o roteiro, eu ainda gosto de abrir margem para a minha criatividade, e é super normal você ir mudando as coisas com o tempo. Isso é algo que posso tentar abordar mais detalhadamente em um próximo capítulo. 

( Obviamente eu irei falar ).

Mas tomem cuidado: não se prendam muito no planejamento. Vocês podem acabar tendo bloqueio criativo ou falta de motivação porque, ao invés de você ir escrever, ficou detalhando coisas que não precisava e que poderiam ser aprimoradas durante o processo de escrita. 

Último, mas não menos importante:

4. Procurem terapia.

Isso é auto explicativo. 

Um capítulo mais tranquilo para falarmos da nossa criatividade doentia, foi isso que vimos hoje. Então, eu gostaria de saber: como é a sua incrível mente criativa? Como ela funciona? Em que área ela se destaca?

Deixe aqui algum comentário, opinião ou ideia para algum próximo capítulo!

Próximo capítulo: Sensação de Perfeccionismo.

Bom, hoje eu me despeço por aqui. Espero muito que tenham gostado e, ei, eu quero vocês usando minhas dicas de ouro ( e se quiserem mais, é só pedir nos comentários ).

Um GRANDE beijo, e até o próximo capítulo!

ApenasTNT 2023









Dias Atípicos Onde histórias criam vida. Descubra agora