NÓS muitas vezes acabamos questionando Deus: "Ah por que eu não recebi a benção?".
Já ouviu dizer que tudo tem um valor? da mesma forma que o leite custa R$3,00, e para adquiri-lo você precisa de dinheiro, para ter dinheiro você precisa ter um emprego. Assim funciona também no Reino de Deus, tudo tem um valor e para conseguirmos esse valor precisamos trabalhar/se esforçar. Para alcançarmos qualquer coisa no Reino de Deus precisamos renunciar outras e esse é o VALOR.
A Renúncia tem um preço, um preço que por sinal é altíssimo, se tem uma coisa que é difícil, é renunciar as nossas vontades, tem muito crente que acaba desistindo por conta do preço, as vezes ele coloca na balança que viver em pecado é fácil do que lutar contra a carne e assim decide sair da igreja, claro que eu não vou generalizar, mas sabemos que isso acontece.E por esse assunto ser delicado (Sim isso é um assunto delicado) vamos voltar a falar disso mais para frente ainda nesse capítulo.
Você já perguntou o porque Deus permite nós de pecar? Apesar de todos falar que Deus nos deu um livre árbitro fiquei pensando comigo, Deus com toda sua soberania poderia tacar um raio em cima de mim, ou me fulminar em alguns instantes, mas além disso me vem um pensamento que já rebate essa pergunta que é saber que o Senhor é misericordioso e que essa misericórdia se renova TODAS as manhãs. Além de Deus ser misericordioso, Ele ainda nos dá a chance de escolher entre o certo e o errado, entre pecar ou ser cheio do Espirito Santo. O Senhor muitas vezes parece estar calado quando fazemos algo de errado, mas Ele apenas quer que nós tomemos algum tipo de posicionamento no nosso cotidiano, em outras palavras: ser Cristão em todo tempo, não somente de domingo.
Renunciar não é fácil, afinal ter que abandonar os prazeres da carne é muito difícil, não acontece da noite para o dia, é um algo que deve ser feito com cuidado, ser tratado aos poucos, até que o desejo carnal morra, e mesmo que seja difícil, nós temos sempre que tentar, mas daí vem aquela perguntinha que nos deixa com uma pequena pulga atrás da orelha: Como Renunciar? E a resposta está naquele versículo que você abriu no capitulo anterior.
No livro de Mateus também encontramos esse versículo: Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, NEGUE-SE A SI MESMO, tome a sua cruz, e siga-me; (Mateus 16:24). Abaixo vai uma receita muito boa que exige muita força de vontade, paciência e esforço:1. ORAÇÃO
2. JEJUM
3. INTIMIDADE
4. LEITURA
5. MEDITAÇÃO
6. SANTIDADE
7. E PERDÃOSabemos o quão difícil é dizer NÃO a uma festinha de amigos, ou até passeios para restaurantes, Mas devemos abrir mão de alguns prazeres, para se dedicar mais a nossa vida espiritual, e que fique claro não estou dizendo para você não sair com sua família e com amigos. Mas temos que dosar, quando começa a virar um hábito priorizarmos coisas secundárias ao invés de priorizar Cristo devemos ligar o nosso alerta de emergência, existe um alto risco de morte espiritual.
Por outro lado também devemos vigiar onde estamos indo, aprendi com o tempo a perguntar para o Espirito Santo se Ele gostaria de ir no "rolê" e sempre me pergunto se Jesus frequentaria o local onde eu estaria indo.
Devemos sempre perguntar se Jesus participaria deste momento, ou se Ele rejeitaria esse tipo de ambiente, que por mais que você possa ir a festas de pessoas que não são da igreja, temos que analisar se aquele ambiente fere a Fé que eu pratico, ou se de alguma forma aquele ambiente não me faz bem. NÓS temos que ser compromissados com a obra do Reino. Jamais deixe de ler a Bíblia ou jejuar. Ore sempre, pois a oração é um alimento espiritual, e é o que nos mantém conectados a Deus.
A Renúncia não é fácil, mas nós temos que aprender a dizer NÃO para as coisas deste mundo, não podemos ir no embalo das pessoas, temos que sempre ter posicionamento. Precisamos traçar planos e nesses planos nós não devemos incluir o diabo.
Para renunciar as praticas mundanas precisamos Vigiar e orar constantemente, e se estiver ligado a algum um vício, DESLIGUE-SE.
Se você estiver ligado a Pornografia, DESLIGUE-SE, e se estiver ligado a mentira DESLIGUE-SE.O diabo vem fantasiando que o pecado é muito bom, mas ele não mostra as consequências.. Elas podem te desestruturar e até mesmo te destruir por isso saiba que a Renúncia existe, e vai na contra mão do mundo. Nem todos irão te apoiar muitos irão te chamar até de fanático, mesmo que você não seja um, mas fique sabendo que Jesus é conosco, e os planos dEle não são frustados, antes sermos condenados pelo mundo, do que sermos aceitos por eles, e condenados por Deus.
