O APAGAR DE UMA ESTRELA: A TRAJETÓRIA DE FERNANDA CLIFFORD NA CENA DO POP NACIONAL
Por Célia Santos
Nos últimos anos, Fernanda Ferreira Clifford havia se tornado uma figura de destaque, principalmente na vida política nacional, sendo uma das figuras mais representativas da chamada "nova direita brasileira", um movimento que veio ganhando, desde de 2010, grande referência entre a juventude da classe média-alta. No entanto, o que poucos lembram é que, independente de suas convicções políticas, Fernanda F. Clifford foi, durante anos, uma das maiores figuras da cultura pop nacional. Assim como Xuxa, Patrícia Marx, Sandy, Fernanda Clifford ou simplesmente "Nanda", como se tornou conhecida no cenário midiático, foi uma das figuras femininas de maior destaque em vários segmentos culturais, seja como modelo, seja como cantora.
O fato é que, concordando ou não com suas convicções políticas atuais, ou com suas crenças religiosas que, desde 2008 ela passou a expressar de forma mais pública, ela deixou uma forte marca como um fenômeno cultural, inclusive sendo pioneira em várias tendências que hoje fazem parte do nosso dia a dia.
Fernanda Clifford apareceu pela primeira vez nos holofotes quando tinha apenas um ano, fotografando para anúncios de marcas que, inclusive, ficaram famosas por conta das campanhas que ela protagonizou.
"Confesso que éramos o 'primo-pobre' do mercado até o momento em que começamos esta campanha" - disse José Messias Azevedo, dono das fraldas PUFFY, que ficou nacionalmente conhecida após o comercial onde Fernanda fez sua primeira aparição. O país inteiro se rendeu à fofurice das bochechas rechonchudas e daqueles olhinhos angelicais da pequena Fernanda. A campanha fez tanto sucesso que a marca fechou uma parceria que durou três anos. Nesses três anos em que foi o rosto da marca PUFFY, a empresa de José Messias tornou-se uma das referências na produção de fraldas descartáveis.
Entre os anos de 1983 a 1989, enquanto o rosto de Fernanda Clifford esteve em todos os comerciais mais importantes do País, ligados a brinquedos, roupas e acessórios infantis. Mesmo sem saber, nossa pequena estrela influenciou milhões de crianças, sendo um dos símbolos da sua geração. Muitos talvez achassem que o próximo passo de nossa pequena estrela fosse a carreira de atriz, algo muito natural para as estrelas que brilham no mundo dos comerciais, mas, surpreendentemente, nossa pequena star some das telas. Demorará uns seis anos até que reencontrassemos Fernanda trilhando agora uma nova estrada.
Em 1995, com treze anos, Fernanda reaparece na cena pop não mais como modelo, mas como cantora-mirim gospel. Lembremos que a música gospel só ganhou mesmo espaço no cenário pop nacional a partir dos anos 2000 com sucessos de padres-cantores e de vários cantores e cantoras evangélicos que ganharam visibilidade do grande público. Além do seu pioneirismo, a grande diferença entre Nanda (seu nome artístico na época) e as estrelas da música gospel nacional atual era o fato de que, enquanto a maioria desses artistas já eram famosos em seus nichos, Nanda, de cara, cai nas graças do grande público, cantando seus louvores infantis.
Entre 1995 e 1999, Nanda emplacou vários sucessos, um atrás do outro, com dois discos de ouro (1995 e 1996), dois de platina (1997 e 1998) e um de diamante (1999). Todos já falavam de uma possível carreira internacional quando, bruscamente, o sonho da fama se tornou num terrível pesadelo.
No dia 15 de novembro de 1999 Nanda foi sequestrada quando saía de casa e ia para o estúdio de gravação. O País viveu vinte dias de pavor e angústia, quando, no dia de Natal daquele ano, Fernanda foi finalmente libertada, após o pagamento de resgate de dois milhões de reais. Investigações levaram à descoberta de que o sequestro havia sido planejado por membros da própria gravadora da cantora e contou como cúmplices empregados que trabalhavam na casa da família Clifford por mais de dez anos. Após três meses de investigações, os membros da quadrilha de sequestradores foram encontrados e presos, e, a maior parte do dinheiro, restituída à família.
A experiência, no entanto, afastou Fernanda Clifford definitivamente das câmeras e dos palcos. Era o fim de "Nanda". Em Fevereiro de 2000, a cantora gospel anuncia à imprensa que estava se retirando definitivamente da carreira de cantora e do show business: "Cantar - disse ela na coletiva de imprensa onde anunciou publicamente o encerramento da sua carreira - sempre foi e sempre será a minha vocação, mas, o que toda essa experiência me ensinou é que há inúmeras formas de ganhar mais almas para Jesus fora dos holofotes. Quero encontrar um caminho em que eu possa anunciar a palavra de Deus sem expor a minha imagem e a imagem da minha família mais do que já nos expomos simplesmente por ser quem somos hoje".
Se, por um lado, Fernanda conseguiu manter-se afastada dos palcos, por outro, a história de sua vida mostraria que ela não conseguiria afastar-se das câmeras. Cinco anos depois, uma figura tornou-se a sensação da internet: Samara! A garota-propaganda da Agência Digital Sirens fazia sucesso nas redes sociais gravando posts sempre vestida de uma máscara. Durante quase um ano, todos na Internet procuravam saber quem era o rosto por trás da máscara.
A personagem Samara foi a primeira grande "digital influencer" numa época onde as redes sociais não tinham a influência que têm hoje. Qual não foi a surpresa de todos quando, no dia trinta e um de outubro de 2007, que a verdadeira identidade de Samara era na verdade... Fernanda Clifford. Numa revelação polêmica, a ex-cantora e ex-modelo infantil surpreendeu a todos ao revelar que era o rosto por trás da modelo que fazia campanhas de anúncios através de posts provocantes nas redes sociais.
Parecia que Fernanda estava tentando se desvencilhar da imagem de garota certinha e recatada com que tinha ficado conhecida por todos durante os anos noventa. No entanto, a experiência que resultou no incêndio na festa da noite em que revelou a verdadeira identidade, encerrou de vez sua passagem no mundo do entretenimento.
Se nesta última década, o nome de Fernanda Clifford aparecia agora relacionado às polêmicas políticas, fazendo com que ganhasse antipatia de várias pessoas ao defender posturas extremas como a defesa da legalização do kit "cura-gay" ou as suas declarações controversas a respeito do aborto e de várias pautas de esquerda, chegando inclusive a declarar sua simpatia por grupos de extrema-direita, o fato é que, independente do que ela se tornou, Fernanda Clifford tem seu lugar na história da cultura pop e, independentemente de nossa opinião pessoal, o fato é que ninguém que tome conhecimento dela ficará indiferente a sua figura...
VOCÊ ESTÁ LENDO
O GRANDE IRMÃO OU A VERDADE SOBRE FERNANDA CLIFFORD
Misterio / SuspensoNuma noite chuvosa, o cadáver de uma mulher é encontrado num motel nos confins da Região Metropolitana de Fortaleza. O que ela estaria fazendo ali? Teria sido levada contra a sua vontade? Quais as circunstâncias de sua morte? Essas perguntas, soam a...