1- Você precisa se conhecer melhor

13.2K 247 27
                                    

Praticar o autoconhecimento é o melhor jeito de diagnosticar qualquer alteração psicológica no seu início. Não prestar atenção nas mudanças do seu organismo no: sono, alimentação, etc. Poder ser o início de uma crise sem fim. Ouvir as pessoas próximas é muito importante quando os primeiros sinais aparecem.

Devemos buscar a ajuda de profissionais multi - disciplinares, como psicólogos, psiquiatras e outros... Em todas as etapas, antes,durante e depois de uma crise psicológica, por menor que ela possa parecer.

Temos que aceitar e reconhecer nossos limites. Não somos super heróis, somos seres humanos. Com todas nossas fraquezas e defeitos. Pois se não reconhecermos nossas limitações, nosso corpo não aguenta.

Porém se você negligência este início, e o corpo parar, você tem pela frente um longo tratamento e mais difícil; o mental. Divide-se então em varias etapas:

Fazer os procedimentos médicos necessários seja ele remédios, cirurgias ou até mesmo internações de tempo indeterminado. E voltar a rotina (se o grau da crise for leve).

Diagnosticar o tamanho do "estrago" que a crise causou. Um chekp completo.E assim, definir o melhor tratamento, é o próximo passo.

Reconhecer que está precisando de ajuda é com certeza um das mais importantes etapas.

De nada adianta todos essas etapas se você não acreditar em Deus. O corpo precisa de uma alma forte, com fé.Independente da religião.

O caminho para a cura é longo, difícil e sujeito a recaídas; portanto o apoio da família e amigos faz toda a diferença.

O tratamento, é uma espécie de rally . Onde o diagnóstico é planilha descrevendo o percurso , você é o piloto, seu corpo é a máquina. A psicóloga é sua navegadora, é quem interpreta a planilha indicando o caminho a seguir e como seguir. Os outros especialistas compõe a equipe do Box, fazendo os ajustes e reparos que sua máquina necessita. Sua família é a equipe de apoio, sempre na retaguarda. Seus amigos é a torcida, estão vibrando com suas conquistas. As recaídas são os obstáculos do caminho, a serem superados. O importante nesse rally , é fazer os ajuste e reparos com você sempre em movimento. A velocidade pode diminuir, mais parar não.

Esse tipo de rally não acaba. Sua navegadora e a equipe do Box ficaram com você um bom tempo, até o momento em que a corrida passar a ser uma caminhada tranquila, os obstáculos sejam pequenas pedras no caminho. A equipe de apoio , a torcida , esse sempre estaram com você.

Ninguém consegue dar conta de tudo. Nem tudo depende só da gente para dar certo.Eu mesmo, fui achar que podia resolver tudo e me dei mal.Dormi mal muito tempo, nem nas férias relaxei .Fui alertado por familiares para relaxar e ter calma mas ignorei, continuei levando a vida do meu jeito "ferro e fogo" de sempre...

...Não deu outra. Stress e cansaço acumulado de meses...Graças a Deus estava no final de uma viagem e perto de um hospital.A pressão aumentou e fui levado as pressas para o hospital com suspeita de infarto.

Como motorista de ônibus a chance de passar mal no trânsito ou em uma cidade sem nenhuma assistência é enorme. Tive muita sorte.

Fiquei dois dias em observações e deixei as pessoas que mais gosto em desespero. Minha esposa até foi lá me ver.

Depois de alguns dias afastados e de algumas consultas retornei ao trabalho e tornei a passar mal.

Depois de muitos exames e consultas comecei a perceber que não era nada; se não minha própria cabeça. A chamada crise do pânico.E comecei o tratamento psicólogo e psiquiatra.

Passei muito tempo em casa, com medo de sair e, quando saia pra ir ao médico nunca sozinho. Depois de algumas semanas, de muitas consultas com psicólogos e psiquiatras, orações de amigos e familiares, fui melhorando e retomando a minha rotina.

Colocando em prática as orientações e técnicas passadas pela psicóloga com quem estou tratando semanalmente e mudando meu modo de agir, de pensar e de ver as coisas. Sempre com Deus na frente, estou dando conta do recado.Não sei exatamente em que etapa do tratamento estou, mas devagar estou caminhando, o tempo que vai demorar não importa.Eu sei que vou chegar lá.Obrigado a todos que estão me ajudando nessa caminhada.

-----------------------------------------------------

Você precisa se conhecer melhorOnde histórias criam vida. Descubra agora