Em uma rua do lado leste da capital Ifé, diversas pessoas a lotavam, e um tumulto enorme se instaurava. A maioria eram mensageiros de famílias poderosas do império, ou entregadores oriundos de diversos lugares longínquos.
-É assim que é a feira dos Wangaras? - Osundi estava surpreso com a grande movimentação.
-Exato - respondeu Exugum - Hoje até que não está tão lotado.
-Pior que é verdade - concordou Ojelufã -, mas ainda assim não é possível passar facilmente.
-Bem, não podemos ficar aqui parados. Afinal, foi ideia de vocês, né? - zombou Olojacá.
Os dois se entreolharam furiosos com a velha, mas contiveram-se. Olojacá, apesar de rabugenta, tinha uma sabedoria incomparável, e na maioria das vezes em que falava que algo não devia ser feito, e alguém a contrariava, a pessoa se dava mal e a idosa zombava dela por um bom tempo.
-Tenho certeza que vai dar confusão - sussurrou o primo Onissaim para Osundi.
O grupo se aproximou, e logo de início tentaram abrir caminho. Entre xingamentos e empurrões, seguiram até o meio, quando um homem de meia-idade, de cabeça maior que o corpo, gritou:
-Ei, esperem a vez aí!
-Nós temos que falar com os Wangara - falou Exugum.
-Não me diga. - elevou seu tom de voz -Todos aqui querem!
-Olha aqui, abaixe seu tom de voz - exclamou Exugum, colocando o dedo indicador no nariz do cabeçudo.
-Cale sua boca! - o irritado empurrou a mão de Exugum, que rangeu os dentes.
Quando ambos iam brigar, um homem com roupas coloridas e um turbante pintado com um pó dourado, apareceu e ficou entre os dois.
-Cale-se - ordenou ao cabeça gigante.
-Quem é você? - perguntou o irritado.
-Sou um Wangara. E ordeno que vá embora.
-Mas eu tenho...
-Você não tem mais nada conosco. Vá embora!
Intimidado, o cabeção saiu de cabeça baixa.
-Vós sois o grupo de nômades?
Ianmarê respondeu entusiasmada: - Sim, somos.
-Me sigam.
Os beduínos então abriram caminho com mais facilidade entre as pessoas, que estavam impressionados. Aquilo era a prova da aliança entre os poderosos comerciantes do pó de ouro e os nômades do Sahel.
Logo adentraram uma casa, onde três dezenas de pessoas estavam. A maioria usavam as mesmas roupas multicoloridas do guia, que lhes disse:
-Sentem-se naquele tapete.
Espremidos, todos acomodaram-se no tapete de tamanho médio. Os moradores da casa os olhavam de maneira rígida, mas nada falavam.
Uma mulher com turbante marrom e roupas brancas e cinzas ficou na frente dos beduínos, com sua voz penetrante, foi falando:
-Bem, vós deveis ser o grupo que viaja comercializando bijuterias, bugigangas e animais de pequeno porte?
Ibejé, o tesoureiro, confirmou: - Sim, somos nós.
-Bem, irei direto ao ponto então. Os Wangaras de Ifé precisam que vocês façam um favor por nós.
O homem que os guiou tomou a palavra, e narrou:
-Faz alguns meses que as rotas transaarianas ficaram mais perigosas. Quadrilhas de ladrões se juntaram e saqueiam quem quer que esteja na sua frente. Fomos muito prejudicados por muito tempo. Até que, eu e mais alguns colegas estávamos viajando para o norte, e fomos pegos numa emboscada.
O guia tirou o turbante, revelando uma enorme ferida na horizontal que ia da bochecha esquerda ao pé do ouvido.
-Felizmente, eu sobrevivi e voltei para contar quem eram os assaltantes. Se tratam de um bando de mercenários treinados. Descobri que eles se encontram em 3 cidades: Tombuctu, Djenné e Gao.
-O que nós pedimos a vocês - a mulher interrompeu - é que sigam os rastros deles e os capturem e recuperem o pó-de-ouro.
Osundi ficou surpreso com o pedido da moça, pois eles eram um simples grupo de nômades. Contudo, Exugum deu uma risadinha e afirmou:
-Nós aceitamos o seu pedido, senhora. Temos experiência o bastante para cumprir essa missão. Mas... o que ganhamos em troca?
Um dos presentes, de roupas coloridas com tons mais escuros, propôs:
-Aumentaremos em 10% as mercadorias que damos a vocês, e fazemos questão de dar alguns produtos inéditos.
Os beduínos ficaram satisfeitos e aceitaram.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A Travessia do Deserto (Fantasia-Histórica
Ficción histórica[Terceiro livro da Antologia os Heróis do Mundo (AHM] Na África pré-colonial, havia diversos reinos e povos. Entre os muitos que ali viviam, os mais destacáveis eram o Império do Mali, os Reinos de Ifé e Benin e o Império Abissínia. Narrand...