Capítulo 4 - Euclides de Alexandria

1.1K 31 0
                                    

" Um numero é uma pluralidade composta de unidades" Euclides. 

  Agora veremos um dos pais da geometria demonstrativa, Euclides nascido em Alexandria, aproximadamente durante o período de 330 a.C., os seus estudos filosóficos na maioria das vezes eram matemáticos com isso ele elaborou o livro "Elementos", onde utiliza argumentos racionais e lógicos, utilizando muito da logica aristotélica para demonstrar a geometria, será mais aprofundado o conhecimento desses livros mais adiante . Para ele, que foi provavelmente discípulo de Platão, a matemática não tinha caminhos definitivos a ser seguidos.

Sua construção intelectual filosófica foi pouca, tanto que muitos consideram ele como um matemático e desconsideram as suas reflexões.

 (4.1) Elementos de Eucides de Alexandria e seus axiomas

Um dos maiores livros de matemática já escrito, foi "elementos de Euclides", com as as brilhantes demonstrações. Euclides conseguiu demonstrar através de axiomas, são 13 obras escritas por Euclides , nela há varias definições e comprovações matemáticas das proposições. Os treze livros representam a teoria dos números elementar pelos parâmetros gregos naquela época. Parece que Euclides pretendia reunir grandes descobertas do seu tempo: a teoria das proporções de Eudoxo , a teoria dos irracionais de Teeteto e a teoria dos cinco sólidos.

Euclides utiliza axiomas como ferramenta de argumentação matemática, para ele os axiomas são claros de maneira evidente, que serviram de base para outra verdades, que se associam de maneira mutua e assim criando as definições matemáticas. Os axiomas eram organizados segundo a lógica aristotélica. Podemos notar isso pois os treze volumes iniciam com um conglomerado de preposições logicas , que iram embasar as comprovações matemáticas citadas nos livros. Como por exemplo , tendo a verdade que uma linha não tem altura , somente largura ,logo podemos concluir que um quadrado não é uma linha pois ele tem largura e altura.

  O livro de Euclides, atualmente vem recebendo muitas críticas pois tem poucas provas em relação aos parâmetros da matemática moderna, o movimento começou com Wallis,e continuou sem difusão representativa com lambert e Gauss. Hilbert e mais um grupo de matemáticos tentaram refazer os axiomas definidos por Euclides adicionando os axiomas de continuidade e congruência.

Mesmo tendo o movimento de críticas em relação a está obra Euclidiana, não podemos negar que ele fez história na matemática com estes trezes volumes de pura matemática demonstrativa.

Agora teremos mais um matemático pela frente que será Heron de Alexandria.  




O brilho da matemáticaWhere stories live. Discover now