<>:<>
Um homem subiu no alto da ponte tombada, claramente fora de si.
A mulher gritou por ele, seu marido, a voz ecoando na brisa pesada de um ar poluído. Ele instalou em si um bioprograma pirata modificado, que prometia desenvolver asas, desafiando, como tantos outros antes dele, a razão e as leis naturais. Desconhecia o básico dos HUPGrades: eles só ativam aspectos naturais da filogenética na ontogênese humana, ou seja, aquilo que o corpo pode suportar.
João sempre foi fascinado pela ideia de voar.
Quando criança seus olhos brilhavam enquanto ele sonhava em voar pelos céus, sentindo o vento em seus cabelos e o sol em seu rosto. O vi envelhecer e começar a procurar maneiras de tornar esse sonho uma realidade: asa delta, parapente, BASE jumping, mas nada parecia saciar completamente seu desejo pela liberdade incondicional dos pássaros.
Como um vício, buscava crescente emoção, arriscava mais. Mas a verdade é que o voo sempre foi, para a espécie humana, uma ação temporária e sempre auxiliada.
No ano de 2094, em seu aniversário, João ouve falar de um projeto de bioprograma que promete conceder-lhe asas. Estava sendo anunciado por uma empresa clandestina, conhecida de certos amigos de João, chamada DeePro, que afirmava vender a mesma tecnologia HUPGrade financiada pelo governo e desenvolvida pela empresa ALTA.
O que fez brilhar os olhos de João era um procedimento de instalação genético, que prometia permitir pessoas desenvolverem características semelhantes às de pássaros, incluindo visão aprimorada e capacidade de voar.
O sonhador ficou cético no início, mas quanto mais lia sobre isso, mais intrigado ficava. Ele mergulhou na deep web e passou horas estudando a pesquisa, assistindo a vídeos de pessoas que usaram o programa e lendo depoimentos de clientes satisfeitos. Finalmente, decidiu arriscar e fez uma encomenda clandestina.
A princípio, tudo parecia estar indo bem. João podia sentir seu corpo mudando, ficando mais forte e mais flexível a cada dia que passava. Percebeu detalhes que nunca havia notado antes e se sentiu mais vivo e conectado ao mundo ao seu redor.
Mas então as coisas pioraram. Um dia, acordou e encontrou seu corpo dilacerado pela dor. Ele podia sentir seus ossos se movendo, abrindo-se de maneiras que faziam sua pele esticar e rasgar. Correu para a sacada de seu apartamento e olhou com olhos alterados a antiga ponte pênsil, há muito tombada. Ele gritou por socorro, mas ninguém apareceu.
Mutações podem ser destroçadoras. Com o HUPGrade era possível melhorar a visão, ou aperfeiçoá-la usando DNA dos pássaros, tornando-a mais avançada. Mas é impossível criar asas.
Abaixo da ponte, uma comoção. A multidão gritava para ele descer. Mas os gritos foram interrompidos por um silêncio estarrecedor quando os drones jornalísticos mostraram a mutação acontecer de forma horrível com aquele pobre sonhador.
Por alguns momentos as costelas do homem se abriram e ele gritou, horrorizado de dor e pavor. Com a pele estendendo-se, planou momentaneamente para em seguida chocar-se contra as águas do canal da Baía Norte, dezenas de metros abaixo, morrendo instantaneamente.
Tudo sendo transmitido ao vivo no noticiário, apavorando as pessoas e desesperando os investidores da tecnologia milagrosa da ALTA, a nova empresa biotecnológica patrocinada pelo governo.
Entre as muitas pessoas que testemunharam esse horror, estava Allison. Ela assistiu a cena terrível se desenrolar à sua frente, incapaz de desviar o olhar enquanto a multidão se aglomerava para ver o corpo despedaçado de João.
A imagem daquele homem caindo do céu quebrou algo dentro de Allison, sua natureza sensível fez acender uma chama de resistência antes dormente.
O ciclo se repete, como tantas vezes testemunhei. A morte de João era uma metáfora brutal para a situação atual do mundo: pessoas comuns eram usadas como cobaias em nome do progresso, sacrificadas para a exploração insensível de tecnologias mal entendidas e mal regulamentadas.
A ALTA.Gov tranquilizou todos nas semanas seguintes, dizendo que isso é o que acontece quando o tráfico e o uso pirata da tecnologia ganha o submundo do crime. O uso autorizado, original e seguro da tecnologia só irá proporcionar avanços, pessoais e sociais. E era isso que eles garantiam.
Allison embrulhou o estômago diante daquela balela. O uso autorizado só para poucos levaria a sociedade toda ao sofrimento, pensou. Estavam usando a desgraça das minorias para promover a sua desumanização.
Os avanços serviram para criar um abismo cada vez maior entre ricos e pobres, entre marginais, minorias, miseráveis, aprofundando cada vez mais a desigualdade e servindo claramente como seleção. Deixar os marginalizados usarem tecnologia pirata era a forma de se livrar deles.
Ela sabia disso desde a primeira vez que ouvira seu irmão, atualmente desaparecido, falar sobre elas, anos atrás, antes de se tornar um dos cabeças do programa HUPGrade da ALTA.Gov, para realizar o sonho de levar a humanidade para um novo estágio evolutivo.
Eles estavam usando os sonhadores e os marginalizados como cobaias, sacrificando-os em nome do progresso e do lucro.
Era tudo familiar para Allison, que cresceu assistindo seus amigos e parentes indígenas lutando por direitos ancestrais de não aceitar promessas pela destruição de sua cultura, terra e tradições.
Meu olhar se interessou ainda mais por sua jornada quando percebi seu ímpeto de revolta. Como tantos antes dela, sentiu que precisava fazer algo para enfrentar as elites e as empresas de biotecnologia. Com informação, ajudar a lutar pelos direitos das pessoas que poderiam de fato se beneficiar com essa tecnologia, como sua mãe. Dora Aporã morreu de complicações genéticas, que poderiam ter sido curadas pelos bioprogramas.
Seu coração doeu no peito ao lembrar das promessas do seu irmão, que nunca se realizaram.
Ela iniciou um movimento, organizando protestos, escrevendo artigos, produziu um vlog. Allison queria justiça. Mas como João, seu voo de liberdade foi interrompido abruptamente - ela foi perseguida, desacreditada, ridicularizada.
Mas a luta de Allison somente terminou quando a ALTA bateu em sua porta com uma proposta ameaçadora. Foi um golpe duro, um lembrete cruel de sua impotência frente ao poder e à influência de grandes corporações. Ela se retirou da vista do público, parou de pintar, e voltou para o mundo dos games, que amava. Era onde encontrava uma forma de expressar sua resistência, terceirizando-a em personagens heróicos que não existiam no mundo real.
Foi então, em sua jornada de especialização em game designer, que Allison conheceu Amber.
Filogenia ou filogênese é o estudo das relações entre diferentes grupos de organismos e seu desenvolvimento evolutivo. A ciência busca traçar a história evolutiva de toda a vida no planeta e se apoia na hipótese filogenética de que todos os organismos vivos compartilham uma ancestralidade comum. (NA)
A ontogenia abarca todo o estudo do desenvolvimento de um organismo durante toda sua vida, suas transformações em cada etapa. (NA)
VOCÊ ESTÁ LENDO
Allison: HUPGrade - Identidade Programada
Fiksi IlmiahAllison: Hupgrade - Upgrade Potencial Humano Em um futuro onde a biotecnologia se funde indistintamente com a humanidade, "Allison: Hupgrade" segue a jornada de Allison Aporã, uma artista plástica e designer de games indígena, cujo destino é lançado...