"A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento."
Provérbios 4:7Nos dias atuais, quando é falado sobre sabedoria, muitas vezes desprezamos, vou falar algo que aconteceu comigo em meados de 2015, eu sempre gostei de ouvir pessoas pregando, e eu me fascinava naquelas pessoas que pregavam com o coração, deixando o Espírito Santo falar, a partir daí, todas as vezes antes de dormir quando eu orava, eu pedia sabedoria, porque eu queria pregar com o coração como aquelas pessoas.
Mas a realidade era outra, sempre vinha algo que confrontava o meu entendimento, e eu comecei a ficar muito frustrado, e então eu comecei a perguntar para Deus: "Senhor mas porque eu não entendo nada?" e o Senhor sempre vinha com a passagem de Eclesiastes 3 que fala muito sobre tempo.Passou-se alguns meses, eu continuava fazendo aquela oração e também continuava frustrado e Deus disse para mim: "Todas as vezes que você ler a palavra, convida o Espirito Santo".
Eu confesso que nas primeiras vezes eu continuava sem entender nada. Mas lembro como se fosse ontem, houve um dia que eu estava sentado na cozinha (não estranhem, eu estendia um colchão lá e dormia lá mesmo, minha casa era bem simples). Lembro que era quase duas horas da manhã e eu resolvi fazer o que? Ler a bíblia!
Aí, lá vai eu, tentar ler a Bíblia, coloquei um louvor de fundo, comecei a ler, e para a minha surpresa eu entendi! Fiquei super feliz e ao mesmo tempo me ascendeu uma chama no coração, eu tinha muita vontade de sair falando daquela passagem para pessoas, lembro que continuei lendo, entendendo e anotando, quando eu olhei para o relógio já eram quase cinco horas da manhã, eu tinha começado um pouco antes das duas. E Meu desejo desde aquele dia era esse, eu tenho que ler, mas eu também tenho que transmitir esse fogo e alcançar mais pessoas, para que elas sintam esse mesmo poder no coração.
Parece uma coisa simples, eu apenas orei alguns dias, e depois em uma madrugada qualquer, abri a bíblia e entendi. Mas na verdade isso vai muito mais profundo, por diversas noites renúnciei o meu sono, abria mão de estar assistindo uma Netfilx, e estava ali, no chão de joelhos dobrados pedindo para o Senhor entendimento.
Acredito que isso tenha sido o preço e para mim foi algo muito difícil, essa foi um pouco da minha história de renúncia, talvez possa ser que com você seja diferente, mas jamais vou poder medir, porque pra mim renunciar a Netflix naquela época era super difícil, já pra você pode ser algo fácil, e vice-versa. E hoje eu posso assistir minha Netflix a vontade e ainda posso entender a palavra, porém depois de um tempo aprendi a conciliar o meu tempo e mais importante do que isso aprendi. CONTROLAR O MEU TEMPO.
Se você é um anunciador do evangelho assim como eu, você vai entender. Sempre quando aprendemos algo temos aquele sentimento de querer aprender mais, querer ensinar mais. Mas saibam que quando pedimos sabedoria, Deus vai nos dar algo que confronte nós, e no começo não entendi, por muito tempo saí dando "murro em ponta de faca", mas quando aprendi que era através da renuncia que eu conquistava algo, passei a renunciar meu sono, passei a vencer a preguiça, tive que me afastar de algumas amizades, mas o valor que há na força do evangelho é muito maior.DEUS LIMPA O TERRENO CHEIO DE SUJEIRA E COMEÇA A CONSTRUIR UMA LINDA CASA, CASA ESSA, QUE SE CHAMARÁ FUTURAMENTE: MORADA DO ESPÍRITO SANTO. SIM! ESSA CASA É O SEU CORPO, O SEU TEMPLO!
Por isso o primeiro passo é negar a si mesmo. Segundo, é saber lidar com os problemas que virão após a escolha de mudança de vida, depois vem a parte de tomar a sua Cruz. Puxar a responsabilidade para nós.
E a terceira parte, é seguir Jesus Cristo, andar como Ele andou, buscar ser como Ele, tanto como referencia, tanto como filho de Deus, e viver as coisas extraordinárias que Deus nos proporcionará viver.Lembre-se a minha história de Renuncia foi essa, a sua pode ser completamente diferente, mas uma coisa teremos em comum:
Sabemos que nada disso é em vão, seguir CRISTO vale muito a pena!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Eis-me aqui Senhor (REVISANDO II)
EspiritualEsse livro é para todos aqueles jovens que buscam melhorar na sua caminhada com Deus, eu tenho o entendimento de como é dificil tentar seguir firme nessa caminhada, mas nós iremos conseguir em nome de Jesus. Espero que esse livro te ajude a vence...