Guerras Etéreas

8 1 0
                                    

Kolen Varko, chamado o quarto dos etéreos, seguidor de Arthemon o Profeta, vivera no tempo em que Aldoren era dividido em reinos e vira surgir o Império a partir da antiga cidade-estado de Albelungen.

Dizem que, juntamente ao dez generais, fora um dos grandes responsáveis pela consolidação do poder do Imperador, assumindo a função de Grão-leitor da casa imperial tão logo esta foi instaurada.

Kolen ficou conhecido como o Conquistador e dizem que era corpulento como um elefante e sua força era algo difícil de mensurar em termos humanos.

Aurim bem conhecia as lendas que contavam sobre o primeiro Grão-leitor, inclusive aquela parte da estória que os leitores do Império haviam inventado para justificar o fim inesperado dele.

Uma catástrofe! Diziam eles. Numa batalha sem precedentes, dois etéreos que supostamente tinham planos de tomar o poder dos leitores da Casa Imperial de Aldoren, decidiram empreender uma gigantesca campanha para conquistar Albelungen e se apropriar do livro-mestre.

Dizem que um deles era chamado Ludgard Sharz e a outra Rilfren Amantis, respectivamente o quinto e a sexta dos etéreos. Ele um velho com poderes mágicos excepcionais e ela uma guerreira infatigável famosa por sua beleza incomparável. Dizem que individualmente não seriam páreos para Kolen, mas como haviam formado uma aliança, devido a sua ambição comum de esfacelar o império, eles teriam após um longa batalha derrotado o Grão-leitor, isso no tempo em que o sétimo etéreo, chamado Seon, acabara de obter seu poder no monte Ethron.

Essa era a estória que os imperiais contaram pelo mundo afora, embora toda ela fosse bastante controversa. Mesmo porque as lendas diziam que Asan Gorid também tivera parte importante na disputa a despeito da versão oficial...

Muitos relatos haviam caído no esquecimento, num mundo em que dominava o espírito de concordância com o livro-mestre, mais do que a lógica e o espírito investigativo de Aurim.

*

A Guerra Etérea foi um dos episódios mais famosos do mundo pré-imperial. Diz-se que sua consequência mais conhecida foi o fim dos antigos reinos e sua submissão ao poder do Imperador.

Com a derrota de Kolen Varko para Ludgard e Rilfren, a casa imperial precisava urgentemente de um novo Grão-leitor e foi nessa época em que Albelungen esteve a ponto de cair. Felizmente Arthemon era tão ardiloso que, conforme diziam os imperiais, não se contentara em atrair o tempestuoso Kolen para sua causa. Talvez sabedor da imprudência dele, buscara meios de garantir que seus objetivos se cumprissem, mesmo depois de seu desaparecimento.

Quem saberia dizer o que levara Seon àquele lugar depois de receber o poder do monte Ethron? Alguns diziam que queria vingança contra Kolen Varko por destruir o reino gelado de Hallanta. Outros, que era movido apenas pela cede de poder, já que nos dias de sua chegada a Albelungen, o Grão-leitor já havia sido derrotado.

Certo é que ele estava ali na fase subsequente da Guerra Etérea como uma das forças mais significativas, já que capaz de rivalizar com os poderes de Ludgard e Rilfren.

Foi um período muito longo e repleto de lutas cruentas, quando os dez generais surgiram com grande bravura. Homens escolhidos por Arthemon e imbuídos de poder para defender o livro, o império e assegurar sua expansão. O vazio de poder deixado por Kolen, foi preenchido provisoriamente por eles, que ao retornarem à Albelungen, depois de conquistar o mundo, asseguraram-se de que não caísse nas mão de Gloris, o reino do altiplano, onde se estabeleceram sua cidade fortificada Ludgard e Rilfren.

Tratava-se de um território não tão vasto, já que os dois etéreos concentravam seus esforços mais na destruição de Albelungen, algo que nunca aconteceu, do que em conquistar territórios.

A postura beligerante deles lhes rendeu a antipatia dos povos de Aldoren, que os consideravam como meros tiranos ambiciosos que se importavam somente com o poder e que não se preocupavam, se para obtê-lo, tivessem de afundar o mundo num mar de sangue.

O fiel dessa balança, por isso, veio a ser Seon, um novato, alguém que errara pelo mundo, após o fim de Hallanta e antes de ser aliciado para a causa do Império por Lothar Marz, um dos dez generais.

Seon nada sabia do mundo e das intrigas políticas entre Albelungen e Gloris, tudo o que sabia era lutar e sobreviver. Fora o astuto general quem descobriu um meio de convencê-lo a se aliar ao Império contra o reino inimigo.

As ofensivas de Gloris eram constantes nestes tempos. Não havia sequer um dia de trégua para Albelungen. Muitas e muitas vidas foram perdidas e, paulatinamente, os antiimperiais se aproximavam da capital, apesar dos esforços militares dos dez generais.

Diz a lenda que foi durante uma das batalhas, quando Seon já lutava ao lado de Lothar, que o último etéreo conheceu seu primeiro grande amor. 

Memórias de AldorenOnde histórias criam vida. Descubra agora