Hipoglós?

83 7 10
                                    

Chegaram a casa de Cleitinho e quando estavam subindo as escadas a irmã mais velha do menino começou a gritar:

- Não vão brear nada com esses pés sujo, viu?

- Sai daí, pomba lesa. Nem com os pés sujo a rente tá.

Adentraram o quarto e antes de qualquer coisa, Lucas quis saber:

- Yarinha tá estressada assim, porquê?

- Menstruou ontem. - Explicou Cleiton. - E fica pior quando eu canto a mêlo da vaca menstruada.

- Mêlo da vaca menstruada? - Lucas franziu o cenho.

- VERMELHÔ! NO CURRAL! A Ideologia do folclore avermelhou... - Começou cantando e depois já estava era dançando boi até que o mais novo o interrompeu:

- Já deu já, mana.

- Bora pro boi ano que vem? - Perguntou o "David Assayag" (mídia).

- Nem com nojo! - Respondeu de prontidão.

- Tu tem vergonha, é? - Estreitou o olhar pro branquelo.

- Não, mas vai ser uma pisadaria doida e os abadá são muito caro. - Explicou.

- Dos vera. - Teve que concordar. - Mas e aí, o que tu quer conversar?

- Eu acho que o Maicon ouviu nossas conversas ontem. - Contou.

- Como tu sabe? - Sentou do lado do amigo na cama.

- Ele meio que admitiu que tava de mutuca.

- Ixe maria... - Coçou a testa. - E agora?

- E agora eu não sei, né, viado? Eu sô nervoso.

- O bom é que se ele gostar de ti vai assumirtes logo. - Pensou positivo.

- E o ruim é que se ele se invocar pode achar que eu sou um entojo! - Só o pensamento de Maicon o rejeitando ou deixando de ser seu amigo por isso, já o deixava mal.

- Vai nada! - Tentava relaxar o menino. - Deixa de leseira baré.

Talvez ele não ligue mesmo, né? Ou talvez goste de Lucas também... Muito improvavél. Infelizmente.

- Mas e você e o Tonho? Hm? - Lembrou-se da situação que o de cabelos preto também passa.

- Ah, tô fazendo meus caqueado, mas tá complicado... - Deitou-se com os braços atrás da cabeça. - O bichinho é mais difícil que um dia de fome.

- Almeno ele não parece ser do tipo que vai te dartes um fora.

- Mas nunca se sabe...

Os dois ficaram pensativos por uma meia hora até Lucas decidir que era melhor ir para casa. Despediram-se e quando estava saindo recebeu um convite:

- Ei, amanhã vai ter hipoglós. Rem pra cá.

- Hipoglós? - O olhou confuso.

- É. - Tentou segurar o riso. - Pacu assado.

Se espocaram de rir.

*****
O "boi" que o Cleitinho fala é o "Bumba Meu Boi" que acontece na cidade de Parintins, aqui no Amazônas.
É muito importante pra nossa cultura, aliás.
E pacu é um peixe (MUITO BOM ELE) da nossa região.
BJO NA VOCA VIADO ✨✨✨

Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Sep 05, 2015 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

Keeping Up with the Mucuras.Onde histórias criam vida. Descubra agora