Guerras eram caras, e os Habsburgo desenvolveram ao longo de séculos um sistema de aquisição territorial por meio de alianças de casamento que tornaria as princesas da casa da Áustria, no século ⅩⅠⅩ, um artigo de primeira grandeza. Casar-se com uma não seria para qualquer um, afinal, tê-las por esposas era como possuir um artigo de luxo: uma mulher com instrução suficiente para ser uma estadista.A ideia teria surgido após o Habsburgo Rodolfo ⅠⅤ, duque da Áustria e bisneto de Rodolfo Ⅰ, ter anexado o Tirol em 1363 aos domínios da família. O estado acabou sendo incorporado como herança após o rei Meinhard ⅠⅠⅠ, cunhado dele, ter morrido sem deixar herdeiros³. A política de Rodolfo nortearia os próximos quinhentos anos da dinastia com o mote Bella gerant alii, tu felix Austria nube/ Aliis nam quae Marte, dat tibi diva Venus⁴, que significa: "Deixe que os outros façam a guerra, tu, Áustria feliz, casa-te/ O que Marte dá aos demais, para ti será um presente de Vênus". Tal expressão teria sido baseada numa das cartas das Heroides⁵ de Ovídio, em que Laodamia escreve para seu amor, Protesilaus⁶, implorando que ele se mantenha a salvo durante a Guerra de Troia: Bella gerant alii, Protesilau amet! (Os outros que façam guerra, Protesilaus ama!).
Entretanto a história dos Habsburgo não esta envolta somente em poesia e uniões para garantir terras, mas em muitas lutas, assassinatos, raptos e casamentos endógamos. As disputas internas e externas da família, suas diversas tentativas em ser reeleita — algumas com sucesso, outras não — ao posto de reis da Alemanha, além da política de expansão de seus domínios pessoais, cada vez mais para o norte e o sul da Europa, iria fragilizar sua base inicial na Suíça. Os Habsburgo foram expulsos de lá e tiveram seu castelo destruído em 1415.
Notas
³ Debris, "Tu, felix Austria, nube".
⁴ Moréri, Le Grand dictionnaire historique.
⁵ Coleção de quinze poemas epistolares compostos pelo poeta romano Ovídio, nascido em 43 a.C. As cartas são de heroínas mitológicas a seus amantes.
⁶ Primeira baixa da Guerra de Troia.
--------------------------------------------------------
© Todos os Direitos Reservados
J.C
VOCÊ ESTÁ LENDO
D. Leopoldina | A história não contada
NonfiksiA mulher que arquitetou a Independência do Brasil copyright © 2017 Paulo Marcelo Rezzutti copyright © 2018 CJT