Superadas as etapas iniciais de sua nova reencarnação, deve ainda o Espírito experimentar um período final de amadurecimento biológico, em que seu corpo passará por transformações mais ou menos profundas devido às influências de hormônios que estão sendo postos na corrente sangüínea.
A menina passará a adquirir formas mais arredondadas, os seios crescem e ocorre a primeira menstruação indicando que o corpo está se tornando apto para procriar. O menino experimentará modificações não menos profundas e, às vezes, traumatizantes. Como nas meninas, começam a surgir os pelos pubianos, nos garotos a voz começa a engrossar, a musculatura se delineia mais firmemente e ocorrem as poluções noturnas, que são ejaculações involuntárias. Esse período que normalmente vai dos doze aos catorze anos é cheio de surpresas pois o corpo sofre modificações muito rápidas o que pode deixar alguns jovens à beira do pânico.
Entretanto, a puberdade ainda não é a fase final da readaptação do Espírito à sua nova jornada pela Terra, nem é a mais importante. A adolescência é um período que costuma ser ainda mais confuso para os jovens, pois eles sabem que não são mais crianças e percebem que ainda não são adultos.
No livro "Drogas - opção de perdedor", do médico e psicoterapeuta Flávio Gikovate, lemos o seguinte quanto a esse período de nossa existência na Terra: "Os jovens vivem as dificuldades do processo de se tornarem adultos de modo muito discreto. Sim, porque não se espera deles que estejam muito mal. Ao mesmo tempo, muitos de nós nos lembramos da nossa adolescência como um período de horror, como um daqueles filmes em que se passa medo o tempo todo. O adolescente tem de vivenciar as mudanças no seu corpo, especialmente no que diz respeito à função sexual; tem de vivenciar uma brutal mudança na maneira de encarar a vida, que agora precisará ser levada a sério; tem de se afastar mais ainda de sua família; tem de ensaiar os primeiros passos no caminho do amor. E tem de fazer tudo isso com ar de naturalidade, pois é assim que se espera que ele passe por essa fase".
Convenhamos que é um período difícil mas muito rico se o jovem souber aproveitá-lo para conhecer-se melhor. Sim, pois é nessa época que o Espírito reassume sua verdadeira condição, apresentando a partir daí todos os seus defeitos e virtudes. Como lemos em O Livro dos Espíritos, questão 385, onde Kardec perguntou de onde provinha "a mudança que se opera no caráter, a uma certa idade, e particularmente ao sair da adolescência", os Espíritos que o assessoravam no trabalho de fazer uma síntese do conhecimento humano responderam o seguinte: "É o Espírito que retoma sua natureza e se mostra como ele era", e prosseguem por aí numa resposta muito longa de acordo com a importância da questão.
Se as mudanças orgânicas assustam por serem muito rápidas, as alterações emocionais podem atormentar o jovem ainda mais por serem de natureza íntima e imensamente instáveis. É comum nessa idade toda essa confusão que se estabelece no interior de cada um de nós refletir-se na forma de medo, insegurança e, em alguns casos, timidez, que é muito mais um jeito de ser e não doença. Essas emoções se confundem dentro do jovem, alterando seu comportamento, tornando-o irritadiço e impulsivo. Começa a ter dificuldades de relacionamento, principalmente com os pais que passa a considerar "quadrados", "caretas" e outros termos parecidos. Na verdade, isso é um amadurecimento que se apresenta na busca de auto-afirmação, donde a oposição às idéias, a tudo que é apresentado pelos familiares que representam, aos seus olhos, o limite, o não pode. Você deve procurar identificar o que está de fato acontecendo. Uma coisa é querer ser independente, outra bem diferente é ser do contra, fazendo oposição sistemática a tudo e a todos.
Na adolescência as emoções se confundem, havendo grandes alternâncias de humor. Euforia e tristeza se alternam sem razões aparentes que justifiquem o fato. Pode-se amar profundamente alguém num dia e passar a detestá-lo na semana seguinte por causa de ninharias. As primeiras experiências no campo do amor não são plenamente realizadoras, justamente devido à instabilidade emocional. Sente-se intensamente tudo e tudo é tão intensamente passageiro. Entretanto, não se assuste. Todos nós sobrevivemos há séculos a esse tumultuado período de cada reencarnação, tanto mais facilmente quanto maior o apoio e amizade que tivermos dos pais, parentes e amigos.
Uma questão que merece ser abordada aqui é aquela que se refere a uma última fase de reconhecimento do próprio corpo. É curioso observar como que o recém-nascido não tem controle sobre seu corpo. Mas à medida que passa o tempo o Espírito reencarnado controla mais e mais seus implementos físicos, descobre seus potenciais e durante a puberdade sente um despertamento para uma parte do corpo que até então não lhe causava grande interesse: seu órgão genital. Ao observar que começa a nascer pelos em volta dele, que ele aumenta de tamanho e vê que seus colegas passam a falar mais nesse assunto, naturalmente sua atenção será atraída para esse novo aspecto da vida. O despertar da sexualidade é sempre complicado devido à nossa herança judáico-cristã, que ensina erradamente que sexo é pecado e enche as cabeças de conceitos equivocados a respeito da sexualidade criando os preconceitos que, muitas vezes, não serão facilmente superados.
Aprendendo com os outros ou descobrindo por si mesmo, tanto o rapaz quanto a moça descobrirão que a manipulação do órgão genital causa prazer. Chama-se a isso masturbação ou auto-erotismo, ou ainda onanismo. A ciência vem estudando o assunto e descobriu que é um processo final natural de reconhecimento do próprio corpo. Comum na adolescência, inofensivo quase sempre. Não é doença ou sintoma de doença, a menos que podendo assumir vida sexual completa a pessoa ainda continue dando preferência à masturbação ou nos casos em que o jovem não tenha as tão comuns fantasias eróticas, preferindo sempre a manipulação do órgão sexual em detrimento do convívio com jovens do sexo oposto. É um assunto para se conversar com os pais, se houver confiança para isso, com amigos de verdade e mais experientes ou com professores que possam tratar o assunto com propriedade e competência.
Na puberdade e adolescência a energia sexual, que é uma energia criadora, pode ser extravasada - pelo menos parcialmente - através de outras atividades já que não convém que o jovem assuma vida sexual plena nessa fase de sua existência. Isso devido a fatores sociais, econômicos, éticos e psicoemocionais que mencionaremos em capítulos posteriores.
Emmanuel nos informa no livro Vida e Sexo, psicografado pelo Chico Xavier e publicado pela FEB, que a energia sexual é da mesma natureza daquela que mantém a coesão celular; é sem dúvida energia de criação. Portanto, as atividades esportivas, artísticas e culturais de um modo geral podem contribuir positivamente para equilibrar os impulsos sexuais do adolescente. A leitura de bons livros que tratam da sexualidade humana também ajuda muito, já que dificilmente se encontrará sempre por perto alguém com suficiente competência para tratar a questão com o devido respeito e conhecimento, sem ver-se envolvido por preconceitos e tabus que, em última análise, respondem em boa parte pelos equívocos do comportamento sexual vigente. O conhecimento, sobre qualquer coisa, sempre será um fator de libertação do homem da sua ignorância milenar, principalmente no tocante ao sexo, ainda envolto em uma mística inútil e desviante.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Adolescente, mas de passagem
Spiritual(Um ensaio espírita sobre a adolescência e a juventude) Paulo R. Santos Este livro é dedicado aos jovens espíritas. Que sirva como elemento incentivador da vida moral sadia e para a edificação do homem do terceiro milênio. A nova geração tem a...