Estamos em fila pra ver o sorteio.
Prim está apavorada, ainda mais agora que anunciaram que terá três tributos aqui, o que deu a ela duas semanas sem dormir direito. Embora não admitimos, Katniss e eu também.
Nós três estamos de mãos dadas, Prim no meio. De repente, Prim para de andar. Nós a levamos pro canto.Bronwyn: Tá tudo bem. Tudo bem.
Katniss: É hora de se inscrever. Vão picar seu dedo pra coletar sangue.
Prim: Vocês não falaram...
Bronwyn: Sabemos. Não dói muito. É só uma picadinha.
Katniss: Vá sentar com os pequenos, te encontramos depois.
Voltamos pra fila, com um ar meio pesado, assim como todos os Jogos.
Katniss e eu já fomos. Nós ficamos lado a lado, esperando sortearem os três tributos desse ano.
Katniss e eu demos as mãos e procuramos Gale.
Ele fala mexendo os lábios "Vai ficar tudo bem."
Nós assentimos com a cabeça, com um sorriso, mesmo sem a preocupação ir embora.Effie Trinket dá umas batidinhas no microfone pra chamar nossa atenção.
Effie: Bem-vindos! Bem-vindos. Feliz Jogos Vorazes! E que a sorte esteja sempre a seu favor. Agora, antes de começarmos, temos um filme muito especial oferecido pela Capital.
Ela fala tudo isso sorrindo.Eles rodam o filme, que eu e Katniss já decoramos e que deixou todas as crianças assustadas.
Effie: Ah, eu amo isso! Chegou a hora de selecionarmos um jovem e uma jovem corajosos...
Bronwyn: Corajoso é meu rabo!
Falo baixinho apenas pra Katniss ouvir, e ela riu.Effie: ... para ter a honra de representar o Distrito 12 na 74° edição dos Jogos Vorazes. Como sempre, as damas primeiro.
Seguro a mão de Katniss com mais força, começando a suar.
Effie enrola pra pegar um papelzinho, e quando ela pega, ela espera chegar ao microfone para anunciar.
Só aí ela chama:
Effie: Bronwyn Everdeen!
Eu congelo. Katniss aperta minha não com mais força. Eu vejo a cor saindo do rosto dela. Lá atrás, vejo minha mãe e Gale prendendo a respiração.
Eu solto a mão da minha irmã e, devagar atravesso o tanto de gente até o corredor que leva ao palco.
Mas, assim que recuperou a consciência , Katniss me segue correndo e gritando.Katniss: Bronwyn!!
Viro pra trás.Pacificadores seguram o braço da minha irmã.
Katniss: Parem!! Eu me ofereço.
Ela se livra dos Pacificadores.Katniss: Eu me ofereço como tributo!
Bronwyn: Katniss, não!
Falo baixinho.Effie: Ora, ora. Acho que temos uma voluntária, Sr. Prefeito.
Volto até Katniss.
Bronwyn: Katniss, o que...
Katniss: Ache a mamãe. Cuide da Prim, por favor!
Bronwyn: Não. Não!
Katniss: Me desculpe.
Ela fala indo até o palco, ou melhor, sendo levada até o palco.Eu volto pro meu lugar de antes, ainda em choque.
Effie: O Distrito 12 tem sua primeira voluntária. Tragam-na.
Katniss vai até ela, devagar.
Effie a leva até o microfone.Effie: Qual o seu nome?
Katniss: Katniss Everdeen...
Effie: Aposto meu chapéu que aquela é sua irmã. Qual a idade dela?
Katniss: 15.
Effie: Uma salva de palmas pra nossa voluntária.
Ninguém bateu palma.
Tomei coragem e toquei meus três dedos médios da minha mão esquerda em meus lábios e levantei em sua homenagem, em sinal de respeito, logos todo imitam.
Ela me olha com um olhar de agradecimento e desculpas. Eu sorrio de volta.
Sei que ela vai sobreviver, ela é esperta e boa no arco.Effie: Agora, vamos para os meninos.
Ela pega um papel e lê.Effie: Peeta Mellark.
Um menino que parecia ter a idade de Katniss vai até o palco, um pouco assustado. O menino era loiro de olhos castanhos, e filho dos donos da padaria. Quem diria...
Effie: Perfeito! Agora o último, mas não menos importante tributo: Primrose Everdeen.
Ah não, ah não, ah não, ah não!!!
Prim muito assustada, faz o mesmo caminho que eu.
Olho pra Katniss ela também não sabe o que fazer.
Sem pensar, corro até ela, e imito Katniss.Bronwyn: Eu me ofereço! Eu me ofereço como tributo!!
Não sei dizer se o olhar de Katniss é de alívio por Prim estar bem, ou preocupação por minha causa.Effie: Mas que reviravolta no Distrito 12! Duas voluntárias em um dia!!
Ela estava claramente feliz.Effie: Vem aqui, querida!
Subo até o palco.
Effie: Qual o seu nome??
Bronwyn: Bronwyn Everdeen..
Effie: Ahh, então imagino que Katniss e Primrose são suas irmãs! Não é?
Bronwyn: É..
Falo ainda estupefata.Effie: Qual a idade das duas? A sua é quinze, segundo Katniss.
Bronwyn: Elas tem 16 e 12.
Effie: Maravilha!! Então aqui estão os tributos do Distrito 12! Apertem as mãos.
Nós três apertamos a mão um do outro.
É, morrer aos 15 anos, pelo menos vivi uma década e meia, e Prim está segura.
Agora só temo por Katniss...
VOCÊ ESTÁ LENDO
Afterglow | Jogos Vorazes
AcciónVivemos em uma sociedade onde pessoas se divertem vendo um jogo onde vinte e cinco adolescentes se caçam até a morte. Parecia que não haviam passado por uma quase extinção nos Dias Escuros. Cada ano, dois tributos, uma garota e um garoto, eram sorte...