Dias após a saída sorrateira de Jade, a garota ficou cada vez mais curiosa sobre seu arredor, se lembrando de que há muitas alas no castelo onde mora em que ela está proibida de andar, então, ela decide dar uma andada e descobrir o por que ela está proibida de andar. Começando sua 'aventura' pelo escritorio de Ronan, no qual ela nunca pode entrar, aproveitando o tempo sozinha que ela possuí, já que Ronan saiu para ir a cidade próxima.
Jade se aproxima da porta do escritório de Ronan cautelosamente, seu coração batendo forte de nervosismo. Ela respira fundo e alcança a maçaneta, abrindo-a lentamente. Ela entra na sala mal iluminada, seus olhos examinando o espaço em busca de algo fora do comum. O escritório é um local de trabalho típico, com uma mesa, cadeira, armários de arquivo, um pequeno quadro branco em uma parede e uma mesa com poções e misturas químicas, além de uma prateleira ao lado da mesa, com inúmeros "ingredientes" diferentes, dos quais Jade nunca havia visto. Há papéis espalhados pela mesa, alguns deles cobertos de notas rabiscadas e marcações. Jade se aproxima, tentando entender os documentos, mas a maioria deles está escrita em uma língua que ela não reconhece.
Enquanto ela continua a procurar no escritório, ela percebe uma pequena gaveta trancada na mesa. Ela hesita por um momento, imaginando se ela pode conter algo que ela não deveria ver, mas sua curiosidade finalmente a vence. Ela procura uma chave no quarto, mas volta de mãos vazias. Finalmente, ela decide tentar arrombar a fechadura. Ela remove um grampo de cabelo do cabelo e o insere na fechadura, girando e girando até que finalmente a fechadura se abre com um clique. Ela remove a chave, sentindo uma sensação de triunfo apesar da pequenez da vitória. Ela abre a gaveta e encontra um pequeno caderno, rabiscado com notas e desenhos. Jade começa a folhear as páginas, tentando entender o que está vendo. Ela reconhece alguns dos esboços como desenhos das criaturas da catedral subterrânea, e as notas parecem estar relacionadas aos seus poderes. Ela fecha o caderno, sentindo uma mistura de ansiedade e medo. Ela percebe que pode ter tropeçado em algo que não deveria, e sabe que terá que ter cuidado com o que conta a alguém.
Enquanto Jade anda pelo corredor, ela vê uma pequena porta na lateral de uma das paredes. É velha e empoeirada e obviamente não é usada há muito tempo. A garota se pergunta o que pode estar lá dentro, que segredos ela pode guardar. Sem hesitar, ela estica a mão e gira a maçaneta e a porta range ao abrir, deixando sair uma lufada de ar seco. Jade respira fundo e entra. O cômodo lá dentro é mal iluminado e cheio de teias de aranha. O ar é mofado e o som dos seus passos ecoa no chão de pedra. Jade olha ao redor, seus olhos examinando o espaço em busca de algo interessante ou de valor. No canto, a garota vê um pequeno baú, coberto por uma espessa camada de poeira. Ela se aproxima dele, seu coração batendo forte de ansiedade. O que pode estar lá dentro? Poderia conter as respostas que ela está procurando? Jade levanta a tampa e revela um pequeno livro encadernado em couro. É obviamente velho e frágil, mas Jade não consegue resistir à tentação de abri-lo. Ela folheia as páginas e seus olhos se arregalam ao ver as belas ilustrações em aquarela e a escrita enigmática. Jade percebe que tropeçou em um códice de conhecimento antigo, um livro cheio de feitiços e encantamentos tão poderosos que ela nem consegue começar a compreendê-los. Com uma sensação de admiração, Jade fecha cuidadosamente o livro e o guarda em sua capa, sabendo que acabou de descobrir algo que pode mudar o curso da história. Ela sai da sala, fechando a porta atrás dela, e continua sua jornada, sabendo que chegou um passo mais perto de descobrir os segredos da catedral subterrânea e sua verdadeira história, já que nunca soube de onde ela vem ou como Ronan a encontrou e porquê ele decidiu cuidar dela.
Jade dá uma última olhada no baú, e seu coração afunda com uma sensação de culpa. Ela percebe que invadiu um espaço que não deveria, e que pegou algo que não lhe pertence. Suspirando, ela se vira e volta para seu quarto, tentando afastar a sensação desconfortável que tomou conta dela. Ela entra em seu quarto e fecha a porta atrás de si, sentindo uma sensação de alívio por estar de volta em seu próprio espaço. Ela se senta na cama e passa a mão pelo cabelo, tentando acalmar seus pensamentos acelerados. Ela sabe que precisa ser mais cuidadosa no futuro, mas não consegue se livrar da sensação de ansiedade por ter tropeçado em algo importante. Ela precisa descobrir o que esse códice contém e que poder ele pode lhe dar....
.
.
Continua...?