"O maior é o espaço porque dentro dele cabe tudo.O mais veloz é o intelecto porque passa através de tudo.A mais forte é a necessidade porque tudo domina.O mais sábio é o tempo porque tudo revela." Tales de Mileto
Você já deve ter estudado o teorema de Tales ou pelo menos deve ter ouvido falar sobre ele nas suas aulas de filosofia, mas se você nunca nem ouviu nada sobre ele vou explicarpra você a importância dele para todos os ramos do conhecimento onde Tales se aplicara.
Bom, o filósofo, matemático e engenheiro Tales, nasceu em Mileto (Grécia), como todo filósofo ou matemático grego o segundo nome é definido pela localidade onde o mesmo vivia, mas voltando para a bibliografia de Tales, ele nasceu aproximadamente 623 a.C. ou 624 a.C., data de quando ele faleceu também não pode ser definida, então vamos viajar nos conceitos criados por Tales de Mileto.Somente para nos termos uma noção aproximada da condição intelectual de tales ele é apontado com um dos sete sábios da Grécia antiga, a partir de seus estudos filosóficos e a reflexão em cima de fatores essenciais para a vida humana, ele fundou a escola Jônica, onde ele defendia a água como uma substância primordial para qualquer tipo de vida, tendo ela em tudo, mesmo tendo algumas discordância entre seus discípulos, mas quando tales citava que a água era um principio fundamental, mas discordavam quando dizia que a água era a essência do universo.
Também o nascimento da filosofia segundo Aristóteles o início foi com tales de Mileto, quando ele explica o conceito de eclipse solar, de maneira básica, tirando a conclusão que a lua era iluminada por um astro.Na matemática, as descobertas de Tales surpreenderiam seus discípulos como por exemplo :
" Os ângulos opostos pelo vértice são iguais " (definido atualmente como OPV);
" Os ângulos da base de um triângulo isósceles são iguais";
" Se dois triângulos têm dois ângulos e um lado respectivamente iguais, então são iguais";
Para concluir, Tales de Mileto foi genial em todos os campos que ele trabalhou, principalmente na matemática e filosofia, com isso ele teve o título que citei no início do texto de um dos sete sábios da Grécia antiga, com isso podemos passar para o próximo matemático que seria Euclides de Alexandria.
YOU ARE READING
O brilho da matemática
Non-FictionPara todos os tipos de pessoas, para as que gostam de matemática, e principalmente para as que não gostam pois depois que ler este livro, será mais uma apaixonada pela matemática. ...