Manhã

47 9 0
                                    

Peguei o trem como sempre fazia, a manhã estava fria, e o vagão praticamente vazio,era feriado, talvez apenas aqueles que recebiam salários baixos e precisavam de emprego estavam ali aquela hora da manhã. A melhor parte do meu dia com toda certeza era estar ali, observar as pessoas,tentar imaginar como seriam suas vidas, seus sonhos e problemas,pensar sobre a possibilidade de nos encontrarmos novamente,sobre fazer parte da mesma família,no presente ou até mesmo no futuro, talvez possamos um dia trabalhar juntos ou dividir histórias. É engraçado pensar no mundo como um todo, as pessoas vivem tão presas em seus mundos particulares que acabam esquecendo de que estamos todos juntos de uma forma ou outra. Particularmente gosto de observar as pessoas no trem, gosto de conversar com elas,ajudá-las a enfrentar o mundo. Naquele dia em especial,uma senhora entrou no vagão e se sentou próxima a mim,ela chamou minha atenção,não com palavras,mas com gestos e expressões . Ela parecia imensamente triste,uma tristeza vinda de dentro, algumas pessoas talvez tenham percebido mas preferiram não se envolver na situação,ou apenas não se importaram com aquela senhora no trem. Talvez ela quisesse um tempo sozinha para pensar,mas talvez precisasse apenas de um ombro amigo. Lágrimas silenciosas caíam de seus olhos,ela estava recostada na janela e observava a cidade passando por nós,o silêncio fazia tudo ficar pior,eu gostaria muito de perguntar-lhe o que havia acontecido, talvez um acidente ou uma perda, como eu poderia saber?,a questão não era apenas a curiosidade,talvez eu pudesse fazer algo, mas o que seria?
-Está tudo bem?
Um rapaz que estava próximo a mim me perguntou,eu já o havia visto algumas vezes no trajeto,sempre com um livro em mãos, tão compenetrado até o final,misterioso, nunca imaginei que ele falaria comigo.
-Ah,estou sim,há algo errado?
Perguntei curiosa, eu estava bem não estava?
-É que você parece um pouco perdida, possa ajudá-la?
-Eu não estou perdida, estou apenas pensando muito...
-Quer conversar um pouco?
Ele perguntou.
-Bom,o caminho ainda é um pouco longo..
Falei tirando minha bolsa do banco. Ele deslizou para o meu lado.
-Então,você deve estar achando um pouco estranho estarmos conversando.
-Na verdade não, acho que já faz parte do meu dia-a-dia,na verdade, conhecer pessoas nos trens é uma das melhores partes da minha vida.
Ele sorriu
- Mas se você não está triste o que está havendo?
Era realmente muito estranho, eu não estava triste, apenas preocupada com o que aquela mulher estaria passando,mas ele viu algo em meus olhos,o que havia sido?
-Bom,eu estou bem,muito obrigada por sua preocupação.
-Não há de que, ainda vai demorar a descer?
Ele perguntou casualmente
-Sim,e você?
Perguntei
-Descerei na última estação, temos algum tempo para conversar talvez?
-Claro, quer falar sobre o tempo?
Nós dois rimos
-Li um ótimo livro sobre o caminho dos ventos,acho que você poderia gostar..
-Parece interessante
Falei brincalhona
-Era brincadeira,mas acredite, existem livros bons para qualquer assunto..
-Certamente, afinal,sempre que te vejo você está lendo um livro diferente..
-Sabe senhorita,eles são uma parte importante da minha vida,assim como estar aqui é para você.
-Certamente, mas posso perguntar, você já viu aquela senhora antes?
Apontei discretamente para que ela não percebesse.
-Não,sinto muito
Ele respondeu.
-Acho que a conheço,ela sim me parece triste.
Falei e ele a observou por um tempo.
-Acho que não saberemos o que aconteceu, ela irá descer na próxima estação.
Ele falou me mostrando sua pressa em recolher sua bolsa e suas sacolas.
Eu a conhecia e precisava fazer algo.
-Sinto muito, preciso ir
-Mas não é sua estação senhorita.
-Certamente, mas preciso conversar com ela,sei quem ela é,foi um prazer conversar sobre o tempo com você.

Contos e Sonhos modernosOnde histórias criam vida. Descubra agora