Olá! Sejam todos muito bem-vindos a mais um capítulo de Dias Atípicos, pensado e roteirizado por ninguém mais, ninguém menos do que eu, a autora ApenasTNT!
Antes de mais nada: viram a capa nova? O que acharam? Eu que fiz tudo, vius! Espero que tenha ficado legal para vocês!
Hoje nós vamos falar sobre um tema que eu também acho bem legal, fundamental e que já se encaixa bastante no que eu gosto de fazer e compartilho com vocês.
Num dos primeiros capítulos que falaremos sobre escrita, aplaudam o nosso tema do dia: O que nos Motiva a Escrever?
Basicamente, dentro deste livro vai ter uma espécie de "quadro" chamado "Papo de Escritores". Nele eu irei falar sobre coisas que englobam escritores, o mundo da escrita, dicas, estudos, ideias, etc. É bem legalzinho e eu acho legal mesclar coisas do cotidiano com coisas sobre a escrita. Além de ser interessante, me pouparia de fazer outro livro específico só pra isso, o que me daria muito mais trabalho e faria com que eu me perdesse horrores.
Então, esse capítulo é meio que uma "introdução" a esse quadro que teremos por aqui também.
Enfim, não sei se muitos de vocês gostam e escrevem, mas imagino que ao menos alguns por aqui fazem isso, e assim como eu, deve ter alguma coisinha que te motiva a continuar escrevendo seja lá qual plot maluco esteja tendo sua vida criada através do trabalho árduo de seus dedos.
O negócio aqui é que ao menos eu, Tai, não vejo sentido em um escritor escrever sem motivação. Seja esta muito específica ou mais abrangente; no mais, há sim algo que eleva esse escritor a continuar com suas ideias, porque eu acho impossível alguém escrever todo um livro sem uma motivação, até porque, quem escreve sabe que isso é algo que exige demais da gente e pode acabar nos desgastando. Já vi casos onde o autor perdia a motivação e simplesmente pegava desgosto pela própria obra — que muitas vezes era incrível — e desistiam de tudo. Isso é algo que realmente magoa bastante e acaba sendo super triste de se ver; por isso temos que ter uma motivação. Um motivo para escrevermos.
Eu comecei tendo como motivação passar meus sentimentos à limpo e transformá-los em uma espécie de arte abstrata. Para muitos leitores, aquilo era só um texto complexo que, apesar de passar sensações, acabava deixando-os com uma interpretação dúbia, e eu acho incrível como a escrita deixa isso em aberto com muita facilidade, porque somente eu, como autora, sei realmente o que eu quis dizer com aquilo, e melhor: consegui transformar algo de mim em arte. Dialogar indiretamente com poesias, textos, contos, ou até mesmo histórias longas; trazer mensagens significativas, dar a vida, tirá-la, descrever, minuciosamente, sentimentos e cenas que na nossa vida real são completamente ignorados... isso faz com que prestemos mais atenção ao nosso redor, nas linhas, cores, sentimentos, pessoas; nos obriga a até mesmo analisarmos o que nós mesmos estamos passando e sentindo, tudo para que consigamos transcrevê-los e transformá-los em algo maravilhoso. Isso é uma das coisas que mais me motivam a escrever, porque só quem escreve sabe o quão boa é essa sensação.
Óbvio, tratando-se de histórias para a internet, além do próprio gosto pela escrita e tudo isso o que eu falei acima, vêm os leitores. Ver que as visualizações aumentam, ler os comentários positivos e suas reações, ver os seguidores, as listas engraçadas que vocês adicionam as obras, os favoritos... isso também é importante e acaba se tornando um combo muito satisfatório.
Mas para aqueles que não — ou quase não — escrevem e querem começar mas não se sentem encorajados, não se preocupem. Para aqueles que pensam que escrevem mal ou que tem más ideias, não tema! Não pense que grandes escritores e até mesmo os mais humildes ( vulgo eu ) começaram sabendo de todas as regras e sendo perfeitos, porque não foi assim. Começamos ruins, com a escrita em desenvolvimento, plots bons mal aproveitados ou plots péssimos, má administração de projetos, mas sabe o que nos elevou? Não somente uma motivação plausível, mas o amor pela escrita, e acho que essa motivação é a mais importante. O amor pelo o que você faz. Porque amando você sente interesse, e no interesse você procura melhorar, acha motivos, evolui, e assim vai.
Não pense você que se pode escrever uma história inteira sem amor e motivações. Até pode, mas a qualidade com certeza não vai ser a mesma. Você não vai dar o seu melhor, se esforçar, e talvez no final você despreze o que fez.
Mas não se desespere! Apenas foque em começar devagar, sem pressa nenhuma. Desenvolva seu amor pela escrita, ache a sua motivação, trabalhe em cima disso e seja feliz.
Essa é a introdução para esse quadro que teremos de vez em quando aqui, em Dias Atípicos. Logo trarei dicas, conversas, ideias, e ele será melhor desenvolvido. Tenho várias ideias e acho que vai ser bem bacana!
E é assim que acabamos. Perdão pela demora da atualização, a vida e a rotina não é fácil. Mas eu amo o que faço, então logo tudo se torna mais divertido e leve, apesar dos perrengues.
Deixe aqui algum comentário, opinião ou ideia para algum próximo capítulo!
Próximo capítulo: Crush's da Vida
Um GRANDE beijo, e até o próximo capítulo!
— ApenasTNT 2023
VOCÊ ESTÁ LENDO
Dias Atípicos
Random" Um passatempo divertido onde a autora fala dos mais variados assuntos, enquanto que os leitores se deleitam com mais um ( estranho ) monólogo de Dias Atípicos. "